• Nenhum resultado encontrado

Semana Nacional do Marketing ‘15 apresentação

No documento Inês Ferreira Relatório de Estágio FINAL (páginas 77-83)

3. Agência Escola IADE

3.6. Orientação Científica e Tutor

3.7.7. Semana Nacional do Marketing ‘15 apresentação

Na semana de 11 a 15 de Maio de 2015 realizou-se o XVIº Congresso Nacional do Marke- ting, organizado pela APPM — Associação Portuguesa de Marketing. Segundo a APPM “esta edição é dedicada à discussão do futuro da proissão e a pensar em como podemos colocar o Marketing de volta à agenda do CEO – e elevar o seu papel na formação do destino das

empresas.”. O decorrer dessa semana dispôs de um programa em torno do tema “What CEO’s want from CMO’s?”.

O congresso oferece um programa intenso, dividido por quatro painéis de debate, no- meadamente, “A visão dos Headhunters, academia e novos modelos de trabalho”; “A visão dos Stakeholders”; “A visão dos Chief Marketing Oicers”; e, por im “A visão dos Chief Exe- cutive Oicers”, com o propósito de estimular a discussão entre os diferentes intervenientes do mercado, sobre a sua visão do marketing e, simultaneamente encontrar respostas a ques- tões como:

• Qual é o futuro do Marketing? • O que pensam os CMO’s? • O que querem os CEO’s?

• Que entidades condicionam o sector? • Qual o peso da tecnologia?

• Que peril terá o Marketer do futuro?

Era, sem dúvida, uma semana exclusivamente dedicada à área de marketing e à discus- são sobre o seu futuro.

Paralelamente a este evento, realizou-se a 4ª edição do ‘RoadShow de Marketing’ orga- nizado por diferentes escolas e universidades. O programa do ‘RoadShow’ decorreu ao longo de vários dias em diversas universidades espalhadas por todo o país. No dia 12 de Maio, entre as 10h00 e as 12h00, foi escolhido o Lounge do IADE Laureate para a realização desta sessão com a participação de alguns convidados e professores da àrea de marketing..

o projecto

Na sequência do evento a decorrer no IADE, foram solicitados três suportes de comu-

nicação, nomeadamente a criação de um cartaz A259 e duas imagens estáticas para serem

posteriormente aplicadas numa página web.

Dado que esta sessão estava directamente relacionada com o evento principal a ‘Sema- na Nacional do Marketing’ era, por isso, obrigatório que os suportes de comunicação do ‘Roa- dShow’, a decorrer no IADE, estivessem em consonância com a imagem gráica previamente criada nos cartazes e banner’s de divulgação do evento principal. É fundamental estes dois eventos estarem coadunados com a sua composição gráica, proporcionando ao espectador a associação entre eles de forma clara e inequívoca.

Posto isto, a aluna trabalhou todos os conteúdos informativos que eram necessários colocar no cartaz e nos banner’s60, recorrendo sempre aos elementos gráicos utilizados nos

suportes desenvolvidos, anteriormente, para o evento principal. Foi também aplicada a mes- ma cor de fundo, uma cor quente, que capta de imediato a atenção do leitor, o amarelo.

59 Figura 16. 60 Figura 17.

O cartaz surge sempre com um determinado propósito, maioritariamente na tentativa de informar e/ou divulgar algo, devendo por isso transmitir a mensagem de forma legível e correcta. Por esse motivo e, acautelando problemas de legibilidade, a aluna sentiu a necessi- dade de recorrer a caixas preenchidas a preto e outras a branco, colocando-as por baixo de alguns elementos textuais, criando contraste, proporcionando assim, uma boa leitura.

“he temperature of color refers to a measurement or, the power, in degrees Kelvin that indicates the speciic hue of the light present, but in most situations, temperature is understood as the dif- ference between warm and cool hues. How the human eye recognizes color temperature implies warmer light (yellow and/or red) and higher color temperature usually suggests cooler tones (green and/or blue).”61

(Sherin, 2012, p. 12)

A distribuição de todos os elementos informativos, no suporte, foram feitos segundo uma ordem hierárquica. O tema de debate, “What CEO’s Want from CMO’s” foi colocado a branco e, ganhou principal destaque, contrastando com um fundo preto. A maior diiculdade da aluna foi na organização dos nomes dos convidados, que iriam estar presentes neste “Ro- adShow”, bem como as funções que estes exercem actualmente. Perante todos os elementos textuais, a aluna que estes deveriam ter o destaque de uma informação secundária, no entan- to, recorreu também a caixas preenchidas a preto e outras a branco para conseguir uma boa leitura.

As dimensões do primeiro banner eram extremamente reduzidas, sendo por isso ne- cessário atender às suas características, tentando colocar o mínimo de informação possível. Foi apenas destacado o principal tema de debate, acompanhado do logotipo da APPM e do IADE Laureate.

Com as dimensões do segundo banner já era possível acrescentar informação mais de- talhada como, a data, as horas, e o local.

participação da autora

Toda a imagem gráica dos suportes de divulgação do evento ‘RoadShow’, tinha sido previamente desenvolvida. Apesar disso, a aluna trabalhou todos os elementos textuais e or- ganizou-os segundo um novo layout. Ficou responsável por inserir, tanto no cartaz como nas imagens para website, os novos conteúdos informativos desta sessão.

61 A temperatura da cor refere-se a uma medida ou, à potência, em graus Kelvin que indica a tonalidade especíica da luz presente, mas na maioria das situações, a temperatura é entendida como a diferença entre cores quentes e frias. O olho humano reconhece a temperatura da cor através de uma luz mais quente (amarelo e/ou vermelho) e maiores temperaturas de cor geralmente sugerem tons mais frios (verde e/ou azul). [Tradução da aluna.]

conclusões

Com este projecto a aluna aplicou, desenvolveu e enriqueceu os seus conhecimentos. Para o desenvolvimento do cartaz foi importante ter em atenção a hierarquização de toda a informação, evidenciando sempre, o principal tema de debate “What CEO’s Whant from CMO’s”.

A aluna recorreu ao uso de caixas pretas ou brancas evitando, assim, que a cor de fundo interferisse com a legibilidade dos conteúdos textuais.

Relativamente às imagens para website, dado que possuíam dimensões distintas, foi indispensável perceber as necessidades e características especíicas de cada uma delas.

O designer deverá ter a capacidade para entrar no desenvolvimento de um projecto a qualquer momento e adaptar-se ao trabalho feito por outros colegas, tentando valorizá-lo com o seu contributo.

ferramentas utilizadas

• Adobe Illustrator; • Adobe Photoshop.

suportes sroduzidos

• Cartaz A2: (42cm x 59,4cm);

• Imagem para website pequena: (232px x 97px); • Imagem para website grande: (514px x 215px).

o que aprendeu

• Este projecto contribuiu para que a aluna conseguisse adaptar novos elementos tex- tuais a uma imagem gráica previamente desenvolvida por parte de outra entidade; • Assegurou a mesma linguagem gráica entre o evento principal e a sessão a descor-

rer no IADE Laureate;

• Acautelou eventuais falhas de legibilidade, recorrendo ao uso de caixas preenchidas a preto ou a branco, posteriormente colocadas atrás de alguns elementos textuais;. • Tabalhou com diferentes suportes, atendendo às necessidades e especiicidades de

cada um deles;

• Compreendeu que banner’s com dimensões bastante reduzidas limitam a legibili- dade, devendo, por isso, colocar-se o mínimo de elementos informativos possíveis; • Percebeu que os banner’s, de uma maneira geral, só devem incluir informação es-

3.7.8. Revista Portuguesa de Marketing

No documento Inês Ferreira Relatório de Estágio FINAL (páginas 77-83)