• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 Metodologia da Pesquisa

3.1 Sobre a Pesquisa

A pesquisa é um elemento complementar importante para análise dos conteúdos estudados, bem como dar continuidade ao processo do estudo, deixando de ser uma transmissão de conhecimentos para a constatação de fatos; uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto em estudo. A finalidade da pesquisa é levar o indivíduo a refazer caminhos já percorridos, retrabalhando suas fontes de informações.

Keller (1991) afirma que a pesquisa visa dirimir dúvidas, ou obter informações e conhecimentos a respeito de problemas para os quais se procura resposta ou a busca de confirmação para hipóteses levantadas e, finalmente, a descoberta de ralações entre fenômenos ou os próprios fatos novos e suas respectivas explicações.

Segundo Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2000) a percepção de um problema deflagra o raciocínio e a pesquisa, leva a formular hipóteses e realizar observações, onde em relação ao conhecimento científico, os problemas podem surgir do conflito entre os resultados de observações e experimentos e as previsões teóricas ou ainda incompatibilidade entre duas teorias.

Diante destas afirmações pesquisa de campo teve como base para sua realização a forma apresentada no paper de Nield e Kozak11 levando em consideração os benefícios da implantação da Norma ISO 9000 incorporando outros meio de sistema de gestão de qualidade que foram apresentados anteriormente.

Chizzotti (1998) afirma que a pesquisa sobre um problema, caso ou fato determinado depende das fontes de informação sobre o mesmo, podendo provir de observações, de reflexões pessoais, de pessoas que adquiriram experiências pelo estudo ou pela participação em eventos, ou ainda do acervo de conhecimentos reunidos em bibliotecas ou de qualquer registro que contenha dados. A utilização adequada dessas fontes de informação auxilia na delimitação clara do projeto de pesquisa, esclarecendo dados e orientando na busca da fundamentação e dos meios de resolver um problema.

Da Pesquisa Quantitativa

O método quantitativo, ou experimental, ou científico, Chizzotti (1998) consiste em submeter um fato à experimentação em condições de controle e aprecia-lo coerentemente, com critérios de rigor, mensurando a constância das incidências e suas exceções e admitindo somente os conhecimentos passíveis de apreensão em condições de controle, legitimados pela experimentação e comprovados pela mensuração.

Da Pesquisa Qualitativa

Chizzotti (1998) afirma que a pesquisa qualitativa é uma designação que abriga a investigação da constância, da estabilidade, da ordem e das relações causais explicativas dos fenômenos; é uma designação que abriga correntes de pesquisa muito diferentes, fundamentando-se em alguns pressupostos contrários ao modelo experimental e técnicas de pesquisas diferentes dos estudos experimentais. A abordagem qualitativa parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo rela e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto e a subjetividade do sujeito. O conhecimento não se reduz a um rol de dados isolados, conectados por uma teoria explicativa; o sujeito-observador é parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes o significado. O objeto de

estudo não é um dado inerte e neutro; está possuído de significados e relações que sujeitos concretos criam em suas ações.

Estudo de Caso

O estudo de Caso é uma caracterização abrangente, segundo Chizzotti (1998) para designar uma diversidade de pesquisa que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente, objetivando tomar decisões a seu respeito ou propor uma decisão transformadora.

“O caso é tomado como unidade significativa do todo e, por isso, suficiente tanto para fundamentar um julgamento fidedigno quanto propor uma intervenção. É considerado também como um marco de referência de complexas condições socioculturais que envolvem uma situação e tanto retrata uma realidade quanto revela a multiplicidade de aspectos globais, presentes em uma dada situação”.(Chizzotti 1998, p. 102)

Diante disso, Gil (1994) afirma que o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir conhecimento amplo e detalhado do mesmo.

Fases para elaboração do estudo de caso :

- Seleção e delimitação do caso:

A seleção deve se basear em uma referência significativa para merecer a investigação, e a delimitação devem precisar os aspectos e os limites do trabalho a fim de reunir informações sobre um campo específico.

- Trabalho de campo ou coleta de dados

Visa reunir e organizar um conjunto comprobatório de informações. A coleta de informações, segundo Gil (1994) pode exigir negociações prévias para se aceder a dados que dependem da ausência de hierarquias rígidas ou de cooperação das pessoas informantes. As informações são documentadas, abrangendo qualquer tipo de informação disponível, escrita, oral, gravada, filmada que se preste para fundamentar o

relatório do caso que será, por sua vez, objeto de análise crítica pelos informantes ou por qualquer interessado.

- Organização e redação do relatório ou análise dos resultados

Trata-se de classificar, categorizar, compilar os dados, descreve-los e chegar às conclusões a respeito da hipótese aventada no início, seja para confirmá-la, seja para infirmá-la. A análise pressupõe uma concepção da realidade.

De posse de um volume substantivo de coleta de dados, devem ser reduzidos ou indexados segundo critérios predefinidos a fim de que se constituam em dados que comprovem as descrições e as análises do caso, onde será efetuado o relatório podendo ter um estilo narrativo, descritivo, analítico ou não, tendo como objetivo apresentar os aspectos envolvidos pela pesquisa, mostrando sua relevância e indicando as possibilidades de ação para modificá-lo.

Documentos relacionados