• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Estudo da mobilidade em Angra do Heroísmo

3.2. Sistema de transportes

3.2.5. Oferta de Transporte Público

3.2.5.3. Serviço de Táxis

O táxi possui também um importante papel na política de mobilidade, apresentando-se como uma alternativa ao transporte individual e complemento do transporte público regular, capaz de responder a procuras diferenciadas e permitindo uma operação mais próxima do transporte individual, sem percurso e horários fixos.

O Decreto-Lei n.º 251/98, de 11 de agosto, alterado pela Lei n.º 156/99, de 14 de setembro, pela Lei n.º 106/2001, de 31 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 41/2003, de 11 de março e pelo Decreto- Lei n.º 4/2004, de 6 de janeiro veio definir o regime jurídico relativo aos transportes de aluguer em veículos automóveis ligeiros de passageiros (táxis), transferindo para as câmaras municipais competências nesta matéria, designadamente para o licenciamento dos veículos.

Considerando que a atribuição de licenças deverá, nos termos do diploma supra citado, ser precedida de concurso público, impõe-se a definição das regras procedimentais na matéria e bem assim dotar os agentes económicos de um instrumento disciplinador da atividade.

No sentido de formalizar e regulamentar essas competências, em novembro de 2014 a CMAH aprovou o “Regulamento do Exercício da Atividade de Transporte Público de Aluguer em Veículos Automóveis Ligeiros de Passageiros”, no qual estabelece as condições a aplicar no concelho.

Os contingentes são estabelecidos por freguesias, para um conjunto de freguesias ou para a totalidade das freguesias que constituem a Sede do concelho.

A Câmara Municipal poderá atribuir licenças de táxis para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, desde que devidamente adaptados, de acordo com as regras definidas pelos Serviços da Administração Regional competentes em matéria de transportes.

Segundo informação disponibilizada pela Associação de Profissionais de Automóveis Ligeiros da ilha Terceira (APALIT), no âmbito do presente estudo, atualmente registam-se 56 veículos em atividade, no concelho de Angra, e 36 no concelho da Praia, dois dos quais apresentaram pedido de cancelamento de licença no presente ano.

De acordo com o apresentado no regulamento, estas licenças encontram-se alocadas a 11 locais espacialmente distribuídos na área em estudo, vigorando o regime de estacionamento condicionado nos termos seguintes (Tabela 3.11):

65 Tabela 3.11 – Contingente Concelhio: locais de estacionamento de Táxis.

Freguesia Localização N.º de Lugares

Sé Ladeira de São Francisco 20

Sé Alto das Covas 15

Santa Luzia Hospital Novo 5

Nª Sra. da Conceição Centro Saúde de AH 2

São Bento Hipermercado Continente 4

Nª Sra. da Conceição Supermercado Guarita 2

São Pedro Terceira Mar Hotel 2

São Pedro Hotel do Caracol 2

Sé Hotel do Cantagalo (junto à Marina) 2

Sé Porto das Pipas 6

Nª Sra. da Conceição Praça Almeida Garrett 4

Global 64

Fonte: CMAH

Considera-se o regime de estacionamento condicionado como o mais adequado às necessidades do concelho, na medida em que os táxis podem estacionar em qualquer dos lugares destinados para o efeito até ao limite dos lugares fixados.

Foi proposto para o concelho a existência de praças fixas, onde os taxistas terão de procurar uma vaga nas praças livres, o que poderá implicar custos, além de que as novas praças não dispõem de telefone e casas de banho. Foram igualmente criadas novas praças, junto aos hotéis da cidade, de forma a tornar a oferta deste tipo de transporte mais abrangente (Figura 3.24).

Figura 3.24 – Praça de Táxis do Alto das Covas, do Hospital Novo e da Ladeira de São Francisco.

Excecionalmente, por ocasião de eventos que determinem um acréscimo excecional de procura, a Câmara Municipal poderá criar locais de estacionamento temporário dos táxis, em local diferente do fixado e definir as condições em que o estacionamento é autorizado nesses locais.

Depois do levantamento efetuado em todas as praças mencionadas no regulamento, foi verificado que a maioria dos locais de estacionamento, não existem ainda, sendo que apenas três apresentam atualmente as caraterísticas de praças fixas (Tabela 3.12).

Existe atualmente apenas uma empresa que possui alvará emitido pelo IMTT, para o exercício da atividade, nomeadamente, a APALIT, empresa fundada em 1994 e localizada desde 2005 na Estrada 25 de Abril, no concelho da Praia da Vitória e com representação na freguesia de Santa Luzia em Angra do Heroísmo, conta com 120 sócios incluindo os reformados, dado que a ligação e os benefícios mantêm-se para além da atividade.

Os serviços de transporte em táxi são prestados em função da distância percorrida e dos tempos de espera, ou:

a. À hora, em função da duração do serviço;

b. Ao percurso em função dos preços estabelecidos para determinados itinerários; c. A contrato, em função de acordo reduzido a escrito por prazo não inferior a 30

dias, onde constem obrigatoriamente o respetivo prazo, a identificação das partes e o preço acordado;

d. A quilómetro, quando em função da quilometragem a percorrer.

A deslocação ou utilização dos táxis dentro de uma praça será obrigatoriamente feita segundo a ordem em que aqueles se encontrem estacionados, tomada por ordem de chegada.

Segundo a APALIT, não existem quaisquer dados disponíveis relativamente à procura do serviço de táxis na ilha Terceira.

Como este modo de transporte não é muito utilizado pela maioria da população, servindo apenas alguns utentes mais idosos ou turistas, não se verificam problemas de maior ordem associados a este.

Tabela 3.12 – Caraterização das praças de táxis existentes.

Localização Informação disponível ao cliente Identificação do contingente associado Disponibilização de contatos Nº de Lugares sentados Garantia de abrigo Existência de comércio de proximidade Cabines Telefónicas Iluminação Adequada Sistemas de Videovigilância

Alto das Covas 15 lugares Apenas iluminação existente na rua Não Hospital Novo 5 lugares Não Existem bancos dispostos ao longo da rua

Sim Não Não

Apenas iluminação existente na rua

Não

Condições de Espera Equipamentos de Apoio Segurança

Sim

Não existem lugares sentados (estrutura

metálica)

Sim Sim Sim

Apenas iluminação existente na rua Ladeira de São Francisco

20 lugares Não

Sim

Não existem lugares sentados (estrutura

metálica)

67