• Nenhum resultado encontrado

Separadores de umidade.

No documento Apostila-Válvulas (páginas 172-177)

ACESSÓRIOS

13. ACESSÓRIOS 1 Introdução

13.6. Separadores de umidade.

Devem ser instalados nas linhas horizontais contendo gazes onde se deseja remover a umidade contida em forma de gotículas em suspensão.

A construção do separador se baseia na passagem do fluido gasoso por uma chicana onde as gotículas de liquido, por sua inércia, deverão ficar retidas e formando gotas maiores que serão encaminhadas para um ponto de drenagem ou purga.

Separador de umidade horizontal, classe 125#, corpo em ferro fundido cinzento ASTM A126/B, extremidades flangeadas conforme ASME/ANSI B16.1-125#FP. Ref. Sarco mod. SPH

Separador de umidade vertical, classe 125#, corpo em ferro fundido cinzento ASTM A126/B, extremidades roscadas conforme ASME/ANSI B1.20.1 (NPT). Ref. Sarco mod. SPV

13.7. Purgadores.

São acessórios destinados a eliminar automaticamente o fluido condensado em linhas de gases e vapores. Para se ter idéia da quantidade de condensado, por exemplo, um compressor de 3,0 Nm3/min nas condições ambientais de 25 °C e 75% de umidade relativa a 7,0 kgf/cm2, produzirá 60 litros de condensado por dia. No mercado encontramos vários tipos de purgadores mas os mais comuns são o purgador de bóia, o de balde invertido, os termodinâmicos e os eletrônicos.

Instalação.

Em oposição às ventosas devem ser instalados preferencialmente nos pontos baixos das linhas, no final dos trechos horizontais onde se tem uma elevação da tubulação, no final das linhas e nos longos trechos horizontais. De um modo geral, em linhas de ar comprimido, deve-se instalar um purgador a cada 40,0m de tubulação.

Purgadores de bóia.

Recomendados para os sistemas de vapor , de ar comprimido e outros gases onde não se tem a presença de óleo dissolvido no condensado.

Existem vários modelos de purgadores de bóia.

Ref. Sarco PARA VAPOR PARA AR COMPRIMIDO

Purgadores de Balde invertido.

Recomendados para os sistemas de vapor , de ar comprimido e outros gases onde se tem a presença de óleo dissolvido no condensado.

Existem dois modelos de purgadores de balde invertido, um normal e outro de alta capacidade.

Ref. Sarco

NORMAL ALTA CAPACIDADE

Purgadores termodinâmicos.

Recomendados para os sistemas de vapor saturado, têm um funcionamento muito simples, compacto e robusto sem necessidade de manutenção constante. Ref. Sarco modelo TD 52, TDS 52

Purgador eletrônico.

Recomendados para os sistemas de ar comprimido, para condensado com ou sem a presença de óleo, têm a instalação e o funcionamento muito simples, sem necessidade de manutenção constante. Funciona por meio de uma válvula solenóide de ação direta, conjugado a dois temporizadores, o primeiro controla a abertura, que pode ser ajustado para a duração de 0,5 a 10s, e o segundo controla a freqüência das aberturas, que pode ser ajustada de 30s a 45min.

Ref. Sarco modelo EDT 1

13.8. Manômetros.

São acessórios destinados a medir a pressão em tubulações e equipamentos e o sistema sensor pode ser do tipo bourdon para serviços gerais ou do tipo fole para serviços de baixas pressões em aplicações de alta precisão.

Podem ser de montagem local ou em painéis e existem várias escalas padronizadas. Os manômetros podem apresentar diversos diâmetros de mostradores.

Manômetro para uso industrial com elemento elástico do tipo bourdon em aço inox AISI 316, para montagem local, caixa de alumínio polido, mostrador de 114mm com escala 0-10 kgf/cm2, conexão inferior de 1/2” NPT.

Ref. Willy Ashcroft mod. BBIN

Acessórios para manômetros. Selo de diafragma.

Isola o sensor de pressão dos eventuais efeitos causados por corrosão, partículas sólidas, cristalização, alta viscosidade, congelamento entre outros.

Amortecedor de pulsação.

Para linha de pressão pulsante pois estabiliza o ponteiro do manômetro e evita o desgaste do mecanismo interno.

Existem modelos com esfera interna e outros com disco interno.

Tubo sifão.

Promove a queda da temperatura do fluido em aplicações de medição de vapor e demais com alta temperatura.

Os dois modelos existentes no mercado são o tubo trombeta e o tubo sifão.

Extensão capilar.

Usado para instalação remota do manômetro ou instalação em painéis ou ainda para o distanciamento entre o selo diafragma e o acoplamento do manômetro.

Tubo capilar, diâmetro do orifício de 1,8mm, em inox com conectores em inox com rosca 1/4” ou 1/2” com rosca NPT ou BSP. O comprimento do tubo capilar pode variar de 1,5m a 30,0m.

Ref. Willy

Válvula de esfera.

Válvulas de esfera, tipo monobloco, de latão forjado, com três vias.

Essas válvulas de esfera, próprias para manômetros, quando fechadas, dão escape à pressão retida no manômetro.

Ref. Worcester

13.9. Termômetros.

São acessórios destinados a medir a temperatura em tubulações e equipamentos e o sistema sensor pode ser do tipo “par bi-metálico”, os mais usuais, ou atuado a gás. Podem ser de montagem local ou em painéis e existem várias escalas padronizadas. Os termômetros podem apresentar diversos diâmetros de mostradores.

Termômetro, do tipo par bi-metálico, caixa de aço carbono estampado, acabamento em epóxi preto, diâmetro de 100mm, escala de 0-100 °C, mostrador de alumínio com fundo branco e marcação em preto, para montagem local, saída lateral, comprimento da haste de 64mm, com conexão de ∅1/2” NPT.

Ref. Willy

Termômetro atuado a gás, caixa de aço carbono estampado, acabamento em epóxi preto, diâmetro de 114mm, escala de 0-200 °C, mostrador de alumínio com fundo branco e marcação em preto, para montagem remota, em painel, saída lateral, comprimento da haste de 64mm, capiar com comprimento de 3,0m, com conexão de ∅1/2” NPT.

Acessórios para termômetros. Poço para termômetro.

O poço para termômetro tem por objetivo a proteção do termômetro, evitando a deformação da haste causada pelo fluxo na tubulação, preserva a haste contra a corrosão e erosão causada pela ação química e física do fluido. Possibilita a manutenção do termômetro com a linha em operação.

Poço para termômetro, usinado em aço inox, rosca externa de 3/4” NPT e rosca interna de 1/2” NPT para instalação de termômetro do tipo par bi-metálico com haste de 100mm e diâmetro de 1/4”, em tubulação sem isolante térmico.

Ref. Willy

Poço para termômetro, usinado em aço inox, rosca externa de 3/4” NPT e rosca interna de 1/2” NPT para instalação de termômetro do tipo par bi-metálico com haste de 230mm e diâmetro de 1/4”, em tubulação com isolante térmico de espessura de 75mm.

No documento Apostila-Válvulas (páginas 172-177)

Documentos relacionados