• Nenhum resultado encontrado

Sistemas Tutores Inteligentes baseados em Agentes

Sistemas Educacionais Inteligentes

3.2 Sistemas Tutores Inteligentes

3.2.4 Sistemas Tutores Inteligentes baseados em Agentes

Segundo NORVIG e RUSSEL, um agente é qualquer coisa que pode

perceber seu ambiente usando sensores e agir utilizando efetuadores. Um

agente inteligente tenta realizar ações corretas no ambiente para tentar atingir um objetivo. Durante sua interação com o ambiente, ele avalia seu desempenho pelo sucesso de suas ações [Russell e Norvig 1995].

3.2 Sistemas Tutores Inteligentes 22

O agente inteligente éautônomo,mapeia estados em açõese

atu-aliza seus estados internos enquanto interage com o ambiente. O processo de tomada de decisão (escolha das ações) normalmente é realizado utilizando

raciocínio com conhecimento. São utilizados, por exemplo, as técnicas de

raciocínio baseado em casos1 e sistemas baseados em conhecimento

2. Oconhecimentonos agentes inteligentes pode ser a representação das

re-gras de especialistas, oscasos(exemplos) ou oconhecimento aprendido

durante sua interação com o ambiente.

O processo de inferência é uma cadeia de combinações. Os dois

me-canismos utilizados para inferência são chamados de encadeamento para

frenteeencadeamento para trás. No primeiro, o processo é iniciado com o

fornecimento de dados e no segundo com a definição de um objetivo.

No encadeamento para frente, todos os dados disponíveis em um de-terminado momento são aplicados a todas as regras possíveis para inferir o máximo de conclusões. O processo é realizado novamente se forem produzidas conclusões úteis a alguma regra ou quando um novo conhecimento é disponi-bilizado.

No encadeamento para trás, o processo de inferência é iniciando quando um objetivo é identificado. As regras que possuem este objetivo como antecedente são disparadas. As informações necessárias para essas regras são recuperadas da base de dados. O processo é repetido enquanto o objetivo não for atingido.

Existem várias propostas e implementações de Sistemas Tutores Inte-ligentes baseadas em agentes inteInte-ligentes. Estes sistemas são desenvolvidos, normalmente, utilizando ferramentas disponíveis para a implementação de

agentes ou sistemas especialistas como o DyLOG3, JESS4, CLIPS5 e

Fuzzy-CLIPS6(que integra a lógica fuzzy7ao CLIPS).

Existem também abordagens utilizando sistemas multi-agentes e

1Solução de novos problemas utilizando o conhecimento de problemas e soluções similares.

2Solução de problemas utilizando regras extraídas de humanos expecialistas em um determinado problema.

3DyLOG é uma linguagem lógica para a modelagem e programação de agentes inteligents.

4JESS é um ambiente para o desenvolvimento de agentes inteligentes utilizando conheci-mento em forma de regras.

5CLIPS é uma ferramenta para a reprentação de conhecimento e raciocínio basedo em regras.

6FuzzyCLIPS é uma extensão do CLIPS que integra ao sistema de representação e ao raciocínio os conceitos de conjuntos fuzzy e lógica fuzzy.

7A lógica fuzzy é um método de raciocínio com expressões lógicas que descrevem a pertinencia em conjuntos fuzzy enquanto estes constituem um meio para especificar o quanto um objeto satisfaz uma descrição vaga [Russell e Norvig 1995].

3.2 Sistemas Tutores Inteligentes 23

agentes distribuídos [Frigo, Pozzebon e Bittencourt 2004]. Em sistemas multi-agentes vários agentes tentam atingir o objetivo cooperando com a partilha de informações ou tarefas. O problema pode ser dividido em subpro-blemas que podem ser solucionados separadamente por um agente e a soma dos resultados correspodem a solução do problema geral.

Sistema Tutor Inteligente utilizando Agentes Lógicos (WLOG)

MATTEO, BAROGLIO e PATTI desenvolveram um STI utilizando agentes em um ambiente WEB [Baldoni, Baroglio e Patti 2004]. O agente foi implementado utilizando a linguagem DyLOG para representar o domínio de conhecimento e para implementar o módulo de controle. O sistema basica-mente recebe um problema do usuário com uma situação inicial, resolve o problema, apresenta a solução ao usuário e adapta a solução com uma inte-ração com o usuário. A Figura 3.6 apresenta a arquitetura do sistema tutor inteligente WLOG.

Figura 3.6:Arquitetura do STI implementado por

MAT-TEO, BAROGLIO e PATTI, adaptado de [Baldoni, Baroglio e Patti 2004].

Um Assistente Inteligente para o Ensino das Seções Cônicas (STI Cônica)

ZEFERINO, RAPKIEWICS e MORALES desenvolveram um tutor in-teligente específico para o ensino de seções cônicas (Geometria Analítica) no ensino médio [Zeferino, Rapkiewicz e Morales 2004]. Devido as característi-cas do domínio, a ênfase do sistema é a interface e a estratégia de ensino. O conhecimento foi fornecido por um professor de matemática com dez anos de

3.2 Sistemas Tutores Inteligentes 24

experiência em docência. O módulo de controle do sistema foi implementado utilizando a ferramenta JEZZ e a linguagem Java e é responsável por:

Selecionar uma estratégia de ensino;

Selecionar o material instrucional na base de conhecimento do domínio;

Apresentar o material pela interface;

Diagnosticar o comportamento do aluno monitorando seu progresso.

No STI Cônica, o aluno é caracterizado por um dos três estereótipos disponíveis. Esta associação é utilizada para escolher a próxima atividade. A avaliação do aluno é dinâmica de acordo com a complexidade dos exercícios propostos pelo tutor, pelos erros cometidos e pelas solicitações de ajuda do estudante.

A arquitetura utilizada pelo STI Cônica foi proposta por VICCARI em sua tese de doutorado intitulada “Um Tutor Inteligente para a Pro-gramação em Lógica - Idealização, Projeto e Desenvolvimento”. A tese foi desenvolvida na Universidade de Coimbra em 1990. A representa-ção da arquitetura proposta por VICCARI pode ser vista na Figura 3.7 [Zeferino, Rapkiewicz e Morales 2004].

Figura 3.7:Arquitetura do STI implementado por

ZEFERINO e outros, adaptado de

3.2 Sistemas Tutores Inteligentes 25

Sistema Tutor Inteligente Multi-agente (MATHTUTOR)

CARDOSO e outros desenvolveram um STI multi-agente que integra diferentes formalismos para facilitar o desenvolvimento do conteúdo em um tutorial e ao mesmo tempo fornecer adaptabilidade e flexibilidade na apre-sentação [Cardoso et al. 2004]. Foram adotados, no desenvolvimento da ferra-menta:

A lógica de primeira ordem para o modelo do aprendiz;

Redes de Petri para o modelo pedagógico;

Interação do aprendiz com os agentes para a tomada de decisão;

Cada agente no sistema MATHTUTOR contém um sistema tutorial completo chamado de agente tutorial (TA, do inglês Tutorial Agent) com o ob-jetivo em um subdomínio do conhecimento. O conjunto de agentes corresponde ao módulo Sociedade Multi-Agente do sistema que também é composto pela interface do aprendiz e pela interface de autoria. A arquitetura desse sistema é mostrada na Figura 3.8.

Figura 3.8:Arquitetura do MATHTUTOR, um STI

multi-agente, adaptado de [Cardoso et al. 2004].

O módulo de autoria auxilia o professor a propor, para cada subdomí-nio, um currículo composto por unidades pedagógicas, associações de proble-mas e pré-requisitos. A grade de pré-requisitos é compilada em uma rede de Petri. Essa rede é traduzida em um conjunto de regras de sistemas especialis-tas.

Ostokensda rede de Petri contêm ponteiros para o modelo do aprendiz

e para o modelo do domínio. As transições da rede de Petri são controladas por condições relacionadas ao modelo do aprendiz. Ao disparar essas transições, ações são produzidas para atualizar o modelo do aprendiz.

3.2 Sistemas Tutores Inteligentes 26

3.2.5 Sistemas Tutores Inteligentes baseados em

Documentos relacionados