• Nenhum resultado encontrado

4.3.3 – Simulações aplicáveis no 9º ano de escolaridade

1

Conteúdo Programático: Tempo de reação de um condutor

URL da simulação: http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=137 Descrição: Nesta simulação o utilizador pode medir o tempo de reação, isto é, pode medir o tempo que demora desde que vê um sinal vermelho num semáforo até carregar no travão de um automóvel. Podem também verificar qual foi a distância de travagem e a distância de segurança.

Aplicação: Pode fazer-se a projeção e pedir a alguns alunos que se deslo- quem ao computador para jogar. Deste modo, todos os alunos podem visualizar os resultados da simulação.

2

Conteúdo Programático: Diferença entre distância e deslocamento URL da animação:

http://www.upscale.utoronto.ca/GeneralInterest/Harrison/Flash/ClassMechani cs/DisplaceDistance/DisplaceDistance.html

Descrição: Trata-se de uma animação muito simples que permite distinguir entre deslocamento e distância percorrida.

Aplicação: Pode ser projetada, auxiliando o professor na explicação deste conteúdo científico.

3

Conteúdo Programático: Aceleração e gráficos velocidade versus tempo URL da simulação:

http://faraday.physics.utoronto.ca/PVB/Harrison/Flash/ClassMechanics/Motion Diagram/MotionDiagram.html

Descrição: Esta simulação mostra um carro com uma velocidade inicial diferente de zero que se desloca retilineamente com aceleração constante, podendo esta ser controlada pelo utilizador. Pode visualizar-se a construção de um gráfico velocidade versus tempo, à medida que o carro se desloca. Aplicação: Esta simulação pode ser projetada, servindo como recurso de ensino do movimento retilíneo e uniforme (MRU) e do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), acelerado e retardado.

4

Conteúdo Programático: Segunda lei de Newton e forças de atrito URL da simulação:

http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/forces-and-motion-basics

Descrição: Esta simulação permite explorar vários conceitos físicos. Através do jogo da corda, colocando jogadores a exercer forças de ambos os lados, os alunos podem compreender o conceito de força resultante. Nesta primeira etapa, o simulador apresenta vectorialmente as forças que atuam no centro de massa, assim como a força resultante. Na segunda etapa, é possível selecionar a força aplicada num objeto e a massa do mesmo, sendo-nos mostrada a velocidade. Nesta segunda parte, podem recapitular-se os conceitos de MRU e MRUV. Numa terceira parte, é aprofundado o tema das forças de fricção. É possível estudar o movimento de objetos fazendo variar a massa destes, o índice de atrito e a força aplicada. Por último, é possível verificar a relação matemática entre força resultante, massa e aceleração de um objeto, ou seja, analisa-se a segunda lei de Newton.

Aplicação: Trata-se de uma simulação muito completa, pelo que é pertinente a mesma ser aplicada numa aula prática, de turnos. Assim, sugere-se a formação de grupos de trabalho, tendo cada grupo acesso a um computador com ligação à internet. Os grupos trabalham de acordo com a orientação do professor, seguindo um guião da atividade.

5

Conteúdo Programático: Intensidade de corrente elétrica URL da animação:

http://faraday.physics.utoronto.ca/IYearLab/Intros/DCI/Flash/WaterAnalogy.html Descrição: Esta animação foi inspirada numa experiência realizada por Joe Vise, onde se estabelece uma analogia entre a corrente num circuito DC (corrente contínua) e uma corrente de água num tanque.

Aplicação: Pode ser projetada, ajudando os alunos a compreender o conceito de corrente elétrica.

6

Conteúdo Programático: Resistência elétrica e efeito de Joule

URL da simulação: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/battery-resistor- circuit

Descrição: Esta simulação mostra o interior de uma resistência, tendo em vista a visualização o seu funcionamento. Permite ao utilizador selecionar a diferença de potencial, mostrando como os eletrões se comportam no interior da resistência elétrica indicando a intensidade de corrente e a temperatura.

Aplicação: Pode ser projetada, ajudando os alunos a compreender o efeito de Joule.

7

Conteúdo Programático: Condutividade elétrica

URL da simulação: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/conductivity Descrição: Esta simulação consiste numa experiência de condutividade. Pode verificar-se que os metais são bons condutores da corrente elétrica enquanto os plásticos não o são. Pode verificar-se, também, que os fotocondutores só conduzem a corrente elétrica quando sobre eles incide radiação eletromag- nética.

Aplicação: Esta simulação pode ser projetada para exemplificar materiais bons e maus condutores.

8

Conteúdo Programático: Lei de Ohm

URL da simulação: http://phet.colorado.edu/sims/ohms-law/ohms-law_pt_ BR .html

Descrição: Esta simulação permite analisar a expressão matemática da Lei de Ohm, mostrando as relações entre as variáveis.

Aplicação: Pode ser projetada, ajudando os alunos a compreender a Lei de Ohm.

9

Conteúdo Programático: Resistência equivalente

URL da simulação: http://lectureonline.cl.msu.edu/~mmp/kap20/RR506a.htm Descrição: Nesta simulação, podem selecionar-se várias configurações de resistências em série ou em paralelo, ou uma combinação de ambas, alterar os valores das resistências que compõem o circuito e verificar o valor da resistência equivalente.

Aplicação: O professor pode projetar a simulação e efetuar o cálculo da resistência equivalente com os alunos comparando, seguidamente, os dois valores obtidos.

10

Conteúdo Programático: Constituição do átomo; Distinção entre átomo e ião. URL da simulação: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom Descrição: Esta simulação permite construir átomos dos vários elementos que constituem a TP, a partir dos protões, eletrões e neutrões. São fornecidas informações sobre o elemento como o número atómico, o número de massa e a carga nuclear. Permite, ainda, fazer a distinção entre átomo e ião. A segunda parte desta simulação consiste num jogo didático sobre estes conteúdos científicos.

Aplicação: Pode projetar-se e pedir a cada aluno que jogue uma vez, ou for- mar pequenos grupos, de dois ou três alunos, que poderão jogar em equipa.

11

Conteúdo Programático: Geometria molecular URL da simulação:

http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/molecule-shapes

Descrição: Esta simulação permite a construção de moléculas em 3D. É possí- vel selecionar o tipo de ligação covalente (simples, dupla ou tripla), bem como o número de pares de eletrões não ligantes. O simulador gera a molécula, apresentando informações relevantes, tais como a geometria da molécula e o ângulo de ligação.

Aplicação: Através da projeção desta simulação, o professor pode explicar mais facilmente os modelos de geometria molecular.