• Nenhum resultado encontrado

De acordo com Rozenfeld (2006, p. 3 e 4), o Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) consiste em um processo de transformação de informações tecnológicas e de mercado em produtos ou serviços de acordo com as estratégias da empresa, atendendo às necessidades da produção, acompanhamento e retirada de um produto do mercado.

Neste contexto, os sistemas de informação são utilizados como ferramenta para o desenvolvimento de novos, serviços e até novos modelos de gestão. Facilitam a criação de novos produtos e serviços ou auxiliam tornar os produtos atuais mais convenientes aos usuários finais. (LAUDON e LAUDON, 2007, p. 6 e 74)

2.5.1 Etapas de Desenvolvimento de Produtos

Segundo o modelo de Rozenfeld (2006, p. 43 e 44), existem três macros fases do PDP: Pré-desenvolvimento; Desenvolvimento; e Pós-Desenvolvimento. Cada macro fase é caracterizada por um conjunto de resultados a serem entregues. Quando aprovada, as informações sobre os resultados obtidos ou soluções são congelados e não podem ser modificados.

Ilustração 16 - Visão geral do mo

Fonte: Rozenfeld (2006, p. 44).

Conforme se ob se em Projeto Informacion Lançamento do Produto. Se pelas escolhas de soluções final do produto. As escolh estão presentes na Lista de tópico.

2.5.1.1 Estrutura do Produt

Para a American apud Oliveira (1999) define

“... inter fabr prec

Portanto, a im informativo que cada funçã com Clement et al. (1992) a contém informação precis empresarial, contribuindo relacionadas e falta de credi

modelo de referência.

observa na Ilustração 16, a fase de desenvolvim ional, Conceitual, Detalhado, Preparação par

Segundo Rozenfeld (2006, p. 61), estas etapas s de projeto e por determinar aproximadamen olhas são relacionadas com Materiais, peças e

de Materiais ou Bill of Material (BOM) desc

uto ou Bill of Material (BOM)

can Production and Inventory Control Society ine que a estrutura de produto:

.. consiste em uma lista de todas as submontage termediários, matérias-primas e itens comprad bricação ou montagem de um produto, mostrand ecedência e quantidade de cada item necessário.”

importância do BOM está relacionada co nção empresarial necessita para as suas ativida

apud Oliveira (1999), os problemas ocorrem sa, podendo interferir ou impedir a toma o para o mau planejamento e execução edibilidade dos sistemas de informações.

imento subdivide- ara a Produção e as caracterizam-se ente 85% do custo entre outros, que scrito no próximo ty (APICS, 1992) gens, componentes ados utilizados na ndo as relações de com o conteúdo idades. De acordo m quando este não mada de decisão o das atividades

Segundo Rozenfeld (2006, p. 239 e 294), a representação do produto inicia- se no Projeto Conceitual. É nesta fase onde os itens e os relacionamentos entre eles são especificados em uma estrutura de produto é conhecida como Bill of Material ou BOM. A próxima etapa, Projeto Detalhado, objetiva-se em desenvolver a versão final desta estrutura e repassa-lá para a manufatura na etapa seguinte do PDP.

Neste contexto, o BOM servirá como base de informações para todos os setores e processos envolvidos na fabricação. Deve-se garantir que estas informações sejam completas e precisas. A falta de qualidade pode impactar nos resultados a serem alcançados pelos processos e sucesso da empresa. (ROZENFELD, p. 294 e 335).

Depois de aprovado, caso seja necessário alguma mudança na estrutura do BOM, elas devem ser gerenciadas através do processo de apoio chamado de Engineering Change Management ou Gerenciamento de Mudanças de Engenharia. (ROZENFELD, p. 338). Este será descrito no item 2.5.1.2.

2.5.1.2 Gerenciamento de Mudanças de Engenharia (GME)

Segundo Rozenfeld (2006, p. 456 e 457), alterações no produto são comuns e sempre acontece independente da fase de desenvolvimento. Todas as mudanças implicam em uma atualização de informações, seja especificação de material, atualização de desenho, entre outros. O gerenciamento de mudanças de engenharia visa um processo controlado para que os impactos destas mudanças sejam verificados por todas as áreas funcionais envolvidas no PDP.

Como se observa na Ilustração 17, abaixo, o processo principal de ECM caracteriza-se por quatro macros processos: Identificar Mudança; Propor Mudança; Alterar; e Implementar Mudança.

Ilustração 17 - Fases e atividades

Fonte: Adaptado de Rozenfeld (2

Primeiramente, problemas ou propostas de cria-se uma ordem de m atualização dos documento ciclo de vida do produto. (R

Para Bueno et a de um processo de redesig administrativos podem ser pode ser lenta e com pouco Ainda segundo informações compartilhada indispensável para uma bo Engenharia. Contudo, deve cada participante recebe ape

es do processo de ECM.

(2006, p. 460).

e, deve-se identificar as mudanças necessár de melhorias e encaminhado-as para analise

mudança e tornam-se oficiais dentro da em tos relacionados, a mudança é implementada

ROZENFELD, 2006, p. 460)

t al. (2011), uma mudança de Engenharia soli sign, onde mudança de documentação e rela er envolvidos. Esta é uma importante área, qu co valor agregado nas atividades.

o o mesmo autor, o processo envolve um gra das e de participantes. O suporte de compu boa comunicação durante o Gerenciamento d

ve ser determinado um fluxo flexível para o apenas os documentos os quais se necessita real

sárias, reportando ise. Se aprovadas, empresa. Após a da e acompanha o olicita a aplicação elativos processos que muitas vezes

grande número de putadores torna-se de Mudanças de o processo, onde ealizar alterações.

3 ESTUDO DE CASO

Este capítulo apresenta o Estudo de caso e descreve as etapas da pesquisa que visam à determinação dos dados para a Modelagem Entidade-relacionamento e a proposta de um banco de dados para o processo de Mudanças de Engenharia no desenvolvimento de produtos. Será apresentada uma sequência do método e, após isso, o desenvolvimento do modelo proposto e as considerações finais do estudo de caso. Para o Estudo de Caso, alguns dados foram modificados para preservar os dados do processo real da empresa.

Documentos relacionados