• Nenhum resultado encontrado

O modelo proposto foi implementado no programa Matlab v.6.5 para o cálculo dos parâmetros e execução da simulação. A simulação foi executada para todos os modelos de estoque utilizando dados reais de demanda sobre um período de teste de sete anos. Os valores históricos foram obtidos das ocorrências individuais de demanda. Como o objetivo é utilizarmos a abordagem da demanda individual, os dados reais para simulação foram transformados em períodos diários, mantendo a unidade de tempo a menor possível. Com este procedimento pode-se captar melhor as variações na demanda.

5.5.1 Modelo de simulação

O modelo de simulação utilizará, além das informações do histórico de consumo, as informações do estoque inicial antes do período 1, ponto de ressuprimento, quantidade de pedido e informações de custo do material. A estrutura do modelo de simulação está dividida em duas partes. A primeira parte se refere à simulação das movimentações de estoque diárias, entradas e saídas, ao longo de todo o período de teste. Como produtos finais desta fase têm as quantidades demandadas de cada item, as quantidades efetivamente atendidas de prateleira, as quantidades com ruptura de estoque (não atendidas pelo estoque de prateleira), número total de ciclos de ressuprimento e número de ciclos de ressuprimento com ocorrência de ruptura de estoque. A segunda parte se refere à

56 determinação dos resultados das medidas de desempenho que serão utilizadas na avaliação de cada política de estoque. Os produtos desta fase são as informações do custo de estoque, fill rate e nível de serviço por ciclo. A seguir, o detalhamento do modelo de simulação.

Dados iniciais para o processo de simulação:

j

EI Estoque inicial do produto j

,

i j

QD Número de unidades demandadas do produto j durante o período i

j

s Ponto de ressuprimento do produto j

j

Q Quantidade de pedido do produto j

j

ES Estoque de segurança do produto j

j

LT

Valor esperado do lead time do produto j

j

h

Custo unitário de manutenção do produto j

j

K Custo de pedido do produto j

j

p Custo unitário de ruptura do produto j

Para inicializar o processo de simulação precisamos definir o estoque inicial para cada produto numa mesma base. O estoque inicial foi definido como o valor de estoque máximo teórico para uma política (s, Q). No momento imediatamente anterior a chegada do pedido, o nível de estoque será igual ao estoque de segurança

ES

. No momento imediatamente posterior a chegada de uma quantidade de pedido

Q

, o nível de estoque será máximo e igual a

ESQ

. Portanto, o estoque inicial para todos os modelos será igual a

j j j

EIESQ

Variáveis do processo de simulação: as variáveis já foram introduzidas nas seções 5.4.4 e 5.4.5. Listamos aqui somente para deixá-las mais explícitas.

,

i j

EOH Estoque líquido do produto j ao final do período i

,

i j

ATP Posição de estoque do produto j ao final do período i

,

i j

QF Número de unidades fornecidas do produto j durante o período i

,

i j

57

,

i j

QP

Número de unidades em pedidos do produto j no período i

,

i j

QRC Número de unidades recebidas do produto j durante o período i

j

nc Número total de ciclos de ressuprimento do produto j

j

ncr Número de ciclos de ressuprimento com ruptura de estoque do produto j

Modelagem matemática: , i j EOHEOHi1,jQRCi j,QDi j,QRPi1,j, se QRPi j, 0

0,

caso contrário , i j ATPEOHi j,QPi j,QRPi j, , i j QRP

0,

se EOHi j, 0 , 1, 1, , i j i j i j i j

QD

QRP

EOH

QRC

, caso contrário

,

i j

QFQDi j, , se EOHi j,QDi j,

,

i j

EOH , caso contrário

, i j QPQPi1,jnQj, se ATPi j,sj e

n1, 2,3,...

1, i j QP , caso contrário , i j QRCnQj, se , j i LT j j ATPs e

n1, 2,3,...

0,

caso contrário , i j nc

1,

se QRCi j, 0

0,

caso contrário , i j

ncr

1,

se 1 , 0 j i i j i LT QRP   

e

QRC

i j,

0

0,

caso contrário

58

6 Resultados

Através do processo de simulação calculamos os custos de estoque, o fill rate e o nível de serviço de cada item para avaliar o desempenho dos modelos de estoque para demanda e lead time estocásticos. Os modelos foram testados considerando o padrão de consumo dos itens, visando analisar o comportamento quanto a itens slow-moving e fast-moving, e também quanto à variabilidade dos componentes da LTD. Outro aspecto bastante explorado no processo de simulação foi a utilização de diferentes valores para o nível de serviço mínimo teórico, NS Mínimo, definido em cada modelo de estoque: 80, 85, 90, 95 e 99 por cento.

O modelo da distribuição de Laplace foi o que apresentou o melhor resultado global em todos os parâmetros, nível de serviço, fill rate e custo total de estoque. O modelo de Poisson foi o que apresentou o pior resultado. Os resultados globais de cada modelo estão detalhados na tabela 6.1. A distribuição Gama apresentou resultados bastante próximos a Laplace, ficando o custo total 5% acima do modelo de Laplace, o nível de serviço 3% abaixo e o fill rate 2% abaixo. Comparando os resultados dos modelos propostos com a política atual do modelo da Normal, o modelo de Laplace obteve um ganho financeiro expressivo de 82% em relação ao custo atual e um ganho em serviço ao cliente de 1% no nível de serviço e 2% no fill rate. O modelo da distribuição Gama não obteve ganho em serviço ao cliente, porém apresentou um ganho financeiro expressivo de 81% em relação ao custo atual. Com relação ao modelo de Poisson, os resultados de custo e de serviço ao cliente foram muito inferiores ao sistema atual. Isto se deve ao fato de sua aplicabilidade ser bastante restrita.

Tabela 6-1 – Resultado global por modelo de estoque

Documentos relacionados