• Nenhum resultado encontrado

Seleção de Estados Membros para fazer parte de conselhos ou comitês

Seleção de um Estado Membro da região das Américas facultado a designar uma pessoa para participar da Junta Coordenadora Comum do Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais do UNICEF/PNUD/Banco Mundial/OMS (TDR), devido ao término do mandato do Brasil (Documento CD49/28)

192. O Conselho selecionou o Equador como o Estado Membro com direito a indicar uma pessoa para participar do Comitê de Coordenação Conjunta (Decisão CD49[D5]). Seleção de dois Estados Membros da região das Américas com direito de designar um representante no Comitê de Política e Coordenação do Programa Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento em Pesquisa sobre Reprodução Humana do PNUD/Banco Mundial/OMS, devido ao término dos mandatos da Argentina e do México (Documento CD49/29)

193. O Conselho selecionou a Guatemala e Paraguai como os Estados Membros com direito a indicar um representante ao Comitê (Decisão CD49[D6]) .

Eleição de cinco membros não permanentes do Comitê Consultivo do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) (Documento CD49/30)

194. O Conselho elegeu a Argentina, Chile, República Dominicana, Jamaica e México para participar do Comitê Assessor de BIREME. Para fazer o escalonamento requerido dos mandatos, o Conselho decidiu, por sorteio de grupos, que a Argentina, Chile e República Dominicana serviriam por três anos e que a Jamaica e o México serviriam por dois anos.

195. O Conselho aprovou a Resolução CD49.R6 sobre este tema.

Prêmios

Prêmio OPAS em Administração 2009 (Documento CD49/31)

196. A dra. María Julia Muñoz (representante do Comitê Executivo) informou que o Comitê Executivo havia sido informado que o Júri do Prêmio OPAS em Administração 2008 havia se reunido durante a 144a Sessão do Comitê e decidido que o prêmio deveria ser concedido à dra. Merceline Dahl-Regis, das Bahamas, para sua contribuição para a gestão de assistência de saúde e pesquisa e para a educação médica em atenção primária à saúde, assim como por sua liderança ao institucionalizar a vigilância de saúde pública em todas as Bahamas e ao avaliar e redefinir os parâmetros para a Cooperação para a Saúde no Caribe. O Comitê Executivo havia felicitado a dra. Dahl-Regis e aprovado a Resolução CE144.R22, observando a decisão do Júri e transmitindo seu relatório ao 49o Conselho Diretor.

197. A Presidente e a Diretora concederam o Prêmio OPAS em Administração à dra. Merceline Dahl-Regis. O discurso da dra. Dahl-Regis ao receber o prêmio (Documento CD49/DIV/8) pode ser encontrado no website do 49o Conselho Diretor.

198. Um delegado das Bahamas também discursou, agradecendo a OPAS pela honra concedida à dra. Dahl-Regis e às Bahamas. Ele elogiou a dedicação da dra. Dahl-Regis, observando que, com ela como responsável médica, a população das Bahamas poderia dormir em paz à noite qualquer que fossem os perigos ameaçando a saúde.

Prêmio Abraham Horwitz para Liderança em Saúde Interamericana de 2009

199. O dr. Benjamin Caballero (presidente do Conselho Deliberativo, Fundação Pan- Americana da Saúde e Educação) recordou que durante 41 anos a Fundação havia sido parceira da OPAS no fomento à meta de proteção da vida e melhoria da saúde nas Américas. Como parte deste processo, vários prêmios para a excelência na saúde pública interamericana eram concedidos todos os anos. Para 2009, o Prêmio Fred Soper à Excelência em Bibliografia de Saúde havia sido outorgado ao dr. Guilherme Luiz Guimarães Borges do México; o Prêmio Clarence H. Moore por Serviço Voluntário havia sido outorgado à Rede Transgênero da América Latina e Caribe (REDLACTRANS); e o Prêmio Pedro N. Acha para a Saúde Pública Veterinária havia sido outorgado ao dr. Ilane Hernández Morales do México. Estes prêmios foram entregues durante um jantar de premiação realizado durante a semana do Conselho Diretor.

200. O dr. Caballero anunciou que o Prêmio Abraham Horwitz para Liderança Interamericana em Saúde de 2009 havia sido outorgado ao dr. Eduardo Pretell Zárate do

Peru, coordenador regional das Américas do Conselho Internacional para Controle de Distúrbios por Deficiência de Iodo. O dr. Pretell Zárate era amplamente reconhecido como o principal especialista em distúrbios por deficiência de iodo na Região das Américas. Ele havia sido um pioneiro na identificação e prevenção das deficiências de iodo durante a gravidez, que causam dano cerebral irreversível no recém-nascido. Em toda a sua carreira, o dr. Pretell Zárate havia combinado seu notável trabalho científico com o serviço público, tendo sido ministro da Saúde do Peru de 2000 a 2001 e presidente da Academia Nacional Peruana de Medicina de 2005 a 2007.

201. O dr. Caballero, a Presidente e a Diretora concederam o Prêmio Abraham Horwitz para Liderança Interamericana em Saúde de 2009 ao dr. Eduardo Pretell Zárate. O discurso do dr. Pretell Zárate ao receber o prêmio (Documento CD49/DIV/9) pode ser encontrado no website do 49o Conselho Diretor.

Reconhecimento dos Campões de Saúde da OPAS

202. A Presidente reconheceu a Sesame Workshop como Campeão de Saúde da OPAS por seus inestimáveis esforços para promover a saúde infantil com seu celebrado programa “Vila Sésamo” e anunciou que os representantes da Sesame Workshop receberiam o Reconhecimento de Campeão de Saúde em uma cerimônia posterior. Foi projetado um vídeo mostrando recentes clipes educacionais nos quais os personagens da Vila Sésamo davam orientação relacionada com a saúde, em particular com respeito à lavagem das mãos e etiqueta para tossir e espirrar de modo adequado.

Criação do Prêmio Sérgio Arouca para Excelência em Saúde Pública

203. O dr. José Gomes Temporão (ministro da Saúde, Brasil) anunciou a criação de um prêmio para excelência em saúde pública. O prêmio será em homenagem ao médico sanitarista brasileiro Sérgio Arouca.