• Nenhum resultado encontrado

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES

9 A Análise de Pareto é considerada uma lei universal Vilfredo Pareto, engenheiro italiano que ensinava Economia em Lasanne plotou a distribuição de rendas em muitos países, de novas e velhas sociedades sob

4.1.6. Seleção dos Direcionadores de Custos

Independente da existência de uma série de dados passados ou mesmo estimados, sobre custos das atividades e direcionadores de atividades, é possível proceder a uma análise dos critérios Exatidão, Custo da Mensuração, Facilidade de Obtenção dos Dados e Efeitos Comportamentais, que interferem na seleção desses direcionadores.

Na seleção dos direcionadores de recursos também podem ser analisados esses critérios, se houver dificuldade na identificação de um direcionador de recursos que represente adequadamente um recurso ou um agrupamento de recursos. O procedimento, nesse caso, é o mesmo descrito na seqüência para a seleção dos direcionadores de atividades.

4.I.6.I. Análise do Critério Exatidão com o Uso de Ferramentas Estatísticas

Havendo possibilidade de serem obtidos dados de custos das atividades e dos direcionadores de atividades possíveis, sejam históricos, estimativas ou orçados, de alguns períodos, pode ser executada uma análise do critério Exatidão com o auxílio de ferramentas estatísticas, conforme demonstrado no item 3.7.1.

As ferramentas estatísticas Análise de Regressão e de Correlação podem ser empregadas nesta etapa para verificar, dentre os cost drivers de utilização possível, quais deles têm maior relação com as atividades com as quais eles estão sendo relacionados.

O critério exatidão tem importância principalmente no Custeio de Produtos, já que o nível de exatidão influenciará diretamente na qualidade das informações geradas para atender a esse objetivo, enquanto a pouca consideração dos demais critérios dificultará a operacionalização do Custeio Baseado em Atividades.

Sugere-se a utilização de ferramentas estatísticas nesta etapa do trabalho, porque o critério exatidão, dentre os quatro analisados, é o único de natureza quantitativa, de modo que essas ferramentas podem somente ser empregadas para a avaliação desse critério.

4.1.6.2. Análise Conjunta dos Critérios Exatidão, Facilidade de Obtenção dos Dados, Custo da Mensuração e Efeitos Comportamentais

Mesmo não sendo possível a obtenção de uma série de dados, pode-se analisar a adequação dos direcionadores de atividades através dos critérios que interferem em sua escolha, utilizando para isso a percepção dos decisores e atribuindo pesos aos critérios, de acordo com o grau de importância que desempenham para a empresa naquela situação.

Os critérios definidos para análise são os abaixo descritos (ver item 3.7): • Exatidão

• Facilidade de obtenção dos dados • Custo da mensuração

• Efeitos comportamentais

Esses quatro critérios podem ser analisados conjuntamente. Modelos de Decisão Multi-Atributos podem ser utilizados para proceder essa análise.

Chalos (1992:153-155) utiliza uma técnica multi-atributos para avaliação de fatores quantitativos e qualitativos em decisões de investimentos (ver Anexo A). O modelo proposto por Chalos foi adaptado para utilização no processo de análise dos critérios que interferem na decisão de escolha entre os vários direcionadores de custos.

Similarmente aos métodos para avaliar e priorizar funções, utilizados em Análise do Valor10, o modelo de Chalos (1992:153-155) também classifica, por grau de importância, as várias alternativas em julgamento, entretanto a análise é feita isoladamente para cada objeto de análise (nesse caso o direcionador de custos), ao invés de fazê-la aos pares, como a Análise do Valor, que analisa as funções duas a duas.

O modelo é estruturado em cinco colunas, conforme a figura 4.2. A descrição de cada coluna está demonstrada na seqüência:

Direcionador de Custos:

Critério Peso Relação Confiança Resultado

Exatidão

Facilidade de obtenção dos dados Custo da mensuração

Efeitos comportamentais

TOTAL 100 (%)

Figura 4.2: Modelo para avaliação de direcionadores de custos

• Critério:

Os vários atributos em julgamento para cada direcionador de custos são elencados. Neste trabalho serão utilizados os critérios Exatidão, Facilidade de Obtenção dos Dados, Custo da Mensuração e Efeitos Comportamentais, para avaliação em relação a cada direcionador de custos.

• Peso:

Cada critério recebe um peso de acordo com o grau de importância que representa para a empresa. O peso é determinado a partir da opinião dos decisores e de acordo com os objetivos que o sistema deverá satisfazer.

O peso atribuído aos critérios poderá variar entre zero e cem, sendo que o peso total deverá corresponder a 100, equivalente a 100%. Quanto maior a importância do critério para atender aos objetivos do projeto, maior o peso relativo desse critério.

• Relação:

Uma escala predeterminada de valores será utilizada para definir o grau de relação entre o direcionador de custos em análise e o critério que estiver sendo avaliado.

Assim: Quanto maior a exatidão, maior a relação

Quanto maior a facilidade de obtenção dos dados, maior a relação Quanto menor o custo de obtenção dos dados, maior a relação Quanto mais positivos os efeitos comportamentais, maior a relação

A tabela 4.1 mostra um exemplo de escala de valores que poderá ser utilizada para medir a relação entre o direcionador de custos em análise e os critérios. Esses valores podem ser alterados, a critério dos decisores.

Tabela 4.1: Escala da relação dos direcionadores de custos com os critérios

Valor G rau de Relação

0 Relação negativa 1 Sem relação 3 Pequena relação 5 Relativa relação 7 Grande relação • Confiança:

A probabilidade de que o critério seja atingido para o direcionador de custos em análise será ponderada pela equipe de implantação. Quanto menor a probabilidade de atendimento do critério, menor a confiança e vice-versa. O valor atribuído a esta coluna poderá variar de zero a um, correspondendo a um uma grande probabilidade de atendimento daquele critério.

• Resultado:

Multiplicando-se os valores obtidos nas colunas peso, relação e confiança entre si, obtém-se um número que corresponde à pontuação recebida pelo direcionador de custos em análise, no atendimento aos critérios avaliados.

Dentre os direcionadores possíveis será selecionado, para cada atividade, o direcionador que, com a análise, obtiver a maior pontuação.

Documentos relacionados