• Nenhum resultado encontrado

Semi-structured interview questions for SRD-ANEEL

Anexo I. Lista de entrevistas, list of organizations where interviews conducted

Appendix 14. Semi-structured interview questions for SRD-ANEEL

1– A motivação de iniciar o processo das Consultas e Audiências Públicas que resultou em REN 482

e 517;

Na Nota Técnica n° 0043/2010-SRD/ANEEL que serviu como abertura para a Consulta Pública 15/2010 sobre geração distribuída de pequeno porte foi mencionada que em janeiro de 2010 ANEEL aprovou a Agenda Regulatória Indicativa da SRD com a item de “Diminuir os obstáculos para o acesso de

pequenas centrais geradoras aos sistemas de distribuição”

1ª. Em que medida este item foi influenciado pelo relatório do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída com sistemas fotovoltaicos (GT-GDSF) do MME para possibilitar especificamente geração fotovoltaica? 1b. Será certo deduzir que a inserção de PV, principalmente, foi a força motriz deste processo? Os resultados até hoje dos projetos REN 482, a maioria são PV, alguns eólica de pequeno porte e um de biogás...

2- Contexto internacional

A nota técnica 43/2010 também coloca que “A geração de energia a partir de fontes alternativas de

energia é uma tendência e necessidade em diversos países no mundo”...A Nota Técnica n° 0025/2011

coloca que “A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis é uma tendência em diversos países... O que diferencia esse movimento internacional do cenário brasileiro é o fato de haver

forte incentivo para a geração distribuída de pequeno porte, incluindo a conectada na rede de baixa

tensão.”

Question: quanto estas tendências internacionais influenciaram o colocaram GD na pauta de discussões no Brasil... (i.e. de fora para dentro?)

3- Participação nas CP e AP

Durante os anos 2010 na 2012 houve 1 consulta pública e 2 audiências públicas que resultou no REN 482 e 517, dentre outros, Qual é a sua opinião sobre o nível interesse e participação dos atores do setor nos fóruns públicos sobre o assunto de geração distribuída (em relação aos demais processos sob a competência da SRD)? i.e. número de atores menor, maior, igual, nada especial...percentagem de contribuições pertinentes

A. Consulta Pública 15/2010 resumida na Nota Técnica n° 0004/2011-SRD/ANEEL, “Foram

recebidas 577 contribuições de 39 agentes”

B. Audiência Pública 42/2011 resumida na NT 0020/2012 Foram recebidas 403 contribuições de 51

agentes. Destas, foram aceitas 59 contribuições, 49 parcialmente aceitas, 248 não aceitas e 47 não se aplicam. Assim, desconsiderando aquelas que não se aplicam, foram aceitas totalmente ou parcialmente aceitas 30% das contribuições.

C. Audiência Pública 100/2012 resumida na NT 177/2012. Foram recebidas 162 contribuições de 42

agentes, incluindo distribuidoras, consumidores, fabricantes, associações, consultores, acadêmicos, estudantes e demais interessados no tema. Desse total, 6 eram comentários ou dúvidas, restando 156 contribuições aplicáveis, das quais cerca de 40% foram aceitas total ou parcialmente.

4 – Impacto do desconto na TUSD:

Com a elevação dos descontos na TUSD, algumas contribuições da primeira CP argumentam que haveria impactos nas tarifas dos demais consumidores, isto está acontecendo de fato após a adoção da REN 482?

Outra contribuição sugeriu a criação de um fundo para absorver o impacto dos descontos aplicados nas tarifas de GD (ou usar a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE), isto está sendo analisado no MME? Quem? Tem contato?

5 - Considerações Livres (NT 0004/2011-SRD)

Contribuições fora do alcance da competência da ANEEL: várias contribuições colocaram que há necessidade de uma formulação de uma política energética direcionada para a geração distribuída de pequeno porte, que há necessidade de incentivos adicionais (tarifa Feed-in, subsídios, reduções fiscais e etc.) para o desenvolvimento sustentável da geração distribuída de pequeno porte no país, e que o sistema Net Metering não seria suficiente para garantir isso.

Porque ANEEL incluiu isto na nota técnica? ANEEL compartilha esta opinião? Queria destacar isso para MME? É comum para ANEEL incluir nas suas notas técnicas contribuições que vão além da própria competência da ANEEL?

6 - projeto piloto 120 telhados

Nota Técnica n° 0025/2011.

Assunto: Proposta de abertura de Audiência Pública (042/2011)

Menciona o projeto piloto 120 telhados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; SRD participa deste projeto? Está em qual estado atualmente? Quem é o contato no MME?

7 – Limitando o tamanho dos projetos (se estiver tempo...)

Foi enfatizada na Nota Técnica n° 0020/2012-SRD/ANEEL (Análise das contribuições recebidas na Audiência Pública nº 42/2011) que o sistema de compensação (Net-metering) de energia elétrica não visa estimular a instalação de centrais geradoras superdimensionadas, que excedem em muito a carga instalada da unidade consumidora. O objetivo desta resolução é reduzir barreiras para a central geradora de pequeno porte instalada em unidades consumidoras.... 25. Por isso, ... os créditos devem ter prazo de validade. Para o empreendedor que tenha interesse em instalar uma central geradora para comercializar energia, já há regras definidas para autoprodutor e produtor independente de energia.

From REN 482... §1º A potência instalada da microgeração ou minigeração distribuída participante do sistema de compensação de energia elétrica fica limitada à carga instalada, no caso de unidade consumidora do grupo B, ou à demanda contratada, no caso de unidade consumidora do grupo A. (Incluído pela REN ANEEL 517)

Q: Porque é importante limitar o tamanho dos projetos a carga instalada (grupo B) ou demanda contratada (grupo A)?

8 – ICMS

Q: Após as modificações apresentados no Res. 517, em que ANEEL esclarece que geração distribuída no sistema de compensação é um “empréstimo de energia”

a CONFAZ continua com o mesmo entendimento de que atividade de compensação de energia elétrica é uma operação de compra e venda, é portanto o ICMS será aplicada? Eu sei que isso é fora da

competência da ANEEL mas qual é o contato da ANEEL com CONFAZ ao respeito?

11 – Monitoramento, resultados e revisão

“Art. 15. A ANEEL irá revisar esta Resolução em até cinco anos após sua publicação.” RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012

1. será mais provável esperar até 5 anos ou já há indicações que há necessidade de revisão mais cedo? Se for sim, quais?

2. as informações enviadas das distribuidoras também inclui projetos não aprovados? Esse informação pode ser compartilhado comigo (deixando anônimo o ID do proponente)? Para entender melhor o tamanho da procura e as principais razões do não-aprovação.

3. ANEEL considere que os resultados já no primeiro ano eles correspondem a o que foi esperado? Sim, Não (são maior, menor?)

PV 40

Eolica 7

Biogas 1

PCH 0

4. A ANEEL possuiu informações mais detalhadas do que estão disponibilizados no BIG que podem ser compartilhadas comigo, como por exemplo: especificações técnicas das tecnologias dos projetos? 5. por exemplo, tem um projeto que me interesse (não está dentro do REN 482), é a Usina Sol Moradas Salitre e Rodeadouro em Juazeiro-BA é capaz de gerar 2.103 kW de potência.

É listado como UFV, mais tem aero-geradores também, e um projeto hibrido…como BIG trata este

dado ou outros projetos híbridos

O Sr. Acha que a GD há uma tendência ou risco de ser algo das elites no Brasil, não só no lago sul, mas em vários bairros nas grandes cidades brasileiras aonde tem renda alta?

1. O Sr. Colocou que as usinas de suco energéticas no Brasil têm muito interesse em participar do

mecanismo do Net-Metering, mas atualmente ANEEL decidiu não permitir.

Quais são as principais preocupações da ANEEL em permitir que estas usinas termoelétricas participam de net-metering ou como fora de geração distribuída; tamanho, não poder despachar pelo ONS, etc?

Documentos relacionados