• Nenhum resultado encontrado

3 Procedimentos Metodológicos

3.4 Seleção e descrição das variáveis explicativas

Nesta seção apresenta-se o procedimento adotado para seleção das principais variáveis incluídas na pesquisa, evidenciando as fórmulas, as justificativas, bem como a descrição de cada variável.

A escolha e definição de grupos de índices financeiros utilizados nesta pesquisa foram derivadas de dados coletados no cadastro das micro, pequenas e médias empresas da carteira de varejo do banco, usando uma planilha, cuja informações referentes à situação financeira de cada uma das empresas componente da amostra, como: segmento, localização, porte, tipo de garantia, tipo de financiamento, valor de empréstimo, valor de garantia, taxa de juros, prazo média de recebimento das vendas, prazo médio de pagamento ao fornecedor, prazo de financiamento, valor de capital de giro, dívidas com outras empresas, faturamento, valor de crédito a receber, valor em conta corrente no banco, valor de outros ativos circulantes, valor de outros ativos fixos e o patrimônio líquido.

Na posse das informações coletadas, foi possível gerar 10 (dez) indicadores financeiros em conformidade com as informações disponíveis, dos quais 9 (nove) foram utilizados como variáveis explicativas para esse estudo, conforme a seguir:

 GARFIN (valor da garantia sobre o financiamento) – formado pelo valor da garantia fornecida pela empresa no momento de pleito e o valor total de financiado pelo banco.

 CDGFIN (capital de giro sobre o financiamento) – obtido pelo valor de capital de giro solicitado pela empresa e o valor de financiamento.

 TJUR (taxas de juros) – considerou-se a taxa de juros cobrada pelo uso de crédito.

 LG (índice de liquidez geral) – inclui-se as informações do ativo (valor em conta bancária, aplicações financeiras, e valor de ativo fixo), bem como, o passivo exigível (valor de empréstimos contraídos no banco e em outros bancos).

 LC (índice de liquidez corrente) – consideraram-se os valores em conta corrente da empresa, e suas aplicações financeiras e valor de empréstimo com vencimento

em um ano (calculado o valor da parcela).

 LIMED (índice de liquidez imediata) – incluem-se no cálculo apenas os valores em conta corrente da empresa mantida em banco e valor de empréstimo com vencimento em um ano (calculado o valor da parcela).

 ECP (endividamento de curto prazo) – o cálculo considerou o valor de empréstimo com vencimento em um ano (calculado o valor da parcela), neste caso, o empréstimo para capital de giro.

 ENDTOTAL (endividamento de total) – entrou no cálculo o valor de empréstimo com vencimento em um ano, e valor de empréstimo com vencimento mais de 12 meses (calculado o valor da parcela).

 PMRV (prazo médio de recebimento das vendas) – prazo informado ao banco no momento de pleito.

 PMPF (prazo médio de pagamento ao fornecedor) - prazo informado ao banco no momento de pleito.

As justificativas e fontes que referenciaram estes indicadores estão apresentadas resumidamente no Quadro 16.

Quadro 16 (3) - Variáveis explicativas utilizadas no estudo

Código Índice Operacionalização Justificativa Fontes

GARFIN Garantia sobre Valor da Financiamento VGAR VFIN Examinar a proporção de garantias sobre o financiamento. Ao mesmo tempo identificar a influencia da garantia sobre o limite de crédito. Camargo; Camargo; Rodrigues; Silva; Santos (2010); Camargo et al.. (2010)

CDGFIN Capital de Giro sobre Financiamento

CDG VFIN.

Medir a necessidade de recursos de curto praza para financiar o ativo circulante. Assim como mensurar o grau de investimento em ativo circulante da empresa.

Camargo; Camargo; Rodrigues; Silva; Santos (2010)

TJUR Taxa de Juros і x Principal

Mensurar o impacto dos custos financeiros sobre a inadimplência de uma empresa dada a diferença ou mudança nas diferentes taxas de juros.

Corrar e Cappeleto (2008)

LG Liquidez Geral AC+RLP PC+ELP

Mensurar a capacidade de pagamento da empresa diante das obrigações gerais de longo prazo. Kanitz (1978), Altman (1968,1977), Matias (1979), Beaver (1966)

LC Liquidez Corrente AC PC

Dimensionar a capacidade de pagamento da empresa dadas as obrigações de curto prazo.

Kanitz (1978), Beaver (1966) e Matias (1978)

LIMED Liquidez Imediata DISPONIL PC

Medir a disponibilidade de pagamento da empresa em relação às obrigações imediatas.

Assaf Neto e Brito (2008), Assaf Neto; Brito e Corrar (2009)

ECP Endividamento de Curto Prazo PC PET

Diagnosticar o peso financiado com recursos de curto prazo. Caracterizar a dependência da empresa com recursos de terceiros.

Assaf Neto e Brito (2008) Assaf Neto; Brito e Corrar (2009)

ENDTOTAL Endividamento de Total PET AT

Avalia o peso de recurso de terceiro aplicado sobre o ativo da empresas.

Assaf Neto e Brito (2008)

Assaf Neto; Brito e Corrar (2009) PMRV Prazo Médio de Recebimento das Vendas DR x 360 VR

Mede o tempo médio de ciclo de caixa da empresa. Quanto menor melhor.

PMPF de Pagamento Prazo Médio ao Fornecedor

FORN x 360 COMP

Mensura a capacidade apresentada pela empresa em financiar sua atividade com recurso de terceiros

Fonte: elaboração própria

Adicionalmente, o Quadro 17 apresenta as variáveis que foram usadas para encontrar os indicadores da pesquisa, como pode ser visto a seguir:

Quadro 17 (3) - Identificação das variáveis utilizadas para calcular os índices

Variável Descrição Variável Descrição

VFIN Valor de financiamento AT Ativo total

CDG Capital de giro VB Vendas brutas

VGAR Valor da garantia PET Passivo exigível total

AC Ativo circulante DR Duplicatas a receber

PC Passivo circulante FORN Fornecedor

RLP Ativo realizável a longo prazo COMP Compras ELP Exigível a longo praz TXJ Taxa de Juros DISPONIB Disponibilidade (caixa e banco)

Fonte: elaboração própria

As variáveis geradas (conforme Quadro 16) e aplicadas nessa pesquisa constituem em sua maioria aquelas encontradas em muitos estudos para previsão de inadimplência. São

variáveis tradicionais (indicadores financeiros) mais recomendadas neste tipo de pesquisa, conforme referências citadas no mesmo quadro 16.

Desta forma, os indicadores são tomados como prognosticadores de fatores de inadimplência que vão possibilitar a aplicação da técnica de análise discriminante, com finalidade de identificar, selecionar o melhor conjunto de variáveis que possam explicar a inadimplência das micro, pequenas e médias empresas adimplentes e de inadimplentes do Estado de Pernambuco.

Com base no Quadro 16, os indicadores financeiros empregados foram agrupados em 4 (quatro) conjuntos: liquidez ou solvência; endividamento; atividade e de informações de financiamento, sendo este último escolhido pela conveniência do autor (GARFIN; CDGFIN; TJUR). A seguir apresenta-se uma breve descrição de cada um dos grupos.

i. Indicadores de Liquidez ou solvência – composto por um conjunto de três indicadores, que são: liquidez geral, liquidez imediata e liquidez corrente. Conforme Matias (2009) os indicadores de liquidez são adotados, neste tipo de estudo, por apresentarem grande capacidade de avaliar a eficiência das empresas, quanto ao aspecto de capacidade de pagamento de obrigações dada à utilização de recursos de terceiros.

ii. Indicadores da estrutura de endividamento – formado por dois indicadores, que são: índice de endividamento de curto prazo e de endividamento total. Eles são relevantes porque exprimem a proporção de participações de recursos de terceiros que empresa usou para alavancar suas operações.

iii. Indicadores do nível de atividades – este grupo é composto por dois índices: prazo médio de pagamento ao fornecedor (PMPF) e prazo médio de recebimento das vendas (PMRV). Estes indicadores avaliam eficiência funcional das empresas nas operações. Por exemplo: mede qual a capacidade da empresa em financiar suas operações de curto prazo, através de equilíbrio nos prazos, com fornecedores, ou com recursos de terceiros, ciclo operacional e financeiro.

iv. Indicadores de financiamento – são formados pelo grupo de indicadores de financiamento das empresas, quais sejam: capital de giro sobre financiamento; valor da garantia sobre financiamento e taxa de juros. Eles permitem identificar o grau de alavancagem da empresa, capacidade de pagamento e necessidade de investimento em capital de giro, bem como o impacto de juros sobre a estrutura de capital da empresa. Camargo et al. (2010) e Morais (2010)

reportaram que o capital de giro apresenta enorme capacidade da discriminação de inadimplência das micro e pequenas empresas.