• Nenhum resultado encontrado

Sindicatos Patronais

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (páginas 92-96)

Foto 18 Corpo da missionária assassinada em 12/02/2005, Anapú-PA

3.2 REGIONALIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DO

3.2.2 Sindicatos Patronais

A história dos sindicatos patronais antecede a discussão a respeito dos núcleos sindicais (consultar 2 capítulo). A origem destes se dá em função do acréscimo de sindicatos junto a Federação e da necessidade de dar organicidade à entidade, sistematizando os problemas por identidade regional e de proximidade geográfica. Esta regionalização e organicidade ocorrem conforme modelo adotado anteriormente pelos sindicatos de trabalhadores rurais, oponentes dos sindicatos patronais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará - FAEPA, o sindicato patronal rural é uma associação constituída na forma da lei, classificada como associação de primeiro grau, que reúne produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, para estudo, defesa e coordenação dos interesses dos associados, conforme esteja previsto em seu estatuto.

De acordo com os estudos realizados sobre as diretorias desta Federação, até o ano de 1989, apenas dezessete (17) sindicatos de produtores rurais estavam filiados à entidade: Altamira, Ananindeua, Benevides, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curuçá, Igarapé-Açú, Marabá, Muaná, Paragominas, Peixe-Boi, Santarém, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, Tomé-Açú e Vigia (ver a Figura 6). A partir da presidência do produtor rural Carlos Fernandes Xavier (1989), houve um acréscimo significativo de sindicatos junto a esta entidade. Vale ressaltar que as organizações e eventos patronais no Estado do Pará tornaram-se cruciais para agregar novos sindicatos, além das diretrizes conduzidas pela nova diretoria, fortalecendo a política de sindicalização entre os municípios, invertendo a situação do inicio de 1989. Atualmente, a Federação congrega cerca de cento e vinte e oito (128) sindicatos, excluindo quinze (15) municípios já mencionados.

Faz-se necessário lembrar que o Sindicato dos Aquicultores do Estado do Pará - SINAQUIC, Sindicato dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Pará - SINDCCOPA, Sindicato dos Produtores de Palmáceas Econômicas do Estado do Pará - SINDPALMA, Sindicato Paraense da Pecuária de Corte - SINDCORTE e o

Sindicato dos Criadores de Peixes Ornamentais e de Consumo, de Animais Terráreos, de Animais, Ornamentos, Aves, Répteis, Batráquios e Anfíbios para ornamento e consumo de plantas ornamentais, medicinais e ervas do Estado do Pará - SINDIFAUNA, estão associados à Federação e possuem sede na capital do Estado e em Ananindeua, sendo incluídos no Núcleo do Marajó. O Sindicato Rural de Redenção, Pau D’arco e Cumaru do Norte cobre os três (03) municípios, com um único presidente, com sede em Redenção. Os sindicatos de produtores rurais de Santa Izabel e Santo Antonio do Tauá possuem uma única sede em Santa Izabel. Seguindo o modelo anterior, os sindicatos de produtores rurais de Tucumã e Ourilandia do Norte, têm sede em Tucumã. Os sindicatos de produtores rurais que apresentam Comissão Provisória são: Belterra, Floresta do Araguaia, Limoeiro do Ajuru, Marapanim, Moju, Porto de Moz, São João da Ponta, São Sebastião da Boa Vista e Tracuateua (FAEPA, 2007a). Indicando o processo de construção de representação em andamento. De acordo com o contexto acima, a Figura 8 espacializa a evolução dos sindicatos patronais desde 1989 até 2007.

Diferente da regionalização apresentada pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará - FAEPA, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Pará - FETAGRI, estabeleceu como critério as cidades pólos do Estado e suas proximidades com as demais cidades, criando nove (09) Regionais como forma de congregar o maior número possível de trabalhadores rurais, considerado todo trabalhador rural agro-extrativista assalariado ou não, ou empregador com no máximo dois empregados fixos. (Ver o Quadro 16).

Quadro 16 Regionais da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Pará - FETAGRI.

Regionais Coordenador Sede N° de

Municípios

N° de Sindicatos

Guajarina João da Costa Neves Barcarena 08 09

Sudeste Francisco de Assis

Solidade das Costa

Marabá 21 21

Salgado Elza Bernardes de

Araújo

Castanhal 19 19

Baixo Amazonas Maria Rosa Silva de Almeida

Santarém 17 17

Tocantina Raimundo Ferreira da Silva

Cametá 07 07

Bragantina Antônio Pedro de Araújo Silva

Capanema 28 28

Ilhas de Marajó Pedro Paulo Santos da Conceição

Belém 16 16

Transamazônica Carlindo Lima da Silva Altamira 11 11 Sul do Pará Lucileide de Sousa

Bezerra

Redenção 15 15

Total 142 143

Fonte: Fetagri (2008). Adaptado por AFSJ.

A Regional do Salgado não engloba o município de Marituba, pois a cidade não possui Sindicato de Trabalhadores Rurais filiado a Federação. A Regional Guajarina possui oito (08) municípios, porém apresenta nove (09) sindicatos devido ao SERMTAB, um sindicato exclusivo de empregados com vinculo empregatício. Comparado com a regionalização da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará - FAEPA, as diferenças estão no desmembramento pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Pará - FETAGRI das regionais Sudeste e Sul, e da existência de uma regional Salgado. A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará - FAEPA tem desmembradas as regionais do Baixo Amazonas e Tapajós. O fato é que ambas cobrem todo o estado e tem estrutura de representação territorial semelhantes.

Figura 8 Atual configuração dos sindicatos de produtores rurais vinculados a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará - FAEPA. Fonte: Base Cartografica do IBGE (2007), dados FAEPA (2004). Elaborado por AFSJ e DSS.

TOCANTINS MARANHÃO AMAPÁ AMAZONAS MATO GROSSO Oceano Atlântico PIAUÍ RORAIMA GUIANA INGLESA SURINAME GUIANA FRANCESA PARÁ 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 N

ATUAL CONFIGURAÇÃO DOS SINDICATOS DOS PRODUTORES RURAIS VINCULADOS Á FAEPA - 2008

200km 0 200km

LEGENDA

CONVENÇÕES

Limites municipais paraenses Limites estaduais brasileiros

Situação na América do Sul

BRASIL Oce ano Atlântico

Oceano Atlâ ntico

Oceano Atlântico Oceano Pacífico o Pacífico Argentina Bolivia Peru Paraguay Uruguay Chile Colombia Ecuador Venezuela Fr Guiana Suriname Guyana PARÁ

FONTE: Bases c artográficas IBGE/SECTAM/ITERPA/DATA:MAR-2008 LAYOUT: Danny Sousa (CREA-PA 12.219-D/dannyradio1004@yahoo.com.br)

01- Bannach Municpipios sem sindicato

15- Oueiras do Pará 14- Melgaço

13- São João de Pirabas 12- Santa Luzia do Pará 11- Santa Maria do Pará 10- Salinópolis 09- Marituba 08- Vitoria do Xingu 07- Inhagapi 06- Curralinho 05- Curuá 04- Cachoeira do Piria 03- Bujaru 02- Bannac 01- Abatetuba

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (páginas 92-96)