• Nenhum resultado encontrado

3.4 SISTEMA UTILIZADO

O sistema utilizado foi o mesmo dos quatro últimos ciclos, que é integrado ao SIE e a outros sistemas já em uso pela Instituição, no qual o servidor pode realizar as avaliações, salvar e, se considerar necessário, dentro do prazo de abertura do sistema de avaliação, fazer alterações. O acesso é feito através do login e da senha únicos da Ufes, pelo link www.progepweb.ufes.br/avalia.

Ao acessar o sistema, o servidor poderia realizar a avaliação como Servidor, como Chefia ou como Usuário.

Aos servidores técnico-administrativos em educação sem função de chefia foram disponibilizados os seguintes formulários:

• Levantamento das necessidades de capacitação (obrigatório, para si próprio,

antes das avaliações);

12

• Diagnóstico das Condições de Trabalho (passo 1);

• Autoavaliação (passo 2);

• Avaliação da Equipe de Trabalho (passo 3); e

• Avaliação da Chefia Imediata (passo 4).

Aos servidores técnico-administrativos em educação que exercem função de chefia competia preencher, além dos formulários anteriores, o levantamento das necessidades de capacitação e a avaliação de desempenho dos servidores em exercício na unidade administrativa sob sua responsabilidade, ambos individualmente para cada servidor. Aos docentes em função gerencial competia apenas realizar o levantamento das necessidades de capacitação e a avaliação de desempenho dos servidores em exercício na unidade administrativa sob sua responsabilidade, ambos individualmente para cada servidor.

Além dos formulários acima, o de Avaliação pelos Usuários podia ser preenchido, por usuários internos (servidores técnico-administrativos e docentes e alunos) e por usuários externos à Instituição. Para preencher esse instrumento não era necessário efetuar login, bastando acessar o sistema pelo link disponível no sítio eletrônico da Progep, não sendo, portanto, a avaliação identificada.

3.4.1 Formulário de Levantamento das Necessidades de Capacitação

No início de 2019, foi aprovada a Resolução nº 01/2019-CUn/Ufes (revogando-se

a Resolução nº 21/2017-CUn/Ufes), que estabelece as normas para afastamento, afastamento

parcial e concessão de carga horária aos servidores ocupantes dos cargos

técnico-administrativos em educação da Ufes, visando à participação em cursos de capacitação nas

modalidades de qualificação e aperfeiçoamento. Essa resolução prevê a formação de

comissões, denominadas Comissões de Planejamento da Capacitação de Servidores

Técnico-Administrativos em Educação (CPCS), responsáveis por elaborar os planejamentos da

13

capacitação dos servidores técnico-administrativos de cada unidade estratégica. Esses planejamentos, por sua vez, são utilizados para elaborar o Plano Anual de Capacitação da Ufes

1

.

Assim como no último ciclo, com a finalidade de colher as informações necessárias à elaboração dos planejamentos internos de capacitação das unidades, foi aplicado, junto à avaliação de desempenho, o formulário de levantamento de necessidades de capacitação, porém reformulado e adequado à nova resolução. Essas informações foram repassadas às comissões para que elaborassem o planejamento de suas respectivas unidades, o qual deve passar pela análise e aprovação do gestor da unidade estratégica ou do Conselho Departamental, no caso dos Centros de Ensino, antes de ser enviado à DDP/Progep, para inclusão no planejamento das capacitações dos servidores técnico-administrativos para 2020.

1 Em 28 de agosto de 2019 foi publicado o Decreto nº 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Dentre os instrumentos da PNDP está o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), em substituição ao antigo Plano Anual de Capacitação (PAC). Adaptamos as informações obtidas com o levantamento das necessidades de capacitação para elaborar o PDP 2020.

14

4 DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A divulgação do Ciclo 2019 de Avaliação de Desempenho foi realizada por meio de:

• Reuniões de divulgação – foram realizadas 9 reuniões para divulgação do ciclo 2019 da Avaliação de Desempenho na Ufes, abarcando os campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, além de reunião com as chefias no Hucam e divulgação para os novos servidores durante o Seminário de Integração (ANEXO A).

• E-mails enviados aos endereços eletrônicos institucionais e pessoais cadastrados na Ufes para todos os servidores técnico-administrativos, inclusive os que se encontravam em situação especial de avaliação, com as orientações adequadas a cada situação, e para os docentes em função gerencial, no dia de abertura do sistema e durante o processo, neste último caso, somente para aqueles com pendências. Também foi enviado aos servidores técnico-administrativos e-mail uma semana antes da abertura do sistema, informando o cronograma e o link de acesso. Também foi enviado e-mail sobre avaliação aos usuários para os discentes e docentes. Para esses últimos ainda foi enviada uma enquete para verificarmos os diagnósticos de condições de trabalho dessa categoria (ANEXO B).

• Notícia publicada no site da Progep e no Portal da Ufes (ANEXO C).

• Jornal Informa nº 545, de 27 de junho a 11 de agosto 2019 (ANEXO D).

• Disponibilização de manual sobre a avaliação de desempenho, inclusive sobre o sistema, no site da Progep.

• Ligações às chefias e servidores.

Por meio do Ofício 01/2019/DA/DDP/Progep/Ufes, foi solicitado o apoio da

Superintendência de Comunicação (Supec) na confecção da arte utilizada na divulgação e

durante o Programa, com cartaz A4 colorido e arte para folheto. Também foi solicitada

divulgação nas redes sociais oficiais e no Jornal Informa.

15

5 RESULTADOS DA AVALIAÇÃO

O resultado final da Avaliação de Desempenho 2019, após análise e resposta da maioria dos recursos, foi disponibilizado no sistema para consulta individual em 30 de agosto de 2019.

2

Na tabela abaixo, é apresentado o histórico da participação dos servidores na Avaliação de Desempenho da Ufes desde o ciclo de 2016. Nota-se que houve aumento significativo no preenchimento do instrumento de avaliação do servidor pela chefia imediata de 2016 para os últimos três ciclos:

Tabela 1: Comparativo de participação dos servidores na avaliação de desempenho 2016 a 2019 Situação da

Avaliação

Nº de servidores

2016

2016

%

Nº de servidores

2017

2017

%

Nº de servidores

2018

2018

%

Nº de servidores

2019

2019

% Avaliação

Completa 1957 93,77% 1938 95,45% 1946 93,78% 1936 95,42%

Faltou

Autoavaliação 108 5,17% 99 4,86% 126 6,07% 92 4,53%

Faltou Avaliação da

Chefia 29 1,39% 4 0,19% 5 0,24% 4 0,20%

Faltou Avaliação da

Equipe 14 0,67% 6 0,29% 7 0,34% 9 0,44%

Total de Servidores

Aptos 2087 100% 2039 100% 2075 100% 2029 100%

Documentos relacionados