• Nenhum resultado encontrado

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. SELEÇÃO DE ROCHAS

Foram selecionados dois tipos litológicos distintos dentre as seis rochas estudadas por Carvalho (2010) e Neves (2010). A escolha dos tipos litológicos teve com base os seguintes critérios: a experiência acumulada em estudos prévios, a prática industrial da serragem e do polimento (contraste entre rochas duras e moles), as diferentes propriedades tecnológicas e aspectos estruturais/texturais e o largo emprego como revestimento de pisos e paredes de edificações.

As análises petrográficas e as caracterizações tecnológicas dessas rochas foram determinadas, respectivamente, nos Departamentos de Petrologia e Metalogenia do IGCE/ UNESP - Rio Claro e de Geotecnia da EESC/USP (RIBEIRO, 2005; SILVEIRA, 2007).

As características petrográficas detalhadas dos materiais estudados são mostradas a seguir, enquanto que no ANEXO 1 apresenta-se uma ficha resumo de cada rocha.

3.1.1. Vermelho Brasília

Extraída no Município de Juparací, Estado de Goiás (Figura 19). Rocha classificada empiricamente no processo de polimento como “rocha dura”.

Natureza da Rocha: Magmática

Classificação Petrográfica: Sienogranito

Figura 19 – “Granito” Vermelho Brasília.

Descrição Macroscópica

Rocha de coloração avermelhada com estrutura discretamente orientada, inequigranula r, de granulação grossa. A granulação oscila desde 0,3 mm até cerca de 50 mm ou mais, com predominância de 5,0 e 3,0 cm, caracterizada por bom entrelaçamento mineral. Os cristais maiores de microclínio, os quais exibem formas variadas, podendo ser irregulares, alongados ou ovalados (com dimensões que podem atingir até 2,5 x 5,0 cm) a prismáticos (nestes casos apresentam dimensões que vão desde 0,5 x 0,5 x 1,5 cm a 1,5 x 2,0 x 5,0 cm). Apresentam contornos irregulares (devido a corrosão durante cristalização magmática) e mais raramente retilíneos (situação mais frequente nos cristais prismáticos), o que, apesar da granulação grossa da rocha, se reflete em bom imbricamento e consequentemente na coesão da rocha. Os cristais de quartzo apresentam-se interligados em forma de malha que envolvem os cristais de feldspatos potássicos e conferem à rocha elevada resistência mecânica.

Apresenta uma estrutura de discreta orientação de fluxo, evidenciada basicamente por grosseira orientação preferencial dos cristais alongados de microclí nio.

Microscopicamente exibe textura fanerítica média a grossa, inequigranula r, hipidiomórfica. A granulação média oscila entre 0,5 a 1,5cm, sendo que o microclí nio representa os cristais com maiores dimensões. Os contatos minerais variam de interlobados (côncavos/convexos) a parcialmente retilíneos, refletindo, no geral, em bom entrelaçame nto mineral. Registra-se que os contatos entre os agregados monominerálicos de quartzo e os

cristais de feldspatos são irregulares, e que internamente aos referidos agregados os cristais de quartzo exibem entre si contatos preferencialmente retilíneos e levemente lobulados. Já os cristais de microclínio e de plagioclásio exibem contornos externos côncavo/convexos a irregulares, devido a frequente feições de corrosão magmática, o que contribui para o melhor imbricamento global da rocha.

Baixo microfissuramento, predominantemente intragranular, preferencialmente nos cristais de quartzo. As microfissuras mostram-se tanto fechadas quanto abertas, mestes casos, preenchidas por minerais opacos, sericita e algum epidoto.

Fraca a moderada alteração mineral caracterizada por visível argilomineralização dos cristais de feldspatos, manifestando-se sob forma de manchas pulverulentas, de coloração acastanhada devido ao efeito da pigmentação por óxidos e hidróxidos de ferro. Os cristais de plagioclásio são os mais afetados, principalmente em seus núcleos, além de exibirem discreto efeito de sericitização. Já nos cristais de microclínio, apesar de menos afetados, a argilomineralização distribui-se homogeneamente por toda a extensão de sua superfície. Os cristais maiores de biotita encontram-se praticamente inalterados, por vezes com discreta cloritização em bordas com texturas simplictítitas, além de conterem algumas micro-inclusões lineares de agregados de opacos disseminados dispostos ao longo dos planos de clivagem.

Descrição Microscópica

Tabela 4 – Composição mineralógica da rocha “Vermelho Brasília”.

Composição Mineralógica (% modal)

Quartzo 33,50 Feldspato Potássico 41,5 Plagioclásio (Andesina) 16,00 Biotita 5,0 Acessórios 2,0 Secundários 4,0

* Acessórios: opacos, zircão, granada e apatita.

* Minerais Secundários: sericita, muscovita, epidoto, clorita, carbonatos, argilo-minerais, hidróxidos de ferro.

Massa Específica: 2.621 kg/m3 Porosidade: 0,69 %

Absorção D’água: 0.26 %

Resistência à Compressão Simples: 209,89 MPa Resistência ao Desgaste Amsler: 0,51 mm

Coeficiente de Dilatação Térmica Linear: 5,7 . 10-3 mm/m°C.

3.1.2. Preto São Gabriel

Extraída no município de São Rafael, cerca de 20 km a noroeste de Colatina, Espírito Santo (Figura 20). Rocha classificada empiricamente no processo de polimento como “rocha mole”.

Análise Petrográfica

Natureza da Rocha: Magmática

Classificação Petrográfica: Hiperstênio Diorito

Figura 20 – “Granito” Preto São Gabriel.

Rocha de cor cinza escura esverdeada, com estrutura fanerítica inequigranular média a fina. Possui uma foliação discreta, marcada pela orientação dos minerais máficos.

A rocha está pouco alterada na forma de pequenas cavidades associadas aos minera is escuros e argilominerais no feldspato potássio e plagioclásio. O grau de microfissuramento é mediano, sendo controlado principalmente pelas clivagens do hiperstênio.

O plagioclásio (andesina) apresenta forma subedral de hábito tabular, com cristais com cerca de 0,7 cm de comprimento. A biotita exibe hábito tabular variados, desde sub- milimétricos até 2 a 3 mm, podendo formar agregados de lamelas com até 5 mm, bem definidas.

Os minerais máficos (hiperstênio e hornblenda) ocorrem na forma de pequenos prismas, bastantes difíceis de enxergar e diferenciar a olho nu dado a coloração escura da amostra.

Os minerais opacos são constituídos essencialmente por magnetita. Aparecem pontuando toda a amostra, estando parcialmente associados aos minerais máficos de uma forma geral. Como minerais traços associados à magnetita estão a titanita, com seu característico hábito em cunha, e sulfetos, visíveis na forma de pequenos pontos dourados extremamente raros nas amostras.

Descrição Microscópica

Tabela 5 – Composição mineralógica da rocha “Preto São gabriel”.

Composição Mineralógica (% modal)

Quartzo 3,0 Feldspato Potássico 4,4 Plagioclásio (Andesina) 58,5 Hornblenda 5,3 Biotita 10,3 Hiperstênio 10,1 Secundários 4,0 Opacos 8,4 Caracterização Tecnológica Massa Específica: 2.960 kg/m3 Porosidade: 0,96 % Absorção D’água: 0.33 %

Resistência à Compressão Simples: 113,7 MPa Resistência ao Desgaste Amsler: 1,00 mm

Coeficiente de Dilatação Térmica Linear: 6,6 . 10-3 mm/m°C.

Documentos relacionados