• Nenhum resultado encontrado

Neste anexo é efetuada uma descrição do sistema de controlo das luminárias, com dimming, propostas pelos fabricantes da Schréder e Arquiled.

2.1 – Sistema Owlet Solução de Telegestão

O sistema Owlet Nightshift é segundo a referencia [61] uma solução de Gestão de Energia Ponto a Ponto para aplicação em instalações de iluminação exterior.

Baseado na utilização de um protocolo wireless para efetuar a comunicação entre luminárias, esta solução é extremamente versátil ao nível da sua aplicação e implementação.

Este tipo de solução integra funcionalidades que permitem um elevado nível de controlo e gestão das instalações sendo possível monitorizar, controlar e gerir de forma muito eficaz as instalações. O controlo de custos pode ser feito eficazmente dado que são obtidas informações precisas sobre os consumos energéticos.

O sistema Owlet Nightshift contribui para uma eficaz gestão das instalações de IP, assegurando a iluminação adequada aos locais e níveis de utilização, contribuindo para uma redução dos custos associados à manutenção e Gestão da rede de iluminação.

Arquitetura do Sistema

O Owlet Nightshift utiliza ZigBee (IEEE 802.15.4 Standard), um protocolo standard de comunicação wireless internacional e aberto que possui funcionalidades técnicas com elevadas mais-valias económicas. Uma das suas características principais é o facto de cada elemento (controlador de luminária) funcionar como transmissor de informação até que se atinja o destino final, numa rede em malha aberta e transparente, sendo que a informação é encriptada para efeitos de segurança.

Componentes do sistema Owlet

A solução Owlet, ao nível dos componentes de hardware, é constituída por: 1. Plataforma do controlo de gestão;

2. LuCo-NX (Controlador de Luminária); 3. Balastro Eletrónico;

4. SeCo (Controlador de Segmento).

i – Plataforma de Controlo e Gestão

A plataforma de gestão permite um conjunto de valências ao nível da informação recolhida pelos SeCo (Controladores de Segmento) e no tratamento dos dados obtidos, permitindo gerar uma imagem completa dos consumos, custos e estado das instalações.

Em termos gerais, possibilita:

 A gestão do parque de luminárias abrangido no projeto a partir de qualquer local, bastando para tal possuir um acesso PC remoto com as devidas autorizações de acesso e manipulação.

 Instalar novas luminárias de diferentes fabricantes desde que compatíveis com os protocolos já enunciados anteriormente, num conceito de interoperabilidade de luminárias.

 Possibilidade de otimização dos consumos de energia e níveis de iluminação, mediante as variáveis e condicionantes de cada local, dado que a implementação do sistema de telegestão permite uma total adaptabilidade do parque de luminárias em função das necessidades do momento.

 Possibilidade de melhoria da gestão no âmbito da manutenção do parque de luminárias em função da identificação dos alarmes, erros e falhas através da gestão remota do parque de luminárias, evitando inspeções desnecessárias.

 Possibilidade de registo e armazenamento de dados de forma automática, contribuindo para uma melhor gestão da parametrização e manutenção das instalações.

 Possibilidade de modificar a parametrização em função das necessidades do município, por zonas ou áreas especificas, tais como: avenidas, ruas e becos, por exemplo. Estas alterações poderão advir das informações reportadas dos vários locais por parte das luminárias e de eventuais sensores que disponham.

 Possibilidade de parametrização individualizada ou por grupos conforme necessidades.

ii – LuCo-NX (Controlador de Luminária)

A função do LuCo-NX, permite controlar qualquer tipo de balastro eletrónico, bem como drivers de LEDs, desde que possuam o protocolo de comando 1-10V. Controla no

máximo 8 drivers. Este permite gerir potências até 1000

VA.

Através deste controlador é possível recolher todo um conjunto de informações e parâmetros elétricos como Tensões, Frequência, Correntes, Facto de Potência, Consumos, Estado da lâmpada, etc....

Por algum motivo caso não exista comunicação entre o LuCo-NX e o SeCo, o LuCo-NX entra em modo de funcionamento automático e ligará e desligará a luminária com comando.

iii – Balastro Eletrónico

Os balastros eletrónicos são equipamentos com eficiência e fator de potência elevados >0,95. Permitem efetuar o controlo de fluxo luminoso, gerando desta forma poupança energética face a soluções convencionais.

iv – SeCo (Controlador de Segmento)

O SeCo é a unidade central de gestão que permite, controlar e monitorizar LuCos (Controlador de Luminária).

Este possui um grau de proteção, tendo como única restrição estar localizado num ponto com visibilidade a uma das luminárias da instalação para efeitos de comunicação wireless. É o elemento responsável pela recolha de informações do sistema e envio das mesmas para o servidor, estando este processo de comunicação protegido numa rede VPN. Essa comunicação é feita via TCP/IP, ADSL, GPRS ou 3G.

Figura A2.2 – Controlador de Luminária (LuCo-NX) [62].

Figura A2.3 – Controlador de Segmento (SeCo) [62].

2.2 – Sistema de Gestão Arquicity

As luminárias Arquicity segundo a referência [63] estão preparadas para comunicar por PLC através do protocolo de comunicação que foi desenvolvido para comunicação através da rede de energia da IP.

Este protocolo tem a capacidade de gestão da rede, proporcionando a cada dispositivo a interação com o meio.

O funcionamento da comunicação PLC do Arquicity baseia-se numa interatividade master- slave, que permite comunicar bidireccionalmente e parametrizar um conjunto de ações, que serão despoletadas autonomamente, dando resposta a determinados eventos. O controlo e monitorização do mesmo podem ser realizados online, através de uma plataforma web.

O master é instalado no Posto de Transformação e os slaves estão presentes em cada luminária integrante da rede. Cada luminária possui sistema operativo, que tem a capacidade de executar aplicações transmitidas do sistema principal para a luminária.

Figura A2.4 – Esquema representativo do sistema de gestão ARQNET [63].

No entanto, existe o limite de 1785 slaves ligados por cada master PLC.

Qualquer que seja a disposição das luminárias a distância máxima do master ao último slave é de 600 metros.

Documentos relacionados