• Nenhum resultado encontrado

FONTE: A autora (2014)

Foram indicados 9 Coros

Pré-selecionados 5 coros Regentes com formação superior em Música Critério de escolha: disponibilidade em participar da pesquisa e fácil acesso da pesquisadora 2 coros selecionados: agendadas entrevistas com os respectivos regentes; observação dos

ensaios; conversa com algumas crianças participantes dos coros

Conversa com algumas crianças Observações (diário de campo) Entrevistas (gravações em áudio)

5.2.1 Participantes da pesquisa

Por meio da presente pesquisa realizou-se um estudo com dois regentes27 de coros infantis da cidade de Curitiba-PR. Assim, a pesquisa teve por base a fala de dois regentes e a participação de algumas crianças participantes dos coros selecionados por meio de conversas28. O intuito é dar “voz” às crianças valorizando suas ideias e perspectivas quanto sua participação e envolvimento no coro infantil. Assim sendo, a escolha partiu dos contatos com o campo empírico. Laville e Dionne (1999) chamam esta forma de escolha de “amostra típica” (p.170), realizadas por escolhas exemplares ou típicas da população alvo do pesquisador, partindo das necessidades de seu estudo.

Dessa forma, mesmo com um número limitado de participantes, acredita-se que a presente pesquisa possa fornecer dados significativos para reflexão. Como coloca Bogdan e Biklen (1994) em abordagens qualitativas “[...] a maioria dos estudos são conduzidos com pequenas amostras” (p. 17). Toma- se por importante que, independente da quantidade de regentes participantes neste estudo, o critério dessa amostra encontra-se adequado aos objetivos da investigação e garantem que nenhuma situação importante tenha sido esquecida.

Os coros eleitos para participarem da pesquisa possuem características metodológicas semelhantes, porém com focos e interesses distintos. O Coro A29 acontece no centro da cidade de Curitiba. Os ensaios acontecem duas vezes por semana, com duração de uma hora e trinta minutos cada no período da noite. As crianças participantes do grupo, segundo o regente, deveriam ter entre seis e treze anos de idade, proposta inicial para o trabalho. Porém, de fato, a idade dos participantes varia entre cinco e vinte e

27

Visando o anonimato dos regentes participantes, o nome dos corais e dos regentes que participaram da pesquisa não será discriminado, decisão que pode ser compreendida como um princípio ético como recomendam Bogdan e Biklen (1994, p. 77).

28

A ideia de conversa é a entrevista, mas pensada para uma criança.

29

Optou-se também por manter o anonimato dos coros selecionados para a pesquisa de campo respeitando assim o local de atuação dos respectivos regentes. Durante o trabalho um dos regentes disse que os dados de seu coro poderiam ser divulgados, mas respeitando o posicionamento dos sujeitos da pesquisa manteve-se anônimo para não haver distinção entre os mesmos.

sete anos de idade. Este fato deve-se ao envolvimento deles com o grupo que, mesmo com idade avançada30 querem continuar participando. O olhar do regente também se volta para esse grupo que está fora da idade proposta. Não existe a possibilidade de exclusão dos participantes, se querem estar no grupo, nas palavras do regente, haverá uma proposta de trabalho que atenda tanto os menores quanto os com mais idade. Os participantes são da comunidade em geral. Conta com aproximadamente31 40 participantes. Além de oportunizar a vivência musical por meio de um repertório coral eclético para crianças, realiza apresentações públicas para a comunidade.

O trabalho do Coro B tem seu funcionamento em uma região central da cidade de Curitiba. Os ensaios também acontecem duas vezes na semana, mas estes com duração de duas horas cada e no período da noite. Criteriosamente, as crianças participantes têm entre oito e treze anos de idade. O grupo é formado por 26 participantes da comunidade em geral. Para participarem do coro os interessados passam por testes e atendendo aos pré- requisitos do trabalho, que envolve habilidade vocal e cênica, ingressam no grupo. O interesse do coro é oportunizar a vivência musical por meio da expressão vocal e cênica dos participantes a partir de um repertório temático que é preparado especialmente para ser apresentado à comunidade por meio de um show artístico-cultural.

CORO A CORO B

Regente Regente

Regente Adjunto Regente Adjunto

Pianista Pianista

40 Integrantes 26 Integrantes

QUADRO 2 - FORMATIZAÇÃO DO TRABALHO NOS COROS FONTE: A autora (2014)

30 O termo utilizado trata-se de ‘idade avançada’ para a proposta do coro, ou seja, participação

de cantores com idade próxima dos trinta anos quando a média de idade do coro é de doze anos. Do ponto de vista musical não existe uma idade limite para cantar, mas em alguns grupos específicos a fadiga natural da voz pode acarretar alguns desafios de ordem estética.

31

5.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS EMPÍRICOS

São características da pesquisa qualitativa: a obtenção de dados descritivos coletados a partir do contato direto do pesquisador na situação investigada, permitindo a análise dos dados com profundidade e preservando o caráter da situação; enfatizar o processo acima dos resultados interessando‐se em como se manifestam as atividades, os procedimentos e as interações cotidianas do grupo investigado; analisar os dados de forma indutiva, sem partir de hipóteses pré‐estabelecidas, sendo as abstrações construídas à medida que os dados vão sendo analisados, visando a retratar as “perspectivas dos participantes” da investigação (BOGDAN; BIKLEN, 1994).

Com isso, para obtenção de dados, foram eleitas para esta pesquisa a observação e a entrevista semiestruturada, as quais foram registradas em gravação de áudio e complementadas pelo diário de campo. De acordo com Triviños (1995), a obtenção de dados é entendida como:

[...] aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa, e que, em seguida oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante. Desta maneira, o informante, seguindo espontaneamente a linha de seu pensamento e de suas experiências dentro do foco principal colocado pelo investigador, começa a participar na elaboração do conteúdo da pesquisa (TRIVIÑOS, 1995, p. 146).

5.3.1 Observações

As observações aconteceram em dois coros infantis na cidade de Curitiba, os quais estão identificados na pesquisa como Coro A e Coro B. Aconteceram simultaneamente nos dois coros, entre os meses de maio, junho, julho e agosto do ano de 2014, totalizando oito ensaios de cada grupo. Nesse mesmo período foram realizadas as entrevistas com os regentes e conversas com algumas crianças participantes dos coros selecionados.

De acordo com Yin (2001), as observações são como “fontes de evidências” para o estudo de caso, pois “os fenômenos de interesse encontram-se disponíveis em comportamentos e ou condições ambientais relevantes” (p. 115). O processo de observação foi sistematizado por meio de um registro de campo, onde diferentes informações foram escritas em papel constituindo um importante dado para a pesquisa, pois nele contém “o relato escrito daquilo que o investigador ouve, vê, experiencia e pensa no decurso da recolha” (BOGDAN; BIKLEN, 1994, p. 150), bem como o registro de ideias, impressões, reflexões, estratégias, opiniões da pesquisadora, entre outros.

As observações foram consideradas uma técnica relevante de coleta de dados para a presente investigação. Elas se constituíram em importantes momentos para se conhecer as práticas musicais dos regentes, bem como verificar a existência e inserção de atividades lúdicas nos ensaios. Obtendo os dados por meio de observações os “investigadores qualitativos assumem que o comportamento humano é significativamente influenciado pelo contexto em que ocorre, deslocando-se, sempre que possível ao local de estudo” (BOGDAN: BIKLEN, 1994, p. 48). No entanto, sabe-se que o contexto do coro infantil influencia comportamentos, habilidade, conhecimentos e saberes.

Mais do que verificar as atividades trabalhadas pelos regentes nos coros, a observação tornou possível visualizar de que maneira as atividades são desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras, obtendo uma melhor compreensão e consequente reflexão de sua utilização naquele contexto. Laville e Dionne (1999), afirmam que a observação “revela-se certamente nosso privilegiado modo de contato com o real: é observando que nos situamos, orientamos nossos deslocamentos, reconhecemos as pessoas, emitimos juízos sobre elas” (p. 76).

O processo de observação nos coros se concretizou a partir da definição das categorias de análise, primeiramente elaboradas, aplicadas por um piloto de observação e, posteriormente definidas constituindo um roteiro de observação de ensaio, a fim de direcionar o levantamento de dados, tornando claros os objetivos da observação no campo empírico.

O piloto das observações aconteceu no mês de março para a realização de reajustes. A estratégia utilizada foi verificar ausência de informações importantes que deveriam estar presentes nas observações. O

modelo de roteiro para observação se mostrou bastante eficaz sugerindo-se algumas mudanças na organização do conteúdo a ser observado (Ver APÊNDICE 3), resultando no roteiro finalizado para observação dos ensaios (Ver APÊNDICE 4). A fim de não influenciar o campo empírico da pesquisa, o coro que participou da observação piloto não é um dos coros que participou efetivamente da pesquisa.

Nesse sentido, foram estabelecidas três categorias analíticas principais para a investigação no campo empírico (“planejamento de ensaio”, “ensaio”, “aprendizagem das crianças”), que se subdividiram em outras seis. As categorias de análise foram estabelecidas, a princípio, pensando-se na atividade coral a partir da experiência profissional da pesquisadora como regente de coro infantil e de leituras32 realizadas sobre coro infantil. Posteriormente, asseguraram-se as categorias com o referencial teórico da pesquisa, dando ênfase à dimensão lúdica proposta por Macedo (2006), conforme apresentadas no diagrama a seguir:

32

DIAGRAMA 4 – CATEGORIAS DE ANÁLISE

Documentos relacionados