• Nenhum resultado encontrado

A base para o bom gerenciamento dos recursos hídricos é a informação, devendo esta ser propalada e partilhada de maneira integrada. Foi com esse objetivo que a Lei n.º 9.433/97 criou o Sistema Nacional de Informações Sobre os Recursos Hídricos. O mesmo é um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão.

Os dados são coletados por todos os órgãos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, possibilitando a integração das informações de todos os corpos de água do país, superficiais e subterrâneos.

Com o objetivo de aproveitar informações de outros aspectos que influem na atividade de gerenciamento de recursos hídricos, são firmados acordos ou convênios com outras entidades, cujas atribuições ou competências estejam relacionadas à gestão dos recursos hídricos. Pode ser firmado convênio, por exemplo, com a entidade responsável pelo monitoramento da temperatura, condições do tempo, qualidade do ar, precipitações etc. Esses

aspectos podem influenciar direta, ou indiretamente, na gestão dos recursos hídricos e não podem ser olvidados.

O funcionamento do mencionado instrumento é regido por três princípios, quais sejam: descentralização da obtenção e produção de dados e informações; coordenação unificada do sistema; e acesso aos dados e informações garantido a toda a sociedade. Assim, a informação não pode ser isolada nem dominada exclusivamente por algum ente. Toda e qualquer colheita ou produção de conhecimento deve ser socializada entre as demais entidades do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O Poder Executivo Federal deverá implantar e gerir o Sistema de Informações em âmbito nacional e, da mesma forma, o Poder Executivo estadual e do Distrito Federal no âmbito estadual. No dever de propalar os dados obtidos, as entidades deverão disponibilizar o acesso às informações coletadas em local de consulta pública.

Dentre as informações essenciais ao conjunto de dados do Sistema de Informações está o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos. Tal cadastro tem o objetivo de conhecer as demandas pelo uso da água e subsidia informações para o gerenciamento de recursos hídricos de forma compartilhada entre a União e os estados. Além do cadastro, o controle dos pedidos e dos deferimentos de outorgas de direitos de uso integra as informações essenciais que não podem faltar ao Sistema.

Em face da globalização e do desenvolvimento da informática, surge a necessidade cada vez maior da presença de um “governo eletrônico”. Segundo a professora Denise Lucena:

O governo eletrônico expressa uma estratégia pela qual o aparelho do Estado faz uso das novas tecnologias para oferecer à sociedade melhores condições de acesso à informação e aos serviços governamentais, ampliando a qualidade desses serviços e garantindo maiores oportunidades de participação social no processo democrático50.

No intuito de facilitar o acesso às informações, a Agência Nacional das Águas disponibiliza em seu sítio todos os dados que compõem o Sistema Nacional de Informações Sobre os Recursos Hídricos. Além disso, o usuário participa diretamente da alimentação do Cadastro Nacional de Recursos Hídricos pela internet. No sítio da ANA, o usuário acessa o CNARH e preenche a declaração em formato eletrônico e mantém atualizadas as informações _______________

50 CAVALCANTE, Denise Lucena e MONTEIRO, Renato Leite. A era do governo eletrônico e as novas

perspectivas do direito. Revista jurídica tributária: órgão nacional de doutrina, jurisprudência, legislação e crítica judiciária. Ano 2, nº 4, p. 62, janeiro/março, 2009

declaradas. Tal comportamento do usuário enriquece o conjunto de dados do Sistema e permite o melhor gerenciamento dos Recursos Hídricos. Em Portugal, o governo criou um perfil no Facebook51 para o Sistema Nacional de Recursos Hídricos daquele país, popularizando ainda mais o acesso aos dados coletados pelo Sistema.

São objetivos do Sistema de Informações: reunir, dar consistência e divulgar os dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos no Brasil; atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território nacional; e fornecer subsídios para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos, nos termos do art. 27 da Lei n.º 9.433/97.

O SNIRH é apresentado sob interface bastante didática e dinâmica no sítio da ANA e se subdivide em seis subsistemas: planejamento e gestão, dados quali-quantitativos, regulação de usos, inteligência hídrica, inteligência documental e inteligência geográfica.

O subsistema de planejamento e gestão reúne as informações que subsidiam a elaboração dos planos de recursos hídricos. Permite uma visão holística do panorama de recursos hídricos no país e o aperfeiçoamento do diagnóstico da situação dos mesmos nas regiões de constante escassez.

O subsistema de dados quali-quantitativos abrange as informações obtidas mediante o monitoramento meteorológico e hidrológico do país. Realiza a identificação dos índices pluviométricos e o acompanhamento da capacidade dos reservatórios hídricos, bem como de sua disponibilidade para as demandas da região. A tecnologia possibilita que aparelhos sejam depositados no corpo de água, transmitindo informações sobre algumas variáveis biológicas e físico-químicas do recurso quase instantaneamente.

O subsistema de regulação de usos tem como processo associado o cadastro de usuários, que auxilia na fiscalização das outorgas e no implemento da cobrança. Ainda facilita a emissão de declarações e certificados on-line.

Os subsistemas de inteligência visam obter informações de caráter técnico e científico para ajudar na tomada de decisões. A inteligência hídrica se relaciona diretamente aos estudos de disponibilidade hídrica na orientação do local de instalação de obras hidráulicas de grande porte. A inteligência geográfica integra as informações obtidas nos outros subsistemas. A inteligência documental, por sua vez, representa a compilação de todos _______________

51 Facebook é um website de relacionamento social muito conhecido na Europa e nos Estados Unidos, que em

muito se assemelha ao orkut, que é mais acessado no Brasil. O perfil citado pode ser facilmente encontrado através do endereço: http://www.facebook.com/pages/SNIRH-Sistema-Nacional-de-Informacao-de-Recursos- Hidricos/222670260907.

os documentos produzidos nos diversos âmbitos de gestão, desde os comitês de bacia até o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Em seguida, realiza-se a indexação e disponibilização dos mesmos pela internet.

O Sistema Nacional de Informações Sobre os Recursos Hídricos é o último dos instrumentos apontados pela legislação e representa o alicerce da eficiência no gerenciamento deste recurso de importância vital para os seres vivos. O mais importante é que possibilita o acesso da população a essas informações, que deverá utilizá-las para exercer a fiscalização sobre a atuação das entidades. Trata-se de um instrumento que permite a participação social e deve ser usado.

4 APLICABILIDADE DOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO CEARÁ