• Nenhum resultado encontrado

A opção por trabalhar com jornais impressos na presente dissertação deve-se a dois fatores principais. O primeiro deriva da demanda apontada pelo CORDIALL, grupo de pesquisa no qual este trabalho se insere, de expandir as pesquisas em semiótica social aplicadas a textos multimodais, haja vista a incipiência de trabalhos com esse enfoque no contexto brasileiro. O segundo fator decorre da importância indiscutível dos textos midiáticos na formação política e social da população, ao construir e reproduzir valores e crenças (BELL, 1991).

A escolha pela análise da primeira página de jornal deriva do fato de esta funcionar como a porta de entrada dos leitores, atuando como a unidade de significação com a qual primeiro se deparam (FERREIRA JÚNIOR, 2003). Além disso, a atual e crescente proeminência do modo semiótico visual no layout da primeira página de jornais tem demandado, conforme aponta Kress e van Leeuwen (1998), o desenvolvimento de um método de análise que possibilite compreender os significados construídos através da integração de

todos os modos semióticos empregados no layout da primeira página, texto eminentemente multimodal.

A decisão por trabalhar com jornais mineiros decorre de uma lacuna no CORDIALL e na FALE no que toca a pesquisas realizadas com a interface dos estudos da linguagem e da mídia impressa. De modo geral, as teses e dissertações desenvolvidas na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo enfoque é a mídia impressa, apontam para uma certa inclinação em se priorizar jornais cariocas e paulistas de grande projeção no país, dada a sua grande abrangência e circulação no cenário nacional. Contudo, os jornais produzidos em Minas Gerais são presumivelmente importantes para a formação dos leitores mineiros e, em virtude disso, carecem também de pesquisas acadêmicas. Com base nestas reflexões, a presente dissertação focaliza os jornais mineiros de maior circulação no estado: Estado de Minas, Diário da Tarde, Hoje em Dia e O Tempo, cujo formato é o padrão, e Super Notícia e Aqui, ambos de formato tablóide.

Quanto ao processo de montagem do corpus, a escolha pelas edições de segunda- feira se deu pelo fato de esta ser o primeiro dia “útil” da semana em que todos os jornais são publicados. Cabe também mencionar que foi selecionado um corpus cujo período estivesse o mais próximo possível da normalidade na rotina de trabalho dos jornais, visto que grandes eventos esportivos ou políticos, como a copa do mundo ou as eleições presidenciais, eventualmente modificam a pauta dos veículos noticiosos em geral.

Tendo em vista que o objetivo da presente dissertação consiste em verificar os pontos convergentes e divergentes no que tange à representação de significados sociais e à formação da subjetividade dos leitores na primeira página dos jornais de Minas, o período de

um mês2 foi considerado minimamente suficiente para observar os padrões recorrentes de diagramação dos jornais a serem analisados.

Com relação à primeira página das quatro edições de segunda-feira do Estado de Minas, verifica-se uma tendência em representar as chamadas referentes ao caderno de Esportes na parte superior da página, ao passo que o índice do jornal e as chamadas dos demais cadernos (EM Cultura, Agropecuário, Direito & Justiça, Hora Livre) são representados na parte inferior da página; no lado esquerdo, predomina o caderno Esportes, e no lado direito, o caderno Gerais.

No que tange à primeira página das quatro edições de segunda-feira do Diário da Tarde, nota-se uma recorrência na representação das chamadas esportivas na parte superior da página e, na parte inferior, a seguinte estruturação: no lado esquerdo, situam-se as chamadas referentes à seção Cidades e ao Caderno 2 (cultura); no lado direito, localizam-se as chamadas relativas à seção Polícia, bem como a charge do cartunista Quinho, e o caderno Ofertão DT.

No que diz respeito à primeira página das quatro edições de segunda-feira do Aqui, sinaliza-se uma representação freqüente das chamadas pertencentes à seção Esportes no topo da página, já na base da página, prevalecem as seções Lazer & Cia, Polícia e Cidades; no lado esquerdo, figura a representação de mulheres famosas (seção Lazer & Cia) e, no lado direito, as chamadas relativas a propagandas.

No que confere à primeira página das quatro edições de segunda-feira do Hoje em Dia, aponta-se para uma inclinação à disposição do caderno de Esportes no topo da página, ao passo que as chamadas dos demais cadernos (Minas, Info.Com, Cultura) e articulistas do jornal geralmente são encontradas na base da página; ademais, tanto no lado direito como no lado esquerdo sobressaem as chamadas relativas ao caderno Minas.

2 As referidas edições são as de 26/02/07, 05/03/07, 12/03/07 e 19/03/07, podendo ser visualizadas nos anexos desta dissertação.

Em se tratando da primeira página das quatro edições de segunda-feira do O Tempo, assinala-se uma propensão à representação do caderno de Esportes no topo da página e, na base, afiguram-se o índice do jornal e as chamadas referentes às seções Cidades e Internacional, bem como o caderno Magazine; já no lado esquerdo prevalecem as chamadas internacionais e, no lado direito, as chamadas referentes às seções Geral e Cidades.

Por fim, no que concerne à primeira página das quatro edições de segunda-feira do Super Notícia, observa-se uma predominância no topo da página das chamadas referentes às seções Cidades, Geral e Esportes, com destaque para esta última; já na base da página, prevalecem a representação de mulheres famosas e as propagandas relativas às promoções realizadas pelo jornal; além disso, os lados esquerdo e direito são em geral ocupados pela seção Cidades. O QUADRO 1 mostrado abaixo descreve resumidamente os padrões de diagramação da primeira página dos jornais supracitados:

Jornais Disposição na página Estado de Minas Diário da Tarde

Aqui Hoje em Dia O Tempo Super Notícia

Lado esquerdo

Cadernos:

-Esportes Primeiro caderno: Cidades Caderno 2 (cultura)

-Lazer&Cia Cadernos:

-Minas Primeiro caderno: -Internacional -Cidades Lado direito Cadernos: -Gerais Primeiro Caderno: -Polícia Charge Cadernos: -Ofertão DT -Propagandas Cadernos: -Minas Primeiro Caderno -Geral -Cidades -Cidades Parte superior Cadernos:

-Esportes Cadernos: Esportes -Esportes Cadernos: -Esportes Cadernos: -Esportes -Esportes -Cidades -Geral Parte inferior Cadernos: -Hora Livre -EM Cultura Direito&Justiça -Agropecuário Índice Cadernos: -Caderno 2 (cultura) -Lazer&Cia -Polícia -Cidades Cadernos: -Info.Com -Cultura Articulistas Primeiro caderno: -Cidades -Internacional Cadernos: -Magazine Índice -Variedades -Propagandas

QUADRO 1 – Tendências das diagramações de segunda-feira na primeira página de cada jornal que integra o corpus da pesquisa.

Esta breve descrição do layout das quatro primeiras páginas de cada um dos jornais permitiu mostrar que não há diferenças marcantes em suas respectivas configurações visuais no período de coleta, ou seja, quatro segundas-feiras subseqüentes relativas às edições de 26/02/07, 05/03/07, 12/03/07 e 19/03/07. Justifica-se, assim, a análise de qualquer uma delas, neste caso, as edições de 26/02/07.

Esclarecidos esses pontos, a apresentação do corpus pode ser então realizada, a saber: a primeira página dos jornais mineiros Estado de Minas, Diário da Tarde, Aqui, Hoje em Dia, O Tempo e Super Notícia, edições referentes ao dia 26 de fevereiro de 2007.

Na próxima seção, serão abordados os processos de produção, distribuição e consumo dos jornais que compõem o corpus desta dissertação.

Documentos relacionados