• Nenhum resultado encontrado

O Sheraton Porto Hotel & Spa é propriedade da Marope Hotelaria S.A., pertencente ao grupo Marope, Sociedade de Promoção Imobiliária.Está aberto desde 24 de novembro de 2003, sendo inaugurado oficialmente em 8 de julho de 2004, pela Sua Excelência o Ministro da Economia Doutor Carlos Tavares.

A Direção Geral está ao cargo da Dra. Joana Almeida, estando presente um organigrama da organização da empresa no anexo 2.

O hotel é composto por 266 quartos e suites, internet de alta velocidade em todos os quartos e suites, e internet sem fios nas áreas sociais, tv lcd/tft em todos os quartos, todas as suites júnior, no 12º andar com varanda panorâmica sobre a cidade, 3 elevadores panorâmicos no lobby do hotel, armazenamento de bagagem para partidas partias, serviço diários de entregas de lavandaria, “Club Lounge” no 12º andar, link@sheraton e suite presidencial.

46 Figura 2.2 Fachada do Sheraton Porto Hotel & SPA

Fonte: http://www.sheratonporto.com/

Tem como serviços disponíveis o restaurante Porto Novo, com conceito inovador de Show- cooking, piano-bar New Yorker, room-service 24/24h, parque de estacionamento com capacidade par 350 automóveis, parque para autocarros no exterior e lojas.

O The SPA é baseado nos sete pilares de orientação Starwood, sendo eles: beleza, harmonia, vitalidade, água, equilíbrio, natureza e nutrição. No The SPA, os clientes poderão ter acesso às seguintes comodidades: salas de tratamento e relaxamento, piscina interior climatizada, sala e cardio-fitness, estúdio zen (para prática de yoga e outras aulas de relaxamento), Juice Bar e várias saunas com diferentes graus de humidade e temperatura.

Figura 2.3 THE SPA do Sheraton Porto Hotel & Spa

47 Existem 1750m2 de espaço para reuniões/conferências/banquetes: a sala maior tem 1000m2, com possibilidade de divisão em quatro salas mais um foyer. Todas as salas têm luz natural, apesar de preparadas para “black-out” eléctrico, uma “Smart Meeting Room” oito suites no 12º andar, convertíveis em pequenas salas de reunião, com acesso direto de elevadores. Existe também uma plantaforma especial para colocação de automóveis no piso de eventos e conferências (o piso SL).

Em relação a sua estrutura estão localizados:

12º piso: Suites Juniores (convertíveis em salas de reuniões); Club Lounge; Salas de Reuniões/Banquetes

11º piso: Quartos Club Level e Suite Presidencial

10º piso: Quartos Club Level e duas suites executivas

 7º,8º e 9º pisos: Quartos SPG e duas suites executivas

3º-6º pisos: Quartos Deluxe e duas suites executivas

2º piso: Quartos Deluxe

 1º piso: Escritórios direção-geral, departamento de recursos humanos, comercial e marketing, reservas, F&B e quartos Deluxe ou Standard

 SL: Cozinha de apoio, copa, salas de banquetes/reuniões

Piso 0: Lobby, receção, portaria, bar New Yorker, restaurante Porto Novo, room service, cozinha principal, loja, link@sheraton, casas de banho e fraldário;

 Piso -1: Balneários/vestiários, refeitório, sala de formação, sala de convívio, lavandaria, rouparia, The SPA, formação e qualidade, áreas técnicas

 Piso -2: Departamento técnico e de IT, garagem e máquina de pagamento de parque

 Piso -3 e -4: Garagem, oficinas e armazéns

A direção da Starwood elaborou um código de conduta onde estão descritas todas as ações necessárias para manter a boa reputação da companhia, de acordo com os valores de conduta do mundo dos negócios e ética profissional, assim como o estrito cumprimento de todas as normas legais. O código deverá ser seguido para que a Starwood respeite todas as normas em vigor nos respetivos países e tenha uma postura honesta com todos os seus membros, clientes, empregados e elementos da comunidade, assim como o público em geral. A Starwood pretende que o ambiente de trabalho dos seus funcionários seja livre de opressão ou discriminações devido a cor, raça, religião, sexo, idade, orientação sexual e deficiência física ou mental. Os três princípios básicos a seguir pela Starwood são:

48

 Cortesia

 Bom senso

Para o bom funcionamento do hotel, existe um regulamento interno, onde estão descritos todos os cuidados e normas a respeitar, nomeadamente com a aparência e higiene, lavandaria, a entrada de serviço e ponto, a assiduidade e pontualidade, a utilização de serviços do hotel, entre outros aspetos.

Todos os colaboradores do Sheraton Porto Hotel & SPA têm na sua posse um pin Sheraton e um crachá que deverá estar sempre do seu lado esquerdo. Assim, irá ajudar não apenas os clientes como também os colegas a identificá-lo como funcionário do hotel.

É estritamente proibido entrar em contacto com os clientes, apenas em assuntos profissionais e relacionados com o hotel ou a sua estadia, quaisquer outros motivos são estreitamente proibidos assim como a informação confidencial para fora do hotel.

Todos os colaboradores dispõem de um plano de formação com cursos e seminários adequados às diversas áreas. Este plano é baseado nas necessidades de formação, detectadas pelos supervisores e responsáveis de tratamento, aumentando assim as qualificações e conhecimentos de todos, possibilitando um melhor desempenho e um melhor serviço ao cliente.

Existe no hotel um Green Council, que visa operacionalizar a política de sustentabilidade ambiental da Starwood, pois a cadeia acredita que o crescimento e o bem-estar social estão intrinsecamente ligados com o estado de saúde e meio ambiente, assumindo assim, o cuidado com o ambiente e a comprometer a desenvolver estratégias de boas práticas e princípios de sustentabilidade, com vista a redução do impacto ambiental, comprometendo-se nomeadamente a:

 Preservar recursos naturais;

 Reduzir/minimizar os desperdícios e poluição;

 Melhorar qualidade ambiental interna;

 Implementar e apresentar relatórios sobre os principais indicadores ambientais;

 Criar/aumentar a consciência ambiental dos colaboradores, clientes e comunidade. Este ano, o Sheraton Porto foi nomeado pela Green Key como um dos hotéis que pratica melhores medidas de sustentabilidade, tornando-se “amigo do ambiente”, sendo o único inserido na região norte, como podemos consultar em www.greenkey.com

Também está presente o comité de segurança, que tem como objetivo a operacionalização de atividades relacionadas com a segurança e organização de emergência, e o comité de qualidade,

49 controle este feito a partir de análises dos resultados do GSI e do LRA, onde são definidas as estratégias, políticas e práticas que contribuirão para a qualidade dos serviços, para a consistência, e portanto, para a satisfação do cliente e para superação das suas expectativas.

Documentos relacionados