• Nenhum resultado encontrado

12. R ECURSOS H UMANOS

12.2. SERVIÇOS MEDIDOS POR HORA.HOMEM

Os serviços que possuem medição e pagamento por hora.homem deverão ter efetivos mínimos de operários, devidamente capacitados para as atividades, conforme o quadro 10 a seguir:

Projeto Básico - Prestação de serviços de Limpeza Urbana – Município de Porto Alegre/RS 42

Quadro 10: Quantidade de trabalhadores por local, atividade e turnos de trabalho.

Local Turno Atividade Operários

Dia Serviços Diversos 10

Dia Caminhões 4

Região Norte

Intermediária Caminhões 2

Dia Serviços Diversos 11 Região Nordeste

Dia Caminhões 8

Dia Serviços Diversos 10 Dia Serv. Diversos (Ilhas) 25

Dia Caminhões 11

Intermediária Caminhões 6

Região Centro

Madrugada Caminhões 2

Dia Serviços Diversos 12

Dia Caminhões 12

Região Sudeste

Intermediária Caminhões 2

Dia Serviços Diversos 10

Dia Caminhões 8

Região Sul

Intermediária Caminhões 4

Dia Serviços Diversos 8

Região Extremo-sul

Dia Caminhões 4

Dia Serviços Diversos 10 Região Leste

Dia Caminhões 10

Dia Serviços Diversos 7

Dia Caminhões 6

Região Cruzeiro do Sul

Intermediária Caminhões 4

Dia Serviços Diversos 7

Região Orla

Dia Caminhões 8

Sanitários Públicos Dia Limpeza Interna 34

Órgãos da Adm. Municipal Dia Limpeza Interna 21

Total... 256

Projeto Básico - Prestação de serviços de Limpeza Urbana – Município de Porto Alegre/RS 43 A disponibilização de operários em quantidade superior à mínima exigida, não obriga o DMLU a efetuar o pagamento pelas horas trabalhadas pelo efetivo excedente.

A quantidade de operários definida nos quadros 9 e 10, acima, é a mínima necessária para atendimento ao volume de serviços constante no quadro 3 – previsão de quantitativos de serviços para os meses de maio a agosto. Para os demais meses do ano deverá ser alocada, proporcionalmente, a quantidade necessária de operários para atendimento da demanda adicional de serviço.

Não haverá possibilidade de compensação de número de operários entre regiões ou turnos de trabalho, salvo se por expressa autorização da Fiscalização do DMLU.

Não será admitido que um mesmo operário trabalhe em dois turnos no mesmo dia, respeitadas as demais exigências e limitações da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, no que diz respeito ao excedente da carga horária diária.

No decorrer do prazo contratual poderão haver alterações nas quantidades de operários a disposição do DMLU, seja por necessidade de serviço ou por adequação a ajustes financeiros. Tais alterações serão obrigatoriamente comunicadas com antecedência mínima de 07 (sete) dias, devendo a Contratada efetuar os ajustes, impreterivelmente, neste prazo.

Eventualmente, poderá ser solicitado que parte do efetivo que presta serviço em determinada região seja deslocado, temporariamente, para prestar serviço em outra região, com vistas à realização de mutirões de limpeza, de interesse do Município, que exija um número de operários superior ao disponível no local.

Projeto Básico - Prestação de serviços de Limpeza Urbana – Município de Porto Alegre/RS 44 Além do número mínimo de operários exigido nos quadros 9 e 10, acima, a Contratada deverá possuir, no mínimo, os seguintes profissionais:

• 01 (um) gerente operacional com dedicação exclusiva aos serviços prestados ao DMLU, munido de telefone celular e com autonomia para tomar decisões imediatas e resolver problemas de cunho operacional;

• 09 (nove) supervisores, um por cada Seção Zonal da Divisão de Limpeza e Coleta, munido de telefone celular, para supervisionamento de todos os serviços executados nas suas respectivas regiões de competência, com autonomia para receber Ordens de Serviço, designar a execução de tarefas, distribuir e deslocar equipes e equipamentos para as frentes de serviço, dispensar operários com comportamento inadequado e acatar as determinações da Fiscalização do DMLU;

• 01 (um) encarregado de turma para a equipe de pintura de meio-fio;

• 10 (dez) encarregados de turma para as equipes de serviços diversos;

• 49 (quarenta e nove) encarregados de turma para as equipes de varrição;

• 10 (dez) encarregados de turma para as equipes de roçada;

• 03 (três) encarregados de turma para as equipes de limpeza de praias;

• 05 (cinco) operadores de máquinas para as roçadeiras auto-propelidas.

Além dos profissionais listados anteriormente, a Contratada deverá possuir, em seu quadro, todo pessoal exigido para prestar as atividades legais relativas à segurança do trabalho.

Cada equipe de serviços diversos deverá ter, no mínimo, 01 (um) operário com habilitação para o uso de motosseras.

Projeto Básico - Prestação de serviços de Limpeza Urbana – Município de Porto Alegre/RS 45 A Contratada deverá cumprir e fazer cumprir todas as determinações que, em matéria de saúde e segurança do trabalho, os diferentes estatutos legais determinam ou venham a determinar como de observância obrigatória pelas empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, independente do tipo de contrato de trabalho firmado com seus trabalhadores. Este compromisso deverá contemplar as Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria n.º 3214 do Ministério do Trabalho, na sua redação atual e também nas alterações que esta eventualmente possa vir a sofrer durante o período de vigência do contrato.

Deverão ser oferecidas condições mínimas de saúde, através do desenvolvimento de ações em saúde e do provimento de materiais e equipamentos, que assegurem a segurança dos trabalhadores em relação à saúde e integridade dos mesmos especialmente dentro do ambiente de trabalho.

Todo pessoal envolvido na execução dos serviços, como operários, operadores de máquinas, encarregados, supervisores, gerente operacional e técnicos de segurança do trabalho, deverão ser do quadro funcional da Contratada, sendo vedada a sub-contratação.

Será admitido que os motoristas dos veículos de transporte de pessoal e ferramentas/equipamentos não sejam do quadro funcional da Contratada, na hipótese desta optar pela locação dos veículos. Caso ocorra esta opção, deverá ser exigido destes motoristas ou empresas o cumprimento das normas de segurança do trabalho.

Projeto Básico - Prestação de serviços de Limpeza Urbana – Município de Porto Alegre/RS 46

Documentos relacionados