• Nenhum resultado encontrado

Para compreender a proposta, é importante conhecer o Bacharelado Interdisciplinar em Artes. O Projeto Político Pedagógico propõe aos alunos a flexibilização e a autonomia curricular, proporcionando percursos individualizados que atendam a suas aspirações. Pretende também “[...] possibilitar que as matérias artísticas possam ter um papel mais presente dentro de uma formação universitária abrangente” (UFBA/PPBBIA, 2010, p. 5), assegurando-lhes, dentro do mesmo curso, currículos que respondam aos anseios particulares, com perspectivas profissionais mais flexíveis e, portanto, adequadas às necessidades cambiantes da sociedade. Além disso, a estrutura curricular possibilita que as matérias artísticas tenham relevância na formação universitária abrangente.

O BI Artes tem o objetivo de oferecer um curso com duração plena e aprofundamento nas artes, acrescido de formação geral humanística e científica, ao lado de habilidades para inserção na vida social. Além das competências gerais do UFBA/PPPBI, o BI Artes propõe outras específicas relacionadas a conhecimentos, habilidades e valores. São elas:

Conhecimento sobre o campo das artes; capacidade de refletir criticamente os fundamentos epistemológicos deste campo; capacidade reflexiva densa sobre uma área de estudo ou profissão no campo das artes; valorização e respeito pela diversidade de saberes e práticas ligadas às artes; conhecimento de conceitos e abrangências das políticas culturais; e capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nos planejamento e gestão em artes. (UFBA/PPPBIA, 2010, p. 09).

Para entendimento das modalidades de cursos da UFBA, reproduzimos o Art.1 da Resolução 02/2008, onde se definem os critérios e padrões de organização:

Art. 1º A formação superior no nível de graduação na UFBA compreende as seguintes modalidades e titulações:

I - Licenciatura: destina-se à formação de professores para atuar na educação básica, conferindo diploma de Licenciado;

II - Bacharelado: destina-se à formação nas diversas profissões, carreiras e campos do saber, concedendo o grau de Bacharel;

III - Formação Profissional: destina-se à formação nas diversas profissões ou carreiras regulamentadas, conferindo diploma com as respectivas denominações;

IV - Superior de Tecnologia: destina-se à formação em áreas técnicas específicas, conferindo diploma de Tecnólogo;

V - Bacharelado Interdisciplinar: destina-se à formação geral humanística, científica e artística, com currículos flexíveis e

articulados, possibilitando o aprofundamento num dado campo do conhecimento, conferindo diploma de Bacharel nas áreas de Artes, Humanidades, Saúde, Ciências e Tecnologias; (UFBA/PPPBIA, 2010, p. 09).

Trazemos o extrato da arquitetura curricular do BI de Artes proposto no Projeto Pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (2010). O BI é composto de duas etapas de formação: a primeira, de formação geral; e a segunda, de formação específica, estruturadas hierarquicamente em eixos, módulos e componentes curriculares, que se diferem na função que exercem. Em sua estrutura, o BI apresenta cinco eixos: linguagens; interdisciplinar; orientação profissional; específico de artes e o integrado. Todos cursados em paralelo.

O eixo das linguagens se subdivide nos módulos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (facultativo) e Linguagens Artísticas.

O eixo específico, que abrange metade dos componentes curriculares do BI Artes, tem o objetivo de familiarizar o aluno com os saberes, as práticas, a produção artística e acadêmica da área, incluindo a ideia de pertencimento ao campo, a orientação profissional e a produção de atividades artísticas.

O eixo específico na modalidade Grande Área das Artes é constituído por componentes curriculares do Módulo Obrigatório da Área das Artes e pelo Módulo Linguagens Artísticas.

O Módulo Obrigatório da Área das Artes apresenta componentes curriculares oferecidos integralmente pelo IHAC durante a Etapa de Formação Geral. O objetivo é facilitar o sentimento de pertencimento ao campo das Artes e discutir criticamente fatores culturais, estéticos, acadêmicos e sociais comuns a diferentes formas de expressão artística.

O módulo Linguagens Artísticas tem componentes curriculares optativos, oferecidos pelo IHAC e pelas unidades das áreas de Artes e Letras da UFBA (respeitados os critérios de requisito) durante a Etapa de Formação Geral. Em duas modalidades, estes componentes curriculares de livre escolha – das Áreas de Concentração, aprovadas pelo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e listados no elenco Optativas da Grande Área das Artes deste projeto – dão ao aluno a possibilidade de flexibilizar o percurso acadêmico, de acordo com as necessidades e os anseios específicos no campo das Artes.

Durante a Etapa da Formação Geral, o módulo pode ser complementado por componentes curriculares de livre escolha, oferecidos pelas unidades da área de Artes da UFBA ou pelo IHAC e que contemplem diferentes formas de expressão, desenvolvendo habilidades em práticas artísticas.

O eixo integrador é constituído pelas Atividades Complementares que articulam as etapas de formação geral e específica, proporcionando aos alunos ampliar sua visão de responsabilidade social e competências relacionais.

Por sua vez, o Eixo de Orientação Acadêmica/Profissional Constituída oferece visão geral de diferentes áreas de investigação, práticas e profissões das artes, bem como orientação sobre o itinerário acadêmico (atividades e leituras). As Atividades Complementares de Orientação Acadêmica são de cunho obrigatório. As Atividades Complementares de Orientação Profissional, as Oficinas e Laboratórios de Criação Artística têm caráter optativo, sendo que os componentes curriculares deste eixo podem ser escolhidos dentro do elenco do Módulo Linguagens Artísticas.

No BI Artes existem também os Componentes Curriculares de Livre Escolha, que podem ser escolhidos pelo aluno, de acordo com a disponibilidade de oferta das unidades da UFBA, desde que os respectivos colegiados facultem o ingresso, respeitando-se as especificidades e os pré-requisitos (onde existam). O Colegiado do BI Artes estimulará os alunos a solicitarem matrícula em Línguas Estrangeiras, disciplinas da área de Ciência e Tecnologia, Saúde, Humanidades e Artes que favoreçam o desenvolvimento de competências cognitivas e habilidades relacionadas ao Perfil do Egresso.

Para o BI Artes são oferecidas, atualmente, sete áreas de concentração, citadas a seguir: Estudos coreográficos; Música; Teatro; Escrita criativa; Políticas e gestões da cultura; Cinema e audiovisual e Artes e tecnologias contemporâneas.

Figura 6 - Formação Específica (Grande Área das Artes)

FONTE: PPPBI Artes (2010)

Figura 5 - Quadro Curricular do BI em Artes (Grande Área)

Documentos relacionados