• Nenhum resultado encontrado

O Sistema de Distribuição do SAAETRI é composto por 7 reservatórios com capacidade total de armazenamento de 4.220 m³ de agua tratada, conforme Tabela 13.

Unidade Volume (m³) Material Ano da Construção

ETA Cantagalo 3.600 Chapa Metálica 2012

Habitat 300 Metálico 2012

CTB 100 Chapa Metálica 2013

Purys 30 Concreto 1981

Pilões 50 Chapa Metálica 2012

Morada do Sol K 40 Concreto 1980

Morada do Sol I 100 Concreto 1981

Total 4.220

Tabela 13 - Sistema de Reservação

Considerando a NBR 1.217 - Projeto de reservatório de distribuição de água para abastecimento público – Procedimento, a capacidade de reservação do sistema deve ser de 1/3 do dia de maior consumo, como não existe medição específica para o dia de maior consumo e considerando a média da produção diária do ano de 2013 que foi de 24.192 m³, é necessário que o sistema de reservação possua uma capacidade de 9.000 m³, portanto existe no sistema um déficit de aproximadamente 5.000 m³.

2.4.1 Reservatório da ETA Cantagalo

O reservatório do sistema de abastecimento de água do Cantagalo é do tipo apoiado e está instalado próximo a ETA em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 3.600 m³ e seu material de composição é em chapa metálica.

De uma forma geral, o reservatório está em ótimo estado de conservação e está localizado de forma a permitir fácil acesso as ações de operação e de manutenção. A escada encontra-se adequada aos padrões de segurança o que possibilita maior proteção aos operadores. Por outro lado, observou-se a inexistência de para raio e sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação. (Figura 40).

Figura 40 – Reservatório apoiado – Eta Cantagalo

N S Engenharia Sanitária e Ambiental S/S Ltda. EPP.

R. Paissandu, 577 – Sala 3 – Centro – Mogi Mirim -SP - CNPJ – 02.470.978/0001-42 – Inscr. Estadual – Isenta Tel. – (19) – 3804-1818 nsengenharia@uol.com.br

2.4.2 Reservatório Habitat

O reservatório do sistema de abastecimento de água do Habitat é do tipo apoiado e está instalado em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 300 m³ e seu material de composição é em chapa metálica.

De uma forma geral, o reservatório está em bom estado de conservação e está localizado de forma a permitir fácil acesso as ações de operação e de manutenção. A escada encontra-se adequada aos padrões de segurança o que possibilita maior proteção aos operadores. Por outro lado, observou-se a inexistência de para raio e sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação. (Figura 41).

Figura 41 – Reservatório apoiado

Fonte: N S Engenharia (2014)

2.4.3 Reservatório CTB

O reservatório do sistema de abastecimento de água do CTB é do tipo apoiado e está instalado em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 100 m³ construído em chapa metálica.

De uma forma geral, o reservatório está em ótimo estado de conservação e está localizado de forma a permitir fácil acesso as ações de operação e de manutenção. A

escada encontra-se adequada aos padrões de segurança o que possibilita maior proteção aos operadores. Por outro lado, observou-se a inexistência de para raio e sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação.

Figura 42 – Reservatório apoiado – CTB

Fonte: N S Engenharia (2014)

2.4.4 Reservatório Purys

O reservatório do sistema de abastecimento de água do Purys é do tipo elevado e está instalado próximo a Elevatória Purys em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 30m³ e seu material de composição é em concreto armado.

De uma forma geral, o reservatório está em péssimo estado de conservação, construído em local de difícil acesso para se realizar as ações de operação e de manutenção. A escada encontra-se fora dos padrões de segurança. Também, observou- se a inexistência de para raio e sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação.

N S Engenharia Sanitária e Ambiental S/S Ltda. EPP.

R. Paissandu, 577 – Sala 3 – Centro – Mogi Mirim -SP - CNPJ – 02.470.978/0001-42 – Inscr. Estadual – Isenta Tel. – (19) – 3804-1818 nsengenharia@uol.com.br

Figura 43 – Reservatório elevado – Purys

Fonte: N S Engenharia (2014)

2.4.5 Reservatório Pilões

O reservatório do sistema de abastecimento de água dos Pilões é do tipo apoiado e está instalado em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 100 m³ e seu material de composição é em chapa metálica.

De uma forma geral, o reservatório está em ótimo estado de conservação, construído em local de fácil acesso as ações de operação e de manutenção. A escada encontra-se adequada aos padrões de segurança o que possibilita maior proteção aos operadores. Por outro lado, observou-se a inexistência de para raio e sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação.

Figura 44 – Reservatório apoiado - Pilões

Fonte: N S Engenharia (2014)

2.4.6 Reservatório Morada do Sol K

O reservatório do sistema de abastecimento de água da Morada do Sol K é do tipo elevado e está instalado em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 40 m³ e seu material de composição é concreto.

De uma forma geral, o reservatório está em regular estado de conservação e está localizado de forma a permitir fácil acesso as ações de operação e de manutenção. A escada encontra-se fora dos padrões de segurança. Observou-se a inexistência de para raio, sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação. (Figura 45)

N S Engenharia Sanitária e Ambiental S/S Ltda. EPP.

R. Paissandu, 577 – Sala 3 – Centro – Mogi Mirim -SP - CNPJ – 02.470.978/0001-42 – Inscr. Estadual – Isenta Tel. – (19) – 3804-1818 nsengenharia@uol.com.br

Figura 45 – Reservatório elevado I

Fonte: N S Engenharia (2014)

2.4.7 Reservatório Morada do Sol I

O reservatório do sistema de abastecimento de água da Morada do Sol I é do tipo elevado e está instalado em uma área elevada que possibilita a distribuição por gravidade. Possui capacidade volumétrica de 100 m³ e seu material de composição é concreto.

De uma forma geral, o reservatório está em regular estado de conservação e está localizado de forma a permitir difícil acesso as ações de operação e de manutenção. A escada encontra-se fora dos padrões de segurança. Observou-se a inexistência de para raio, sinalizador noturno, controle de nível, extravasor e tubulação de ventilação. (Figuras 46).

Figura 46 – Reservatório elevado II

Fonte: N S Engenharia (2014)

Documentos relacionados