• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISES DOS RESULTADOS

4.2 Serviços oferecidos pelos observatórios de CT&I

Os serviços disponibilizados nos sites dos observatórios analisados contam com certa heterogeneidade no detalhamento dos seus propósitos, o que dificultou a identificação, agrupamento e análise.

Foram identificados serviços que são descritos nos observatórios, porém, não há maneira de obter mais informações sobre a estruturação deles. Por exemplo, o OCyT disponibiliza um catálogo em seu portal com vários serviços ofertados, porém, não fica evidente como esses serviços são descritos ou disponibilizados no site do observatório. O Quadro 19 demonstra o catálogo do OCyT, apesar de esses serviços não terem sido identificados no portal.

Quadro 19 - Catálogo de serviços disponíveis no OCyT.

ÁREA SERVIÇOS

Bibliometria

Aumentar a visibilidade e circulação da pesquisa. Apoiar a internacionalização da pesquisa.

Realizar a vigilância tecnológica, prospectiva e análise de tendências. Melhorar a posição de revistas institucionais.

Inovação

Caracterizar a inovação nos setores público e privado, de acordo com as particularidades das instituições analisadas.

Contribuir no desenho de observatórios e/ou indicadores de inovação para empresas de uma região ou setor.

Estudos sobre inovação em diferentes setores produtivos / econômicos. Relações entre inovação e produtividade em empresas colombianas. Caracterizar as necessidades metrológicas para inovar.

Caracterizar as inovações do setor de TIC.

Apropriação Social da C&T

Construir planos ASCTI, diretrizes para articulação do conhecimento científico e tecnológico à dinâmica regional.

Formular programas e projetos estratégicos do ASCTI. Implementar estratégias de medição de processos ASCTI. Realizar estudos de percepção de ciência e tecnologia.

Treinamento voltado para a construção de linhas de base ASCTI e modelos de apropriação social do conhecimento e construção da cultura científica. Política

Científica e Relações Internacionais

Pesquisar e analisar políticas de CT&I.

Medir a internacionalização das instituições de ensino superior. Mobilidade de pesquisadores e capacitação institucional.

Recursos humanos para

C&T

Projetar e gerenciar a criação de redes e nós de inovação.

análise e promoção de políticas destinadas a fortalecer o capital humano. Metodologia para a análise da trajetória da atividade de pesquisa de recursos humanos vinculada a instituições de ensino superior na Colômbia.

Análise da inserção laboral de pessoal treinado em atividades de P&D. Estudos de trajetórias de C&T de populações específicas.

Mobilidade de pesquisadores e construção de vínculos institucionais. Caracterização da dispersão de cientistas e pessoal de nível superior.

Perspectiva tecnológica para o desenho de estratégias para promover P&D em instituições.

Investimentos em ACTI

Analisar investimento ACTI com base em registros administrativos. Assessorar investimentos em ACTI nas demonstrações financeiras.

Apoiar na discriminação e classificação de informações de investimento em atividades de CT&I.

Fonte: Adaptado de OCyT (2019).

A disponibilização do catálogo de serviços do OCyT, indica um ponto peculiar desse observatório em relação aos demais, visto que ele oferece um catálogo de consulta para os usuários. Isso pode ser devido ao fato da sua forma de atuação e financiamento dependente da colaboração dos seus membros — seus promotores e associados — para os quais alguns serviços podem ser ofertados sob demanda. Porém, o site do observatório não fornece detalhes a respeito de como os serviços são implementados. Vale pontuar que esses serviços do catálogo estão agrupados por áreas de atuação, o que facilita a contratação de seus colaboradores.

Os demais serviços ou produtos identificados estão na estrutura nos portais, onde o usuário pode consultar e obter informações sobre os serviços desenvolvidos pelo

observatório ou então o serviço reflete em alguma funcionalidade ou produto disponibilizado no site.

Houve dificuldade em categorizar os serviços dos observatórios, pois muitos deles não refletem plenamente em funcionalidade no site, portanto pode haver serviços que só demonstram partes dos seus resultados ou produtos, portanto, o observatório pode não informar todo o processo ou características dos serviços ofertados.

Para identificar os serviços oferecidos pelos observatórios, foram analisadas todas as áreas dos portais e selecionadas informações que correspondiam a serviços ou produtos e posteriormente foi realizado o agrupamento por semelhanças. Os principais serviços e produtos ofertados pelos observatórios foram agrupados e encontram-se apresentados no Quadro 20.

Quadro 20 - Serviços e produtos agregados dos observatórios.

Serviço / Observatório OCyT Go-Spin OCTS ICONO OCNTI

Políticas e estratégias em CT&I X X X X X

Vigilância Tecnológica X X X X

Pesquisa e análise em políticas de CT&I X X X X X

Elaboração de estudos e relatórios X X X X X

Treinamento e oficinas X X X X X

Serviço de resposta imediata X

Perfis de países X

Notícias X X X X X

Boletins X X X X X

Eventos X X X X X

Publicações / Informes / Relatórios X X X X X

Biblioteca digital X

Portal de indicadores X X X X X

Projetos X X X

Espaço de discussão (fórum) X

Convocatórias Públicas X

Revista científica X X

Mapa das instituições de P&D X

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Descrevendo os principais serviços identificados, todos os observatórios mantêm serviços para consultar as políticas e estratégicas de CT&I, que reúnem a documentação sobre as principais políticas e estratégias públicas no campo da pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Cada observatório possui, em diferentes níveis, um sistema para recuperação de informação para políticas e estratégias.

O Observatório OCTS se destaca dos demais por contar com o serviço para consultar as políticas e estratégias de CT&I por meio da plataforma online, apresentando informações sobre a composição dos sistemas nacionais de CT&I dos países ibero-americanos, bem como os instrumentos de políticas relatados pelas instituições de cada país. Esse serviço fornece, aos diversos atores atuantes na área de C&T, informações para o conhecimento de experiências na área, bem como para tomada de decisões políticas.

As técnicas de coletas adotadas para compor o serviço de consulta do Observatório CTS incluem: a realização de questionários com as autoridades nacionais de CT&I, nos quais é consultado a situação dos planos, programas e os quadros regulamentares de cada sistema; entrevistas para aprofundar as particularidades dos programas e instrumentos vigentes; e mapeamento de documentos nos sites oficiais das instituições de C&T dos países, além de artigos e material especializado. A plataforma oferece instrumentos que pertencem exclusivamente ao nível nacional de formulação e execução de políticas, portanto, não abrange instrumentos gerados por organizações de cooperação internacional e aplicados diretamente nos países, assim como instrumentos em níveis regionais, municipais ou aqueles gerados por fundações privadas e instituições intermediárias.

Assim como o Observatório OCTS, o GO-SPIN fornece os serviços de coleta e disponibilização de uma série de documentos de políticas e estratégias de CT&I dos países participantes. Isto é feito por meio de um sistema de recuperação de informação, oferecendo uma visão panorâmica da consulta e da análise de documentos. Conforme o Quadro 21, as políticas e estratégias disponíveis no GO-SPIN estão classificadas em grupos, para melhor recuperação dos documentos.

Quadro 21 - Políticas e estratégias de CT&I do GO-SPIN. Classificação das políticas e estratégias de CT&I

Políticas de CT&I

Quadro jurídico de CT&I Análise

Organizacional de CT&I

Ciclo da política de CT&I Organograma de CT&I

Inventário de instituições de CT&I Inventário de parques de C&T

Instituições Reguladoras de Pesquisa e Inovação Instrumentos de política operacional de CT&I

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

A classificação das políticas e estratégias de CT&I, disponibilizadas pelo observatório da UNESCO, demonstra a importância do serviço para seus membros,

permitindo intercambiar conhecimento das ações e entender os arranjos que cada país apresenta.

O ICONO mantém para consulta as políticas e as estratégias de CT&I da Espanha, incorporando as ações estaduais e regionais. O observatório também reúne as políticas da União Europeia e a estratégia de inovação da OCDE.

A Vigilância Científica e Tecnológica é um processo sistemático de captura e análise de informações estratégicas para auxiliar na formulação de políticas públicas em CT&I e alertar sobre as informações de natureza científica e tecnológica que possam se transformar em oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do país.

O ONCTI apresenta o serviço de vigilância científica e tecnológica em seu portal, mapeado em quatro etapas: pesquisa e captura de informações; análise e organização da informação; apresentação, avaliação e divulgação de resultados; e comunicação dos resultados. O escopo da vigilância é estabelecido conforme os fatores críticos focados nas áreas prioritárias para o país.

O observatório ICONO fornece os boletins e alertas de vigilância científica e tecnológica para os setores da economia espanhola, sendo um instrumento útil para conhecer e acompanhar as mudanças nas tecnologias. Esse acompanhamento tem por objetivo apoiar as decisões políticas e organizacionais para incentivar a competitividade por meio da inovação.

Os portais dos demais observatórios não deixam acessível os boletins e alertas de Vigilância Tecnológica, apenas disponibilizam os resultados referentes à vigilância, como é o caso do OCyT, que divulgou um livro chamado “Vigilância tecnológica e competitividade sectorial: lições e resultados de cinco estudos”, expondo os elementos necessários para a execução de atividades de vigilância tecnológica.

Todos os observatórios oferecem “Treinamentos /Oficinas” em diferentes níveis e para diversos públicos. Como exemplo, a UNESCO promove oficinas para capacitar os estados membros no desenvolvimento do mapeamento e da produção de informações sobre políticas de CT&I, com base na abordagem metodológica GO-SPIN e no treinamento de pontos focais nacionais para a alimentação do observatório.

O OCTS desenvolve treinamentos com o objetivo de propor um modelo regulatório para a construção de indicadores de CT&I, com vias ao estabelecimento de um

banco de dados e à consolidação de instrumentos de medição da RICYT. A ICONO, por sua vez, desenvolve oficinas com especialistas em monitoramento de políticas públicas do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de gerentes de P&D, tanto do setor público quanto de fundações privadas, com o intuito de promover competências no acompanhamento e avaliação de empresas inovadoras.

Todos os observatórios analisados apresentam o serviço denominado “Notícias”. Ele tem como objetivo informar o que está sendo desenvolvido no âmbito de suas atividades ou noticiar assuntos de interesse do observatório como: chamadas para prêmios, propostas de pesquisas, assuntos diversos de interesse da comunidade. Essa funcionalidade não apresentou homogeneidade nos conteúdos publicados pelos observatórios.

O serviço de “Boletins” contém publicações sobre as atividades desenvolvidas pelos observatórios. Apesar desse serviço ter sido identificado em todos os observatórios, cada um apresentou uma estrutura própria, assim como formato e periodicidade. Esse é o caso do Observatório OCyT, que publica trienalmente o boletim de análise de indicadores de CT&I. Da mesma forma, o ONCTI publica anualmente o boletim de indicadores de CT&I da Venezuela. O ICONO disponibiliza um informe de periodicidade anual que analisa o grau de inovação das empresas espanholas com informações extraídas do Painel de Inovação Tecnológica (PITEC).

Todos os observatórios exibem em sua página os “Eventos”. O serviço tem a finalidade de apresentar informações sobre congressos científicos ou eventos apoiados pelos observatórios e realizados pelas instituições mantenedoras e parceiras. Um dos eventos identificados é o Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia organizado pelo OCTS. O congresso busca discutir questões relacionadas a indicadores e amplia o debate para as áreas de trabalho que possam oferecer novas ferramentas para a análise da CT&I e da sua relação com a sociedade e com o desenvolvimento na região. O GO-SPIN apresenta um canal de divulgação de eventos organizado pela UNESCO. Da mesma forma, o OCyT divulga em seu portal eventos organizados ou apoiados pelo observatório, assim como as apresentações realizadas pelos membros do observatório em eventos internacionais.

O serviço “Publicações, Informes e Relatórios” está disponível em todos os observatórios avaliados. As publicações são referentes à divulgação do conhecimento gerado pelos os observatórios, principalmente no que se refere às publicações relacionadas

à disponibilização de relatórios anuais de indicadores nacionais sobre o cenário da CT&I, como é caso dos observatórios OCyT, ONCTI e ICONO.

No observatório OCTS são disponibilizados livros elaborados pelo observatório relacionados com a temática de CT&I. Uma das principais iniciativas nesse sentido são os relatórios publicados na coleção “Papeles del Observatorio”, que inclui estudos setoriais, entre os quais se destacam aqueles que tratam de nanotecnologia, biotecnologia, TIC, alimentação, bem como os estudos sobre cultura científica e vocações dos jovens para a ciência. O GO-SPIN também disponibiliza publicações, porém, elas são necessariamente desenvolvidas pela UNESCO, como aquelas referentes ao mapeamento de pesquisa e inovação nos países do continente africano, que atualmente é o foco de ações do GO-SPIN. A seção de “Projetos” apresenta os projetos desenvolvidos pelos observatórios, que podem envolver outras entidades. É esse o caso do OCyT, que participa de projetos transversais com entidades parceiras e membros promotores. O objetivo é realizar estudos para atender às necessidades do solicitante. No OCyT são apresentadas as fichas de informações básicas do projeto, como: participantes, objetivos, áreas temáticas, duração, atividades e produtos. Vale registrar, também, que no Observatório OCTS são apresentados somente os relatórios de resultados dos projetos.

Observatório OCTS conta com o serviço de “Revista”, a Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Trata-se de uma publicação quadrimestral, que tem como objetivo trazer assuntos inéditos que tratam das relações entre CTS. O OCNTI, por sua vez, edita a revista científica de caráter multidisciplinar o Observador del Conocimiento. A publicação faz parte da estratégia para promoção de estudos e disseminação do conhecimento do observatório.

O ICONO apresenta no portal o serviço “Mapa das instituições de PD&I”, uma ferramenta dinâmica que localiza e mostra as informações essenciais das entidades que realizam atividades em PD&I, tanto em nível nacional como em comunidades e províncias autônomas da Espanha. Por meio da navegação pelo mapa é possível localizar organizações e conhecer as áreas de atuação às quais estão vinculadas, bem como os detalhes de contato de cada uma delas. Além disso, caso exista, fornece inter-relações das entidades com diferentes centros. As entidades que compõem este mapa incluem: universidades, institutos de pesquisas e parques de C&T.

O observatório espanhol também conta com o serviço de “Convocatórias Públicas”, que tem por objetivo reunir informações de acordo com o plano de estado para CT&I, promovendo a divulgação de ações para auxílios ao financiamento de PD&I, como nas ações estratégicas, projetos de pesquisas e projetos institucionais. Também possui a funcionalidade de alertas para informar o usuário sobre as últimas convocatórias públicas divulgadas.

Todos os observatórios apresentaram ferramenta interativa para consulta e análise dos indicadores. A próxima seção detalha as características desse serviço, visto que os indicadores de CT&I são considerados centrais para a presente pesquisa, assim como para a área de Ciência da Informação.