• Nenhum resultado encontrado

Sistema radicular da cana-soca em função da adubação nitrogenada de plantio e

4.4 Discussão

4.4.5 Sistema radicular da cana-soca em função da adubação nitrogenada de plantio e

Na colheita da cana-soca, a massa de raízes somente foi influenciada pelas doses de N-soqueira na USM, em solo de textura mais argilosa. Na testemunha (sem N-soqueira) foi encontrado 0,6 t ha-1 de raízes enquanto que na dose de 150 kg ha-1 de N foi encontrado 1,15 t ha-1 até 0,6 m de profundidade no solo, praticamente o dobro de raízes. Isso demonstra a importância da fertilização nitrogenada em solos de textura argilosa e de elevada fertilidade, favorecendo o desenvolvimento de raízes, o que se torna importante em ocasião de ocorrência de déficit hídrico acentuado nesses solos.

Na USA e USL a adubação nitrogenada de soqueira não exerceu efeito pronunciado na massa de raízes, assim como a fertilização nitrogenada de plantio não exerceu influência marcante na massa de raízes no 2º corte do canavial.

Na USA e USL a massa de raízes na cana-planta foi praticamente igual à da cana-soca, sendo na média de todas as doses de N, respectivamente de 2,4 e 2,5 t ha-1 na cana-planta e 2,2 e 2,6 t ha-1 na cana-soca. Entretanto, a massa de rizomas diminuiu, passando de 5,2 e 4,3 t ha-1 na cana-planta para 4,6 e 3,2 t ha-1 na cana-soca, respectivamente na USA e USL, ou seja, diminuição de 12 e 25% na massa. Isso podendo ter sido devido, provavelmente, à decomposição dos colmos-sementes e de rizomas de um ciclo para outro. Já na USM houve diminuição tanto da massa de raízes (1,35 para 0,8 t ha-1) quanto de rizoma (6,3 para 3 t ha-1) da colheita da cana-planta à da cana-soca. Portanto, não foi encontrado acúmulo da massa de raízes de um ciclo para outro, como se constatou na literatura, embora neste trabalho as avaliações tenham se restringido aos ciclos da cana-planta e 1ª soqueira.

4.4. Conclusões

A adubação nitrogenada de plantio favoreceu o crescimento de raízes e esse fato relacionou-se à maior produtividade da cana-planta, especialmente em condições de solos eutróficos;

Em solo argiloso de elevada fertilidade a maior produtividade da cana-planta relacionou-se à menor massa de raízes, enquanto em solos de textura média e menor fertilidade ocorreu o inverso;

A maior massa de raízes em solo de textura média e menor fertilidade em comparação com solo argiloso de elevada fertilidade diminuíram os efeitos do déficit hídrico, favorecendo a rebrota da soqueira e resultando em menor queda na produtividade entre os cortes;

O déficit hídrico limitou resposta da cana-de-açúcar à adubação nitrogenada de plantio e de soqueira;

A massa de raízes se manteve constante em solo de textura média e diminuiu em solo de textura argilosa entre o 1º e 2º corte, sendo que a massa de rizomas reduziu entre os ciclos agrícolas, em todos solos.

Referências

ALLEN, R.G.; PERIERA, L.S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO, 1998. 300 p. (FAO Irrigation and Drainage Paper, 56).

ARAÚJO, A.M.S.; SAMPAIO, E.V.S.B.; SALCEDO, I.H. Mineralização do C e do N em amostras armazenadas de solo cultivado com cana-de-açúcar, ao longo de dez anos, com e sem fertilização nitrogenada. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 25, p. 43-50, 2001.

BOLOGNA-CAMPBELL, I.R. Balanço de nitrogênio e enxofre no sistema solo-cana-

de-açúcar no ciclo de cana-planta. 2006. 110 p. Tese (Doutorado em Solos e

Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo,Piracicaba, 2006.

BRITO,A.S.Balanço de água em um Latossolo Vermelho cultivado com cana-de- açúcar. 2006. 82 p. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola

Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2006.

CANTARELLA,H.;TRIVELIN,P.C.O.;VITTI.A.C.Nitrogênio e enxofre na cultura da cana-de-açúcar. In: SIMPÓSIOSOBRENITROGÊNIO E ENXOFRE NA

AGRICULTURA BRASILEIRA, 2007, Piracicaba. Anais ... Piracicaba: IPNI, 2007. p. 355-392.

CARNAÚBA, B.A.A. O nitrogênio e a cana-de-açúcar. STAB. Açúcar, Álcool e

Subprodutos, Piracicaba, v. 8, n. 3/4, p. 24-41, 1990.

CASAGRANDE, A.A. Tópicos de morfologia e fisiologia da cana-de-açúcar. Jaboticabal: FUNEP, 1991. 157 p.

DOORENBOS, J.; KASSAM, A.H. Efeito da água no rendimento das culturas. Tradução de H.R. Gheyi et al. Campina Grande: UFPB, 1994. 306 p. (Estudos FAO Irrigação e Drenagem, 33).

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisas de Solos. Sistema brasileiro de

classificação de solos. Brasília: Embrapa Produção de informação; Rio de Janeiro:

Embrapa Solos, 1999. 412 p.

FRANCO, H.C.J.; BOLOGNA, I.R.; FARONI, C.E.; VITTI, A.C.; TRIVELIN, P.C.O.

Acúmulo de macronutrientes em cana-de-açúcar em função da adubação nitrogenada e dos resíduos culturais incorporados ao solo no plantio. Bragantia, Campinas, v. 66, n. 4, p. 521-526, 2007a.

FRANCO, H.C.J.; VITTI, A.C.; FARONI, C.E.; CANTARELLA, H.; TRIVELIN, P.C.O. Estoque de nutrientes em resíduos culturais incorporados ao solo na reforma de áreas com cana-de-açúcar. STAB. Açúcar, Álcool e Subprodutos, Piracicaba, v. 25, n. 6, p. 32-36, 2007b.

GEE, G.W.; OR, D. Particle-size analysis. In: DANE, J.H.; TOPP, G.C (Ed.). Methods of

soil analysis: physical methods. Madison: American Society of Agronomy, 2002.

p. 255-289.

INMAN-BAMBER, N.G.; MCGLINCHEY, M.G. Crop coefficients and water use estimates for sugarcane based on long-term Bowen ratio energy balance measurements. Field

Crops Research, Amsterdam, v. 83, p. 125-138, 2003.

INMAN-BAMBER, N.G.; SMITH, D.M. Water relations in sugarcane and response to water deficits. Field Crops Research, Amsterdam, v. 92, p. 185-202, 2005.

MARINHO, M.L.; BARBOSA, G.V.S. Adubação nitrogenada da cana-planta na região Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE DOS TÉCNICOS AÇUCAREIROS DO BRASIL, 6., 2006, Maceió. Anais ... Piracicaba: STAB, 2006. p. 455-460.

MORELLI, J.; DEMATTÊ, J.L.I.; DALBEN, A.E.; NELLI, E. Parcelamento da adubação nitrogenada em cana-planta: aplicação no solo. STAB. Açúcar, Álcool e Subprodutos,

ORLANDO FILHO, J. Calagem e adubação da cana-de-açúcar. In: CÂMARA, G.S.; OLIVEIRA, E.A.A. (Ed.). Produção de cana-de-açúcar. Piracicaba: FEALQ, 1993. p. 133-146.

PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R.; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Agropecuária, 2002. 478 p.

RAIJ, B. van; ANDRADE, J.C.; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A. (Ed.). Análise

química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas: Instituto

Agronômico, 2001. 285 p.

ROLIM, G.S.; SENTELHAS, P.C.; BARBIERI, V. Planilhas no ambiente EXCELTM para os cálculos de balanços hídricos: normal, sequencial, de cultura e de produtividade real e potencial. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 133- 137, 1998.

SALCEDO, I.H.; SAMPAIO, E.V.S.B.; ALVES, G.D. Mineralização do carbono e do nitrogênio em solo cultivado com cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciência do

Solo, Viçosa, v. 9, p. 33-38, 1985.

SAMPAIO, E.V.S.B.; SALCEDO, I.H.; BETTANY, J. Dinâmica de nutrientes em cana- de-açúcar. I: Eficiência de utilização da uréia (15N) em aplicação única ou parcelada.

Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 19, n. 8, p. 943-949, 1984.

SAMPAIO, E.V.S.B.; SALCEDO, I.H.; CAVALCANTI, F.J.A. Dinâmica de nutrientes em cana-de-açúcar. III: conteúdo de nutrientes e distribuição radicular no solo. Pesquisa

Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 4, p. 25-431, 1987.

SMITH, D.M.; INMAN-BAMBER, N.G.; THORBURN, P.J. Growth and function of the sugarcane root system. Field Crops Research, Amsterdam, v. 92, p. 169-183, 2005.

THORBURN, P.J.; DART, I.K.; BIGGS, I.J.; BAILLIE, C.P.; SMITH, M.A.; KEATING, B.A. The fate of nitrogen applied to sugarcane by trickle irrigation. Irrigation Science, Berlin, v. 22, p. 201-209, 2003.

TRIVELIN, P.C.O.; VITTI, A.C.; OLIVEIRA, M.W.; GAVA, G.J.C.; SARRIÉS, G.A. Utilização de nitrogênio e produtividade da cana-de-açúcar (cana-planta) em solo arenoso com incorporação de resíduos da cultura. Revista Brasileira de Ciência do

VASCONCELOS, A.C.M. Desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea de

socas de cana-de-açúcar sob dois sistemas de colheita: crua mecanizada e

queimada manual. 2002. 140 p. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Jaboticabal, 2002.

VITTI, A.C.; TRIVELIN, P.C.O.; GAVA, G.J.C., PENATTI, C.P.; BOLOGNA, I.R.; FARONI, C.E.; FRANCO, H.C.J.F. Produtividade da cana-de-açúcar relacionada ao nitrogênio residual da adubação e do sistema radicular. Pesquisa Agropecuária

Brasileira, Brasília, v. 42, n. 2, p. 249-256, 2007.

WIEDENFELD, R.P. Effects of irrigation and N fertilizer application on sugarcane yield and quality. Field Crops Research, Amsterdam, v. 43, p. 101-108, 1995.

______. Water stress during the different sugarcane growth periods on yield and

response to N fertilization. Agricultural Water Management, Amsterdam, v. 43, p. 173- 182, 2000.