• Nenhum resultado encontrado

Sistemas =peracionais 85oidades do indows 1K

prof.: JOSÉ ROBR!O COS!"

Nota de Copyright ©2016 -Jo#$ Ro%erto Co#ta - Todo conteúdo aqui contido foi compilado de diversos materiais disponveis na !nternet e est" licenciado so# uma $icen%a Creative Commons &ttri#ution-NonCommercial 'para ver uma c(pia desta licen%a) visite http://www.creativecommons.org.br *) podendo ser livre- mente copiado) impresso) distri#udo e modificado mediante os termos da +N, ree .ocumentation $icense vers/o 1 ou posterior pu#licado pela ree of- t3are oundation

& "

!U"LI>"45O 'O

IN'OS

" at,a+i;a/0o para o indo# & $ grat,ita se realizada até a data de D> de jul'o de DB=P %e na condição que o usuário  já ten'a uma !ersão licenciada do 7indos E, 7in A ou 7in A.=&. 3sta atualização foi projetada para manter todos os do- cumentos, aplicati!os e dispositi!os dispon)!eis ap#s a con- clusão do processo.

Obser!ação: Po##o de#fa;er a at,a+i;a/0o e Go+tar para o me, Si#tema Operaciona+ anterior3 *e ti!er feito a atualiza- ção á menos de um m4s para o 6indoBs # !oc4 poderá desfazer atualização para a sua !ersão anterior do 6indoBs em Confi(ura"Pes W $tuali2a"#o e Se(uran"a W ecupera! "#o.

1 C

O)P"R"4DS N!R "S

F

RSDS

'

O

IN'OS

1onfira o que 'á de no!o e o que foi mel'orado no 7indos =B em relação as outras !ers"es do 7indos.

in M in Q.& in &

)en, Iniciar  

Inicia+i;a/0o Rápida %6<perboot  Instanto&

 

(ia/0o de "p+icatiGo# Sie seus aplicati!os na barra de tarefas.

  

indo# @e++o

3limine as sen'as. Saça lo$on de forma se$ura com um ol'ar ou um toque %uso de recursos de biometria&.

One'riGe Integrado

+rmazenamento nas 8u!ens

 

Contin,,m

+lterne de forma fácil e rá- pida entre os 0odos de 2es5top e (ablet.

in M in Q.& in & )icro#oft dge %em substitui-

ção ao Internet 3plorer&

),+tide#Vtop 7*rea de !ra- %a+Ho Firt,ai#8

1rie des5tops !irtuais e !eja as tarefas abertas em uma /nica !isualização.  indo# Store %9oja de +plicati!os&  

< C

ON!"

)ICROSO(!

Yuando !ocC confi$ura uma conta da 0icrosoft em todos os seus dispositi!os e ser!iços, tudo o que é mais importam para !ocC, como pessoas, documentos, fotos e confi$ura- ç"es, o acompan'a em todos os dispositi!os que !ocC está usando esta conta.

ua conta da 0icrosoft permite fluir li!remente de uma ta- refa a outra e de um dispositi!o para outro e apro!eitar de ser!iços como: O,t+ooV.com One'riGe Office indo# SV[pe T%o LiGe Bing )SN Bra#i+ e indo# Store# de forma simplificada, em conjunto e inte$rada.

A C

ON(IUR"R

R

CURSOS '

(")\LI"

M fácil compartil'ar seu computador com 7indos =B com membros da fam)lia. +dicione membros da sua fam)lia usando W"dicionar ,m )em%ro da (am+iaX nas 1onfi$ura- ç"es do computador, e eles também poderão usar esse com - putador.  Goc] e#tará #empre no contro+e. É po##Ge+ per- mitir o, impedi-+o# de ,#ar ,m comp,tador a ,a+,er mo- mento.

+dicione as crianças L sua fam)lia para ajudá-las a ficar mais se$uras online. Os adultos da fam)lia podem !er relat#rios das ati!idades online das crianças, limitar o tempo de utiliza- ção dos computadores, definir os per)odos em que eles po- dem usar seus dispositi!os e asse$urar que eles não acessem sites, aplicati!os ou jo$os inadequados.

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.:  de 144 . Am seu computador com 6indoBs # !á at& Confi(ura!

"Pes W Contas W <am3lia e =utros suários. F. 5lique em $dicionar um Membro da <am3lia.

G. *elecione $dicionar uma Crian"a ou $dicionar um $dulto. R. =igite o endereço de e-mail da pessoa para a qual dese%a en!iar um con!ite para participar.

X. *e eles não ti!erem um endereço de e-mail# clique em  $  pessoa Gue deseja conidar n#o tem um endere"o de e!

mail.

Q. =epois que ti!erem aceitado o con!ite por e-mail# eles en- trarão no 6indoBs  usando o mesmo endereço de e-mail  para o qual !oc4 en!iou o con!ite.

 

IN'OS

@LLO

O indo# @e++o 7ferramenta de a,tentica/0o %iom$trica8 é uma maneira mais pessoal de entrar em seus dispositi!os com 7indos =B. asta usar seu ol'ar ou di$ital. GocC terá se$urança de n)!el empresarial, permitindo Goc] +ogar no #i#tema #em preci#ar digitar ,ma #enHa.

elecione o %ot0o Iniciar depoi# Config,ra/6e#  Conta#  Op/6e# de ntrada  para confi$urar o 7indos 6ello. 3m 7indos 6ello, !ocC terá opç"es para face impre##0o digi- ta+ o, ri# do# o+Ho# se o computador ti!er um leitor de im- pressão di$ital ou uma cZmera compat)!el. 2epois de tudo confi$urado, basta !ocC passar o dedo ou ol'ar rapidamente para entrar %lo$arV& em seu dipositi!o.

Obser!ação: 9m +@D poderá ser solicitado antes de !oc4 con-  figurar o 6indoBs 0ello.

K O )

NU

I

NICI"R S!* '

FOL!"

O 0enu Iniciar do 7indos =B é compacto e é praticamente uma mistura do formato encontrado nas !ers"es E e A.= do sistema. 2e um lado ele possui uma lista de locais, aplicati!os instalados e documentos, e do outro lado, ficam os blocos dinZmicos %li!e tiles&, onde são eibidos )cones de pro$ra- mas, informaç"es de clima, not)cias e dados de softares. 6á também atal'os para contatos e ebsites prediletos.

O menu do sistema pode ser personalizado: os blocos podem ser rearranjados e redimensionados, e t,do pode #er fiado e de#afiado do )en, Iniciar permitindo que o mesmo fi- que c'eio de informaç"es, de acordo com as necessidades do usuário. O 0enu Iniciar também pode ser epandido de forma que fique como uma janela maimizada.

Fdeo Indicado:

ttps,22BBB.Joutu"e.com2Batc]!ZUgtXTnGEER

K.& Op/6e# do# B+oco# 'in`mico# 7LiGe !i+e#8 do )en, Ini- ciar

e !ocC quiser fazer outras alteraç"es na aparCncia do menu Iniciar, acesse 1onfi$uraç"es. elecione o %ot0o Iniciar e #e- +ecione Config,ra/6e#  Per#ona+i;a/0o  Iniciar  para alterar quais aplicati!os e pastas aparecem no menu Iniciar.

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.: E de 144

M S

NSOR

I-(I

O ensor de 7i-Si conecta !ocC a redes 7i-Si pr#imas. 3le pode fazer estas coisas para !ocC ter acesso L Internet:

• 1onectar !ocC automaticamente a redes 7i-Si aber-

tas con'ecidas por redes de crodsourcin$ a que outras pes- soas se conectaram usando o 7indos. 3les costumam ser 'otspots 7i-Si abertos que !ocC !C quando está fora de casa.

• Conectar a,tomaticamente Goc] a rede# i-(i ,e

#e,# amigo# no (ace%ooV #e,# contato# em O,t+ooV.com o, no SV[pe comparti+Haram com Goc]  depois que ti!er compartil'ado pelo menos uma rede com seus contatos. Yuando !ocC e seus contatos compartil'am redes 7i-Si en- tre si, !ocCs dão acesso L Internet uns aos outros sem preci- sar informar suas sen'as uns aos outros. 8en'uma rede é compartil'ada automaticamente. Yuando se conecta pela primeira !ez a uma rede que decide compartil'ar, !ocC pre- cisa inserir a sen'a e marcar a caia de seleção Comparti+Har Rede com me,# Contato# para compartil'ar a rede.

+s confi$uraç"es iniciais do ensor de 7i-Si são determina- das pelas opç"es que !ocC escol'eu ao confi$urar seu com- putador com 7indos =B ou seu telefone com 7indos =B 0obile pela primeira !ez. GocC pode alterar as confi$uraç"es do ensor de 7i-Si quando quiser, selecionando Config,ra- /6e#  Rede e Internet  i (i  erenciar Config,ra/6e# de i-(i no computador ou Config,ra/6e#  Rede e "ce##o #em (io  i  no telefone e depois alterando uma destas confi$uraç"es ou ambas em ensor de 7i-Si.

Q "

!IF"R O

)

O'O

"FI5O

O )odo "Gi0o oferece ,ma maneira rápida de de#atiGar to- da# a# com,nica/6e# #em fio em #e, comp,tador. "+g,n# eemp+o# de com,nica/0o #em fio #0o i-(i ce+,+ar B+,e- tootH PS e com,nica/0o a c,rta di#t`ncia 7N(C8.

*ara ati!ar o modo a!ião, selecione o )cone de ede na arra de (arefas e selecione 0odo +!ião.

 )

ICROSO(!

ROOF

0/sica do 0icrosoft roo!e é um aplicati!o totalmente no!o para o 7indos =B. 3le reproduz sua coleção de m/si- cas e permite que !ocC crie e ouça pla<lists. +dicione seus 0*Fs ao One2ri!e, e !ocC poderá usar o 0/sica do roo!e para reproduzir suas m/sicas em outros dispositi!os como: computadores, tablets e dispositi!os com 7indos *'one ou o seu Jbo N de $raça.

& N

OFOS

"

PLIC"!IFOS '

-)"IL

 

C"LN'*RIO

O 7indos =B tem no!os aplicati!os de 3-0ail e 1alendário nati!os. 3ncontre-os selecionando o %ot0o Iniciar o, digite -)ai+ o, Ca+endário na Caia de Pe#,i#a na Barra de !a- refa#.

&& )

ICROSO(!

'

O 0icrosoft 3d$e é a mais no!a maneira de na!e$ar na 7eb\ O 0icrosoft 3d$e proporciona a !ocC no!as maneiras de en- contrar conte/do, ler e escre!er na 7eb. O o%ZetiGo da )i- cro#oft $ #,%#tit,ir o Internet p+orer por ,m %ro#er to- ta+mente renoGado e compatGe+ com a# noGa# tecno+ogia# da B.

&&.& @,%: !oda# a# #,a# Coi#a# em ,m #? Loca+

*ense no 6ub como o local onde o 0icrosoft 3d$e mantém os itens que !ocC coleta na 7eb. elecione 6ub para eibir seus fa!oritos, a lista de leitura, o 'ist#rico de na!e$ação e os donloads atuais.

*rocurando seus fa!oritos 8o 6ub, escol'a Sa!oritos e se- lecione Importar Sa!oritos.

&. Bot0o de (aGorito# - 9ista de sites adicionados como Sa- !oritosR

1. Li#ta de Leit,ra - +dicone sites para leitura posteriorR <. @i#t?rico - 9ista de sites !isitadosR

A. 'on+oad# - 9ista de donloads em andamento e conclu- )dos.

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.: F  de 144 Pe#,i#e mai# Rápido na Barra de ndere/o#

GocC não precisa acessar um site para procurar ima$ens de pin$uins fofos. 3conomize tempo e ener$ia di$itando sua pesquisa na prática e con!eniente barra de endereços. 8o mesmo instante, !ocC receberá su$est"es de pesquisa, re- sultados da Internet e seu 'ist#rico de na!e$ação.

&1 I

N!R"45O CO) O

ON'RIF

One2ri!e é o armazenamento online $ratuito %em computa- ção nas nu!ens& que !em com sua conta da 0icrosoft. al!e seus arqui!os lá e !ocC poderá acessá-los de seu computa- dor, tablet ou telefone.

"# No/6e# Bá#ica#

*ara sal!ar um documento com o qual !ocC está trabal'ando no One2ri!e, selecione uma pasta do One2ri!e na lista de locais de sal!amento. *ara mo!er arqui!os para o One2ri!e, abra o 3plorador de +rqui!os e arraste-os para uma pasta do One2ri!e.

Sem Internet3 N0o tem Pro%+ema.

Os arqui!os que !ocC sal!a no One2ri!e estão dispon)!eis online em One2ri!e.com e offline em seu computador. Isso si$nifica que !ocC pode usá-los a qualquer momento, mesmo quando não esti!er conectado L Internet. 2,ando Goc] #e

reconectar o One'riGe at,a+i;ará a# Ger#6e# on+ine com a# a+tera/6e# feita# off+ine.

Os arqui!os offline são práticos quando !ocC está sem uma rede 7i-Si, mas eles também ocupam espaço no seu compu- tador.

Permane/a Sincroni;ado

• 3stá sincronizado com a !ersão online. • 3stá entrando em sincronia.

• + !ersão em seu computador está fora de sincro-

nia. *ara descobrir o moti!o, !á para o lado direito da barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse %ou pressi- one e se$ure& no )cone One'riGe do e selecione i%ir Pro%+ema# de Sincroni;a/0o.

&< 

IN'OS

B"CUP

empre é bom ter um bac5up. 0anten'a c#pias dos seus ar- qui!os em outra unidade no caso de al$o acontecer com os ori$inais.

&<.& Config,re #e, BacV,p

elecione o %ot0o Iniciar #e+ecione Config,ra/6e#  "t,a+i- ;a/0o e Seg,ran/a  BacV,p  "dicionar ,ma Unidade e es- col'a um local de rede ou uma unidade eterna para seus bac5ups.

*ronto. + cada 'ora, faremos bac5up de tudo em sua pasta do usuário %1:gUsersgnome de usuário&. *ara alterar os arqui- !os para bac5up ou a frequCncia do bac5up, !á para )ai# Op/6e#.

&<.1 Re#ta,re #e,# "r,iGo#

e !ocC sentir falta de uma pasta ou um arqui!o importante, aqui está como recuperá-los:

• *rocure Re#ta,rar "r,iGo# na barra de tarefas e se-

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.:   de 144

• *rocure o arqui!o de que !ocC precisa e use as setas

para !er todas as suas !ers"es.

• Yuando encontrar a !ersão desejada, selecione o bo-

tão Re#ta,rar para sal!á-la em seu local ori$inal. *ara sal!á- la em um local diferente, clique com botão direito %ou pres- sione e se$ure& no botão Re#ta,rar selecione Re#ta,rar em e escol'a um no!o local.

&A @

IS!bRICO '

"R2UIFOS

O 6ist#rico de +rqui!os do 7indos =B permite que o usuá- rio faça bac5up de seus arqui!os pessoais facilmente. #te rec,r#o fa; mY+tip+a# c?pia# da# diferente# Ger#6e# de ,m ar,iGo e as armazena em um 62 eterno ou em outro disco r)$ido instalado no *1.

+ssim !ocC pode consultar diferentes !ers"es de um docu- mento para poder comparar as alteraç"es, por eemplo.

& !

"S

F

I

7*

R" '

!

R"B"L@O

FIR!U"L8

1omum em outros sistemas, os des5tops m/ltiplos final- mente c'e$aram ao 7indos com a !ersão =B. +o clicar em um botão localizado na barra de tarefas, um des5top no!o com pro$ramas e pastas independentes poderá ser criado para oferecer mais or$anização ao computador.

O usuário pode testar a combinação de teclas indo#  !"B como uma !ersão mais luuosa de +9(  (+. 0as em !ez de alternar os aplicati!os, o atal'o mostrará a interface estilo 3pose %ou 0ission 1ontrol& do recurso, onde poderá criar ou alternar entre !ários des5tops. +lém disso, !ocC pode pressionar C!RL  indo#  'ireito o, #,erdo para se mo!er entre as áreas de trabal'o !irtuais.

*ara tornar o $erenciamento disso tudo poss)!el, foi adicio- nado L barra do 7indos, um no!o botão de !isualização de tarefas. +o clicar nele, é eibido basicamente o mesmo que na combinação das teclas +9(  (+. *orém, na parte infe- rior, aparece uma lista das áreas de trabal'o abertas e, ao passar o mouse sobre os itens, é oferecida uma opção para fec'ar apps, adicionar ou remo!er des5tops.

"ta+Ho (,n/0o

ine[  !"B  "re a !isualização das áreas !irtuais e mostra apenas as %anelas a"ertas no des7top atual

"L!  !"B Da!ega entre as %anelas a"ertas no des7top atual e permite alternar en- tre elas. o soltar o atalo# a %anela selecionada & e1i"ida em primeiro  plano

ine[  C!RL  ' 5ria um no!o des7top !irtual e al- terna para ele

ine[  C!RL  (A ?eca o des7top !irtual que está sendo usado

ine[  C!RL  tec+a# direcionai# e#,erda e direita

 lterna entre os des7tops !irtuais

&K 

IN'OS

S!OR

7indos tore é uma plataforma de distribuição di$ital de aplicati!os pa$os e $ratuitos introduzida nos sistemas opera- cionais 0icrosoft 7indos A e a$ora no 7indos =B. + pla- taforma fornece uma $rande quantidade de softares certi- ficados para serem eecutados no 7indos =B.

&K.& Reparar o, RemoGer Programa# &. Na Página de Config,ra/6e#:

a) Do menu @niciar# selecione Confi(ura"Pes.

") Am 5onfigurações# selecione Sistema W $plicatios Instalados.

c) *elecione o programa e# em seguida# selecione -e! sinstalar.

d) *iga as instruções na tela. 1. No Paine+ de Contro+e:

a) Da +esquisa# insira 0ainel de Controle  e selecione 0ainel de Controle.

") *elecione 0ro(ramas W 0ro(ramas e ecursos e# em seguida# selecione o programa.

c) *elecione -esinstalar  para remo!er o programa. d) +ara corrigir o programa# selecione eparar   ou# se não esti!er dispon'!el# $lterar.

e) *iga as instruções na tela.

&M O

 NOFO

PS2UIS"R

Proc,re por ,a+,er coi#a em ,a+,er +,gar.  Use a barra de tarefas para pesquisar em seu computador e na 7eb para encontrar ajuda, aplicati!os, arqui!os, confi$uraç"es, o que !ocC quiser.

U#e a Caia de Pe#,i#a

2i$ite o que !ocC está procurando na caia de pesquisa da barra de tarefas. Foc] rece%erá #,ge#t6e# e re#po#ta# para #,a# dYGida# e re#,+tado# de pe#,i#a de #e, comp,tador e da Internet.

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.: J de 144

&Q COR!"N"

Uma das maiores no!idades do 7indos =B é a a##i#tente pe##oa+ Cortana. 3la nasceu no 7indos *'one e é um dos mel'ores recursos desse sistema, que a$ora c'e$a ao 7in- dos =B. +a pode #er cHamada por meio de comando# de Go; #imp+e# como @e[ Cortana e permite e#co+Her ,ma mY#ica a%rir apre#enta/6e# pe#,i#ar por ,m ar,iGo o, conteYdo no #e, comp,tador con#,+tar a preGi#0o do tempo o, e-mai+# +ig,ar o, de#+ig,ar o B+,etootH o, i-(i ,#ando apena# a Go;.

& S

UPOR! P"R"

!

CNOLOI"

'LN"

+ 0icrosoft também mel'orou o suporte para a tecnolo$ia 298+ ou 2i$ital 9i!in$ 8etor5 +lliance. Isso tornará bem mais fácil a inte$ração do *1 com dispositi!os de m)dia, e ou- !ir m/sicas ou assistir !)deos do computador na sua (G será muito mais simples.

&& C

N!R"L '

NO!I(IC"4DS

e$uindo uma tendCncia dos sistemas mobile e do O J, o no!o 7indos a$ora tem uma 1entral de 8otificaç"es. 3la eibe alertas interati!os que podem ser eecutados instan- taneamente, e pode ser aces- sada atra!és de um botão em formato de balão localizado perto do rel#$io. Yuando c'e- $am no!as notificaç"es, o bo- tão da 1entral fica preenc'idoR caso contrário, eibe apenas contornos.

+ 1entral do 7indos traz ainda atal'os rápidos para que o usuário alterne entre o modo tablet e computador, se co- necte a outros dispositi!os sem fio, acesse confi$uraç"es, use G*8, modo a!ião, entre outros. (udo de forma bem pa- recida com o que é encontrado em telefones com 7indos *'one e +ndroid.

Bot6e# da Centra+ de Notifica/6e#...

&&& CON!INUU)

 

!OUC@

U#e #e, comp,tador como ,m ta%+et

O modo tablet deia o 7indos mais fácil e intuiti!o de usar com touc' em dispositi!os tipo con!ers)!eis, ou quando !ocC não quer usar teclado e mouse. *ara ati!ar o modo tablet, selecione Centra+ de "/6e# na Barra de !arefa# e depoi# )odo !a%+et.

O menu Iniciar e os aplicati!os %incluindo pro$ramas mais an- ti$os& são abertos em tela inteira, o que oferece a !ocC mais espaço para trabal'ar. *ara usar dois aplicati!os lado a lado, arraste um aplicati!o para um lado. GocC !erá onde ele será ajustado, juntamente com qualquer aplicati!o que esti!er aberto que possa se ajustar do lado dele.

&&1 N

OFO

P

"INL '

CON!ROL

+baio !ocCs podem obser!ar a no!a tela de Config,ra/6e# do 7indos =B...

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.: EK de 144

&&< O

R"NI>"45O '"

!L" 7SN"P8

O rec,r#o Snap permite diGidir a te+a at$ entre ,atro ap+i- catiGo# o que facilita a !ida de quem trabal'a com muitas  janelas abertas e importantes ao mesmo tempo.

"ta+Ho# no tec+ado: +ara di!idir a tela do 6indoBs usando o teclado# "asta apertar a “tecla 6indoBs” e a seta para a la- teral onde !oc4 quer colocar.

&&A 

TPLOR"'OR '

"R2UIFOS

O anti$o erenciador de *astas e +rqui!os está de aparCncia no!a e de nome no!o: p+orador de "r,iGo#...

5#o se assustemX Muitos dos botPes& fun"Pes e atal;os abai7o já s#o el;os con;ecidos de ocYs...

&& R

CURSO

'I'*!ICO

+cesse ao site: 'ttp:44indos.microsoft.com4pt-br4in- dos-=B4$et-to-5no-indos-=B e assista aos !)deos epli- cati!os sobre as no!as funcionadades e recursos do 7in- dos =B...

www.professorjoseroberto.com.br Informática para CONCURSOS PÚBLICOS - pág.: E1 de 144

Informática para Concursos – Módulo 4

Documentos relacionados