• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 7: Tratamento Metodológico para o Enquadramento do Tema “História

7.8. Sistema de Métodos

O método é definido como o caminho, a forma como se desenvolve o processo para alcançar determinado objetivo, isto significa que o professor deve escolher uma via para alcançar o objetivo de modo mais eficiente. Se identificarmos o processo com a atividade o método é a ordem, a consecução das atividades que executa o estudante para aprender e o professor para ensinar. É a forma de orientação do processo da atividade para obter a comunicação entre o professor e o estudante.

Para o trabalho pedagógico tem que se priorizar a utilização de métodos que tendam a desenvolver a elaboração conjunta e o trabalho independente, combinando o reprodutivo, o produtivo e o criativo.

No tratamento metodológico, inclui-se uma combinação de métodos entre os quais se mencionam o problemático, o de elaboração conjunta, o inquiridor e o expositivo. Far-se-á referência às principais características destes métodos. De salientar ainda que estes são classificados segundo as posições do professor, do aluno, da disciplina a lecionar, e mesmo a organização escolar. Classificam-se ainda tendo em conta a forma de raciocínio, coordenação da matéria, concretização do ensino, sistematização da matéria, atividades do aluno e abordagem do tema em estudo. São aplicáveis ainda muito de acordo com as condições materiais da escola, a perícia e a experiência do docente.

Para maior eficácia do ensino, é necessário que o professor conheça e domine vários métodos e técnicas de ensino que vai empregar em sua aula. Os métodos a aplicar também estão relacionados com os objetivos a atingir, aliás, estes devem variar em função não só dos objetivos mas das condições atrás apontadas.

70

Atendendo as considerações expressas anteriormente, selecionou-se a seguinte classificação dos principais métodos a utilizar no processo de ensino-aprendizagem do tema:

a) Método Expositivo: é o mais aplicado nas nossas instituições de ensino,

pela sua «economia, flexibilidade, versatilidade, rapidez e ênfase no conteúdo no processo de ensino-aprendizagem.

Principais características:

1. Requer grande atividade do docente e uma atitude de aprendizagem recetiva do estudante.

2. É aplicado para dar grande quantidade de matéria em pouco tempo de aula. 3. Possibilita potencializar o efeito educativo da função do docente e o

desenvolvimento da capacidade de assimilação racional de conhecimentos por parte dos estudantes.

4. É ainda aplicado quando o docente pode apresentar várias ideias diferentes sobre um mesmo assunto.

Requisitos para a sua boa aplicação:

Exige a utilização dos seguintes meios de ensino: lâminas, gráficos, mapas, modelos, esquemas, filmes (documentários), etc.

b) Método Heurístico: consiste numa série de procedimentos em que o

professor leva o estudante a compreender antes de fixar os conteúdos, implicando justificativas lógicas e teóricas que podem ser apresentadas pelo professor ou investigadas pelo estudante, sendo-lhe permitido discordar ou exigir justificativas para que o assunto seja aceite como verdadeiro.

Principais características:

1. Permite uma maior aproximação do estudante daquilo que é a solução dos problemas. Se os conhecem previamente, executam os diferentes passos da solução e etapas da investigação.

2. O docente apresenta os passos da solução da tarefa, investigação e a decompõe em subproblemas.

71

3. O estudante resolve as suas tarefas de forma independente. 4. Faz com que os estudantes manifestem características criadoras.

Requisitos para a sua boa aplicação:

1. Análise dos problemas.

2. Formulação de perguntas sobre o conteúdo exposto. 3. Diferentes conclusões a partir dos factos apresentados. 4. Enunciamento das supostas hipóteses.

5. Elaboração de um plano de comprovação.

6. Decomposição de uma tarefa complexa numa série de outras tarefas de menor complexidade e que levem à primeira.

7. Correta organização da conversa heurística.

c) Método de Trabalho Individual: consiste em aplicar técnicas que levem o

professor a atender as diferenças individuais que se registam num grupo de estudantes de uma turma. É um trabalho escolar ajustado ao educando por meio de tarefas diferenciadas do estudo dirigido, ficando o professor mais à disposição do educando para orientá-lo nas suas dificuldades. É vantajoso porque permite a exploração máxima das possibilidades dos estudantes, porém, se torna desvantajoso pelo facto de não permitir um trabalho em grupo.

Principais características:

1. Permite uma atividade produtiva ativa dos estudantes diante da aprendizagem. 2. É um meio de expressão do grau de auto-atividade alcançado pelos estudantes e

um meio para se continuar o desenvolvimento do trabalho individual.

3. Pode empregar-se quando os estudantes já conseguem por si sós coordenar corretamente as suas tarefas ou atividades.

72

1. O docente deve fazer a seleção correta dos conteúdos (aulas) em que o método se pode tornar mais eficaz, antes de o aplicar.

2. O docente deve avaliar o grau de dificuldade que o conteúdo pode oferecer. 3. Exige adequação dos meios de ensino ao conteúdo.

d) Método Explicativo – Ilustrativo:

Principais características:

1. Emprega os diferentes meios de informação e fontes, como a palavra oral, escrita e objectos naturais.

2. A atividade dos estudantes centra-se no esforço para a perceção, compreensão e memorização, indispensáveis para a encaminhar a um determinado objetivo.

Requisitos para a sua boa aplicação:

1. Exige que o docente utilize com mestria os meios, formas de execução do trabalho e outros métodos tradicionais como o Explicativo, o Expositivo, e procedimentos como a utilização correta de manuais, laboratórios, etc.

2. Exige uma grande quantidade de trabalhos práticos, gráficos, objectos naturais, ou suas representações simbólicas.

e) Método de Exposição Problemática

Principais características:

1. O docente apresenta aos estudantes um problema que ele mesmo o resolve, porém, durante este processo mostra as vias para essa solução nas suas contradições.

2. Os estudantes seguem mentalmente a lógica da solução e assimilam integralmente as etapas dessa solução.

73 Requisitos para a sua boa aplicação:

1. Requer a apresentação prévia do problema. 2. Explicação das hipóteses.

3. Estruturação mental de experiências. 4. Derivação de conclusões.

5. Verificação dos resultados reais.

6. Revelação dos passos, vias e lógica para a solução apresentada.

Documentos relacionados