• Nenhum resultado encontrado

A Johnson Controls estabelece um procedimento interno para receber, documentar e responder às comunicações com as partes interessadas. O objetivo desta comunicação é garantir a existência de um canal de comunicação interno e externo com partes interessadas, de modo que permita uma gestão de saúde, segurança e meio ambiente transparente.

Comunicação Interna

A comunicação com os colaboradores da Johnson Controls de Pouso Alegre visa acentuar a relação entre a empresa e colaboradores. Esta ação implica em um fluxo de informações através dos veículos disponíveis descritos a seguir:

− Treinamento e Conscientização; − Quadros de Aviso;

− Comitê de Saúde, segurança e meio ambiente; − CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; − Telefone.

Comunicação Externa

A comunicação externa, com partes interessadas, é feita através de palestras em escolas da comunidade, associações amigos de bairro, informativo em jornais,

outdoor na região e orientação interna para visitantes. A comunicação externa, com as

partes interessadas, segue os seguintes parâmetros:

− O atendimento as partes interessadas é feita através da portaria, por carta, telefone e preenchimento do formulário disponível para o devido fim. Em dias úteis: encaminhar a parte interessada ao Gerente de Recursos Humanos, Analista de Comunicação da Planta e/ ou Representante Ambiental da Administração. A Portaria fica responsável por registrar, no formulário de partes interessadas, a natureza da comunicação recebida. Em caso de ausência dos responsáveis, a portaria encaminhará o registro de comunicação tão logo os responsáveis estejam presentes. Em finais de semana/ feriados: a portaria deve efetuar o preenchimento do registro de comunicação com partes interessadas e encaminhá-lo ao Gerente de Recursos Humanos, Analista de Comunicação da Planta e/ou Representante Ambiental da Administração no primeiro dia útil após o contato;

− Para solicitação de visitas, palestras ou atividades relacionadas à Conscientização Ambiental, o representante ambiental da Administração é responsável por assegurar que a solicitação seja registrada e respondida em um prazo máximo de 90 dias;

− Para atendimento das demais solicitações/ reclamações, o gerente de Recursos Humanos e ou representante ambiental da Administração, são responsáveis por assegurar que as mesmas sejam registradas e respondidas, num prazo máximo de 90 dias, buscando, quando necessário suporte técnico especializado.

6.6.1 Registros

Os controles de registro

arquivados no departamento de Recursos Humanos e atualizados mensalmente no gráfico de Comunicação com partes interessadas.

O grupo HSE&E é o grupo responsá Norma ISO 14001 estão sendo compridas. responsável pela divulgação externa da comuni

Em anexo encontram

eventos realizados visando à redução do consumo de energia

Figura 47 – Comunicação proveniente de partes interessadas Os controles de registro de comunicação com partes intere

arquivados no departamento de Recursos Humanos e atualizados mensalmente no gráfico de Comunicação com partes interessadas.

O grupo HSE&E é o grupo responsável por assegurar que todos os i

Norma ISO 14001 estão sendo compridas. O grupo voluntário “Juntos Caminhando” é divulgação externa da comunicação da empresa.

Em anexo encontram-se documentos referentes ao projeto desenvolvido e eventos realizados visando à redução do consumo de energia

Comunicação proveniente de partes interessadas

de comunicação com partes interessadas são arquivados no departamento de Recursos Humanos e atualizados mensalmente no

vel por assegurar que todos os itens da O grupo voluntário “Juntos Caminhando” é

se documentos referentes ao projeto desenvolvido e Comunicação proveniente de partes interessadas

7 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Imbuídos pela necessidade de, constantemente, buscar novos métodos facilitadores para processos de ensino e aprendizagem, o homem vem desenvolvendo, a cada dia, novas ferramentas que apóiam e facilitam tal tarefa.

Sabe-se que através da Educação a Distância (EaD), novos métodos sugiram para que, ao invés de se transmitir os conhecimentos, o processo educacional possibilite que os alunos possam construir seus conhecimentos em comunidades de aprendizagem mediadas por professores. Métodos esses que possibilitam, não só os indivíduos que participavam ativamente da vida acadêmica a terem acesso a esse tipo de modalidade, mas também todos aqueles que ficam fora dela devido a diversas impossibilidades, tais como: dificuldade de deslocamento, responsabilidades familiares, tempo escasso e etc.

Estudos mostram que atualmente, no Brasil, uma das causas de exclusão social é a impossibilidade de formação profissional fora dos centros urbanos, e este fato vem de encontro com a verdadeira função da educação que é ser inclusiva, com qualidade e presente ao longo de toda a vida do indivíduo.

A Educação a Distância é uma alternativa que vem ganhando espaço e mostrando ser um valioso meio de diminuir as distâncias geográfica, social e econômica através da educação da população. Segundo Neves (2002), a EaD é parte de um amplo e contínuo processo de mudança que inclui não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente, como também, a adoção de novos paradigmas educacionais.

Definir EaD não é uma tarefa fácil, já que nesta área vem ocorrendo uma crescente evolução. Essa evolução acontece no que diz respeito à intervenção comunicativa professor-aluno, às técnicas e metodologias voltadas para a criação e melhoria dos cursos e, principalmente, no que diz respeito ao uso das tecnologias. Tendo em vista o rápido avanço tecnológico, muitas instituições estão buscando integrar suas práticas tradicionais com o novo modelo educacional.

O desenvolvimento de cursos à distância exige grandes mudanças no modelo didático-pedagógico vigente e várias questões associadas a esse novo tipo de modalidade ainda se encontram em aberto. Essa modalidade abrange, entre outras questões, as estratégias de apresentação do conteúdo, as questões de avaliação da qualidade dos cursos e também os recursos a serem utilizados.

Ainda que a modalidade utilizada, na aplicação de um curso, seja o ensino convencional, aquele que segue padrões pedagógicos tradicionais, a internet oferece um grande acervo de informações que enriquecem o ambiente de aprendizado. Entretanto, analisando os cursos disponíveis na internet, percebe-se que eles não exploram todas as possibilidades de comunicação e interação, pois a maioria dos cursos oferecidos reproduz a estrutura e o projeto gráfico de textos impressos (Alves & Santos, 2001).

Documentos relacionados