• Nenhum resultado encontrado

Sistemas de informação (SI)

No documento Dissertacao DayvidFares 2014 (páginas 32-36)

PARTE I ENQUADRAMENTO TEÓRICO

2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

2.4 Sistemas de informação (SI)

Outro conceito importante é de sistema de informação, pois como dito anteriormente faz parte da tecnologia da informação e é quão importante quanto este. Segundo Turban, McLean e Whetherbe (2002), o sistema de informação

coleta, processa, armazena e dissemina informações com um determinado objetivo. Como qualquer outro sistema, o Sistema de informação inclui inputs (dados, intruções) e outputs (relatórios, cálculos). Ele processa os inputs e produz

outputs, que são enviados para usuário e outros sistemas. Pode conter também

um mecanismo feedback que controla a operação. (Turban, McLean & Whetherbe, 2002, p. 39)

Podemos visualizar melhor este conceito de como funciona um SI na figura baixo:

Figura 2. Esquema de um SI

Fonte: Turban, Mclean e Wetherbe (2002, p. 39)

O SI nada mais são que programas, softwares que são utilizados nos computadores em geral, que recebem os dados, os processam e geram uma informação (saída dos dados).

Laudon e Laudon (2011) também corroboram com este conceito de sistema de informação e acrescentam mais alguns itens sobre decisão. Para os autores o SI pode ser definido

tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que colocam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. [...] auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. (Laudon & Laudon, 2011, p. 12)

Nesta visão de SI, os autores enfocam um conceito mais gerencial e empresarial sobre sistemas, mas que não deixa de ser importante, pois um dos benefícios de se utilizar sistemas de informação é para, primeiramente, solucionar um problema trazendo maior eficiência e agilidade num processo ou produto e, posteriormente, ajudar os usuários numa tomada de decisão baseado no processamento dos dados que este sistema gera (relatórios), sendo uma ferramenta crucial para as empresas e organizações atualmente.

Cada sistema de informação tem seu objetivo próprio, como é o caso, por exemplo, dos softwares educacionais, que são sistemas específicos para o auxilio na educação dos estudantes e professores. Assim como estes existem outros sistemas como: os gerenciais, de relacionamento, de negócios. Todos visam atender de forma qualitativa as necessidades

que os usuários ou as empresas possuem, fornecendo uma rápida e eficiente resposta a seus problemas.

“Para usar os sistemas de informação com eficiência, é preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistema de informação oferece soluções para importantes problemas e desafios organizacionais que a empresa enfrenta”, conforme Laudon e Laudon (2011, p. 14).

Figura 3. SI é muito mais que computadores

Fonte: Laudon e Laudon (2011, p. 14)

Essa figura ilustra que o sistema de informação é uma ferramenta que não envolve somente a parte tecnológica e sim outras áreas do conhecimento, como as dimensões organizacionais e humanas dos sistemas, as dimensões técnicas e capacitação das pessoas na utilização dos SI. Ou seja, um simples programa, software impacta diretamente na organização em que está sendo usado, nas pessoas que irão usar (necessário treinamento), e na infraestrutura que a empresa tem que dispor para instalação do aplicativo.

Quando se fala em sistema não se pode esquecer jamais do principal e mais importante sistema computacional, o sistema operacional (SO). Ele que faz com que os computadores, celulares, tablets funcionem de maneira fácil e simples para o usuário. Além disso, é o responsável pelo controle e gerência das atividades do computador.

Para confirmar esta idéia trago o conceito deLaudon e Laudon (2011) sobre sistema operacional:

é o gerente geral do sistema de computador, permitindo que esse sistema lide com várias tarefas e usuários ao mesmo tempo. Ele aloca e designa recursos do sistema, programa a utilização dos recursos e tarefas e monitora as atividades do sistema. Além disso, provê locais de memória primária para dados e programas e controla os dispositivos de entrada e saída, como impressoras, terminais e conexões de comunicação. Também coordena a programação das tarefas em execução no computador, acompanha cada tarefa e monitora quem está usando o sistema, os programas executados e quaisquer tentativas não autorizadas de acesso ao sistema. (Laudon & Laudon, 2011, p. 117)

Uma forma mais técnica de conceituar sistema operacional é dizendo que este “é uma camada de software colocada entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários” (Oliveira, Carissimi & Toscani, 2010, p. 22). O objetivo do sistema é tornar a utilização do computador mais eficiente e mais conveniente.

Pensando nesse objetivo é que foram desenvolvidos vários tipos de sistemas operacionais, sendo que uns são pagos e outros livres. Os sistemas pagos são geralmente os conhecidos como código fechado, ou seja, não pode ser modificado e redistribuído. Já os livres são os chamados de código aberto, porque podem ser modificados e redistribuídos de forma gratuita para os usuários. Os exemplos respectivos é a família Windows e Linux.

A ilustração abaixo exemplifica alguns tipos de sistema operacional.

Figura 4. Exemplos de Sistema Operacional

Fonte: Laudon e Laudon (2011, p. 119)

A grande rivalidade entre os sistemas operacionais está entre Windows e Linux, devido, principalmente, à questão financeira para a aquisição dos sistemas, já que um é pago e ou grátis, respectivamente. Porém, boa parte dos usuários de computador utiliza o

Windows, por questão de costume e facilidade de manuseio do software.

Como se pode observar, a área de tecnologia da informação requer um conhecimento vasto em vários assuntos, como saber utilizar o sistema operacional, conhecer as ferramentas disponíveis – sistemas de informação e softwares -, utilizar de forma proativa a internet e, a rede de computadores, a comunicação digital. Isso é o mínimo necessário para o usuário aprender ou se capacitar para que ele possa usufruir da tecnologia a seu favor em qualquer área do conhecimento, seja na educação, administração, finanças ou recursos humanos.

No documento Dissertacao DayvidFares 2014 (páginas 32-36)

Documentos relacionados