• Nenhum resultado encontrado

Sendo d = 25cm a distância mínima de visão distinta para o olho normal, d H a distância mínima de visão

No documento C2 Teoria 2serie 2bim Fisica (páginas 57-62)

distinta para o olho hipermetrope e f a distância focal da

lente corretiva, teremos:

p = d = 25cm

p' = -d

H

(imagem virtual)

(CGS)

1 1 1

––– = ––– – –––  f 25 d  

(UFPA)– O olho humano pode ser considerado, de forma simplificada, como um sistema óptico que atua como uma lente biconvexa. Para que a imagem de um objeto se forme

semprena retina, é necessário que a vergência do globo ocular se altere. Um objeto muito distante (no infinito) pode-se aproximar de um observador até o ponto próximo, distância mínima necessária para visão distinta. Para uma pessoa de visão normal, o ponto próximo pode ser assumido como25cm. Avariação da vergênciado globo ocular durante esse proces- so é denominadaamplitude de acomodação visual.

Com base no enunciado, responda:

a) Quais as características da imagem formada na retina? b) Enquanto o objeto se aproxima do olho do observador, o

que acontece com os raios de curvatura da lente do globo ocular(não se alteram, aumentam oudiminuem)?

RESOLUÇÃO:

a) Real, invertida e menor.

(PUC-RJ-MODELO ENEM) – O esquema a seguir repre- senta um olho humano que observa, sem o auxílio de lentes artificiais, um objeto distante. A acomodação visual é tal que o cristalino se apresenta com a sua máxima distância focal. Nestas condições, qual das opções a seguir relaciona corretamente o ponto (1, 2 ou 3) em que se forma a imagem do objeto com o tipo de visão (míope, normal e hipermetrope) do observador?

Resposta: A

(UFMG) – Dois defeitos visuais bastante comuns no ser humano são a miopia e a hipermetropia. Num olho míope, a imagem é formada antes da retina, enquanto num olho hipermetrope, a imagem é formada depois da retina.

Na figura, estão representados três raios de luz emergindo de uma fonte localizada em P, passando pelas lentes delgadas L1 e L2 e atingindo Q.

Com relação às lentes L1 e L2, a afirmativa correta é a) L1 e L2 podem corrigir hipermetropia.

b) L1 e L2 podem corrigir miopia.

c) L1 pode corrigir hipermetropia e L2, miopia. d) L1 pode corrigir miopia e L2, hipermetropia.

Resposta: A

(UEM-MODELO ENEM) – No olho humano, as imagens formam-se na retina e depois são analisadas no cérebro. No entanto, defeitos da visão fazem com que a formação das imagens se dê antes da retina, depois dela, ou ainda que apresente distorções de simetria. Esses defeitos são identificados, respectivamente, como miopia, hipermetropia e astigmatismo e podem ser corrigidos, eventualmente, com cirurgias ou com o uso de lentes. As lentes recomendadas para a correção dos citados defeitos são, respectivamente,

a) divergentes, convergentes e cilíndricas. b) convergentes, cilíndricas e divergentes. c) cilíndricas, divergentes e convergentes. d) convergentes, divergentes e cilíndricas. e) cilíndricas, convergentes e divergentes.

(UEPG-PR-MODELO ENEM) – O olho humano pode ser considerado um conjunto de meios transparentes, separados um do outro por superfícies sensivelmente esféricas, que podem apresentar alguns defeitos tais como miopia, daltonismo, hipermetropia etc. O presbiopismo é causado por a) achatamento do globo ocular.

b) alongamento do globo ocular.

c) ausência de simetrias em relação ao eixo ocular. d) endurecimento do cristalino.

e) insensibilidade ao espectro eletromagnético da luz.

Resposta: D

A característica do globo ocular que possibilita a visão cinematográfica é:

a) estrabismo; b) persistência retiniana;

c) adaptação retiniana. d) hipermetropia; e) acomodação rápida.

Resposta: B RESOLUÇÃO:

Correção da miopia: lentes divergentes

Correção da hipermetropia: lentes convergentes Correção do astigmatismo: lentes cilíndricas Resposta: A

visão míope visão normal hipermetropevisão

a)

1 2 3

b)

1 3 2

c)

2 1 3

d)

2 3 1

(MODELO ENEM)– Os cães veem o mundo de uma pers -  pectiva di fe rente da nossa. As dife renças se devem à estrutu -  ra do olho.

As células responsáveis pela visão de  cores são deno mi nadas cones. En-  quanto a espécie humana pos sui três  tipos de cones, capazes de captar as  cores verme lho, ver de e azul, os cães  possuem apenas dois. A hipótese  mais aceita é a de que os cães são  capazes de enxergar apenas o azul e  o amarelo, sendo as demais cores  detec tadas como variações de cinza.

Os cães também podem apresentar miopia, hiperme tropia, astigmatismo e catarata. Para a correção desses defeitos de  visão, estão sendo utilizadas lentes intraocu lares projetadas  especialmente para cães.

Assinale a alternativa correta.

a) O seres humanos só conseguem enxergar três cores: vermelho, verde e azul.

b) A luz branca, ao ser refletida por uma rosa vermelha, é percebida da mesma maneira por cães e por humanos. c) A miopia é um defeito visual que só ocorre em humanos. d) A luz branca, ao ser refletida por uma rosa amarela, é en-

xergada pelos cães como se fosse cinza.

e) Um objeto azul é enxergado por humanos e pelos cães com tonalidade azul.

RESOLUÇÃO:

a) FALSA. Os humanos enxergam outras cores por meio das combinações do vermelho, do verde e do azul.

b) FALSA. Os cães verão a rosa com tonalidade cinza.

c) FALSA. De acordo com o texto, também ocorre com os cães. d) FALSA. Os cães conseguem enxergar o azul e o amarelo. e) VERDADEIRA. O azul é visto por homens e cães.

Resposta: E

Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL

OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em “localizar”, digiteFIS2M203

No Portal Objetivo

Lente corretiva Distância focal

Miopia divergente f = –D Hipermetropia convergente 1 1 1 ––– = ––– – ––– f 25 d (CGS) Vergência ou “grau” dos óculos (regras práticas)

Miopia V = (D em metros) 1 – ––– D D: distância máxima de visão nítida do míope Hiperme- tropia V = 4,0 (d emmetros) 1 – ––– d d: distância mínima de visão nítida do hipermetrope

(ACAFE-MODELO ENEM) – O uso de óculos para corrigir defeitos da visão começou no final do século XIII e, como não se conheciam técnicas para o polimento do vidro, as lentes eram rústicas e forneciam imagens deformadas. No período da Renascença, as técnicas foram aperfeiçoadas e surgiu a profissão de fabricante de óculos. Para cada olho defeituoso, existe um tipo conveniente de lente que, associado a ele, corrige a anomalia.

Considere a receita a seguir, fornecida por um médico oftalmo- logista a uma pessoa com dificuldades para enxergar nitida- mente objetos afastados.

DP – Distância entre os eixos dos olhos OD – Olho direito

OE – Olho esquerdo

Em relação ao exposto, é incorretaa alternativa: a) A pessoa apresenta miopia.

b) A distância focal da lente direita tem módulo igual a 50cm. c) As lentes são divergentes.

d) Essas lentes podem funcionar como lentes de au mento. e) As imagens fornecidas por essas lentes serão virtuais.

RESOLUÇÃO: a) CORRETA.

Lentes com vergência negativa são indicadas para a correção damiopia.

b) CORRETA.

f = fOD= (m) = (cm)

fOD= –50cm c) CORRETA.

Lentes “negativas” Divergentes d) INCORRETA.

Para objetos reais, as imagens produzidas por lentes diver- gentes são sempre reduzidas (menores).

|fOD| = 50cm 1 ––– V 1 ––––– (–2,0) 100 – –––– 2,0 Lentes esféricas Lentes cilíndricas Eixo DP Longe OD –2,0di OE –2,5di Perto OD OE

(EFOA-MODELO ENEM)– Dentre os dis- túrbios visuais mais comuns estão a hiper - metropia, a miopia e a presbiopia. A hiper- metropia ocorre quando o olho é mais curto do que o normal, o que faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina, e não sobre ela. A miopia deve-se a um alongamento excessivo do globo ocular ou a uma curvatura excessiva da córnea, de forma que a imagem do objeto visto é focada antes da retina. A presbiopia é a redução da capacidade de o olho, em função da idade, focalizar os objetos próximos, porque as imagens se formam atrás da retina. Para cor - rigir esses distúrbios visuais, devem-se usar, respectivamente, os seguintes tipos de lentes: a) convergente, divergente e divergente. b) convergente, divergente e convergente. c) divergente, divergente e convergente. d) convergente, convergente e divergente. e) divergente, convergente e convergente.

Resolução

• Correção da hipermetropia: lentes conver- gentes

• Correção da miopia: lentes divergentes

• Correção da presbiopia: lentes convergen- tes

Resposta: B

(UNITAU-SP) – A figura mostra a forma- ção da imagem, num olho, de um pontoPdis- tante 1,0m dele. (A figura não está em escala.)

O cristalino, nessa situação, está abaulado ao máximo. Considerando que, na visão normal, enxerga-se com nitidez desde 20cm de distân - cia até o infinito, que lente deve ser usada para corrigir a visão desse olho, se for o caso? a) Uma lente divergente de –1,0 di (dioptria). b) Uma lente divergente de –2,0 di.

c) Uma lente convergente de 1,0 di. d) Uma lente convergente de 4,0 di. e) Não é preciso lente; o olho é emetrope.

Resolução

Como o cristalino está na condição de máximo esforço visual, a distância fornecida de 1,0m é o ponto próximo para este olho. Este ponto próximo está mais afastado do que em um olho normal; e este defeito é conhecido por hipermetropia.

A lente corretiva da hipermetropia é a conver - gente. Observe o esquema.

Para um objeto real colocado a 20cm de dis - tância do olho, a lente convergente deve fornecer uma imagem virtual situada sobre o ponto próximo do hipermetrope.

Da figura, temos: p = +20cm (objeto real) p’ = –100cm (imagem virtual)

Assim:

= – (cm)–1

– (cm)–1 ⇒

A vergência da lente é dada por: V = = (di) ∴ Resposta: D V = 4,0 di 1 –––– 0,25 1 ––– f f = 0,25m 4 –––– 100 1 ––– f 1 –––– 100 1 ––– 20 1 ––– f 1 1 1 ––– = ––– + ––– f p p’

e) CORRETA.

As lentes divergentes utilizadas na correção da miopia fornecem imagens virtuais.

Resposta: D

(UFPE)– Uma pessoa com alto grau de miopia só pode ver objetos definidos claramente se a distância até o objeto, medida a partir do olho, estiver entre 15cm e 40cm. Para enxergar um objeto situado a 1,5m de distância, esta pessoa pode usar óculos com uma lente de distância focal f = –30cm. A que distância, em cm, à esquerda da lente (ver figura), se formará a imagem do objeto?

RESOLUÇÃO: Equação de Gauss: + = + = = – = = Resposta: 25cm

(VUNESP) – Uma pesssoa com vista normal consegue enxergar objetos, nitidamente, a partir de uma distância de 25cm (ponto próximo). Outra, com hipermetropia, usa óculos com 3 “graus” (dioptrias). Então, pode-se concluir que a lente usada nesta correção e o ponto próximo desta pessoa, em m, são, respectivamente:

a) divergente; 0,3. b) divergente; 1,0. c) convergente; 0,25. d) convergente; 0,3. e) convergente; 1,0.

RESOLUÇÃO:

Correção da hipermetropia : lentes convergentes

V = – 3,0 = –

= 4,0 – 3,0 = 1,0

Resposta: E

(UFJF-MODELO ENEM) – De acordo com especialistas, para que o olho humano possa distinguir dois objetos punti- formes situados próximos um do outro, é preciso que a imagem de cada um deles se forme na retina em cones separados por pelo menos um cone, como ilustra a figura abaixo. Admita que a distância entre dois cones adjacentes seja igual a 1µm (= 10–6m) e a distância entre a córnea e a

retina seja de 2,5 cm.

De acordo com isso, qual é a maior distância d em que é possível distinguir objetos puntiformes separados por 1cm?

a) 25m b) 125m c) 10cm d) 30m e) 2,5m RESOLUÇÃO: Semelhança de triângulos: = d = 12500cm Da qual: Resposta: B d = 125m 1cm –––––––––– 2 . 10–4cm d –––––– 2,5cm dH= 1,0m 1 ––– dH 1 ––– dH 1 ––– dH 1 –––– 0,25 1 ––– dH 1 ––– dN d = p ’ = 25cm p’ = –25cm 6 – –––– 150 –5 – 1 –––––– 150 1 ––– p’ 1 –––– 150 1 – ––– 30 1 ––– p’ 1 – ––– 30 1 ––– p’ 1 –––– 150 1 ––– f 1 ––– p’ 1 ––– p

 1. Introdução

Os instrumentos de óptica destinam-se a melhorar

No documento C2 Teoria 2serie 2bim Fisica (páginas 57-62)

Documentos relacionados