• Nenhum resultado encontrado

SOBRE OS AUTORES Adeir Archanjo da Mota

Professor adjunto na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Licenciado e mestre em Geogra- fia pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Líder e pesquisador no Grupo de Pesquisa Saúde, Espaço e Fronteira(s). Coordenador do projeto de extensão Grupo de Apoio Diálogos sobre Sui- cídio. Experiências relacionadas à Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, Geocartografia, Suicidologia, Geografia Urbano-Regional e Aná- lise Socioambiental, principalmente, nos seguintes temas: desigualdades sociais, acessibilidades e regionalização dos serviços de saúde, atenção pri- mária e rede de atenção psicossocial, saúde mental e meio ambiente, inteli- gência geográfica, geotecnologias aplicadas à saúde e prevenção de suicídio.

Alcindo José de Sá

Professor associado do Departamento de Ciências Geográficas da Univer- sidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Economia e mestrado em Geografia pela UFPE, doutorado em Geografia Humana, pela USP, e pós-doutorado em Filosofia do Direito, pela Universidade de Sevilla, Espanha. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE, professor colaborador da Universidade Nacional da Costa Rica, campus de Heredia, e membro do comitê Nonkilling Geography of the Center for Global Nonkilling. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Política e Epistemologia da Geografia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: epistemologia da geografia, globalização, transformações territoriais, espaço e moderni- dade, geografias da violência e do medo.

Cássia Barbosa Reis

Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade

Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Saúde Coletiva, doutorado e pós-doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Vinculada ao Programa de Pós- -Graduação em Ensino em Saúde da UEMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, saúde coletiva e sistematização da assistência de enfermagem (mulheres, administração em saúde pública, doenças infecciosas e parasitárias, substâncias psicoativas, gênero e violências).

Lucas Tavares Honorato

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universi- dade Federal Fluminense (UFF). Bacharel e licenciado em Geografia e mestre em Planejamento Urbano e Territorial pela UFF. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em saúde, educação, pensamento geográ- fico, políticas públicas, planejamento, urbanismo e cartografia.

Marcio José Ornat

Professor adjunto no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciado e bacharel em Geografia e mestre em Gestão do Território pela UEPG, doutor em Geografia pela UFRJ, com pós-doutorado em Geografia e Sexualidades pela Universitat Autónoma de Barcelona, Espanha. Vinculado ao Programa de Pós-Gra- duação em Geografia da UEPG, Co-coordenador do Grupo de Estudos Territoriais e pesquisador do Grupo de Pesquisa Instrumentações Geotec- nológicas da UNICENTRO. Membro da equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-americana. Desenvolve pesquisas que analisam as relações entre espacialidades, gênero e sexualidades.

Magda Dimenstein

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Psicologia pela UFPE, mestre em Psicologia

Clínica pela PUC no Rio de Janeiro, e doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Realizou estágio pós-doutoral na Uni- versidad Alcalá de Henares, na Espanha, e em Saúde Coletiva na UFC. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN; atua na área de saúde coletiva com ênfase em saúde mental, atenção primária e atenção psicossocial em contextos rurais. Bolsista PQ 1A do CNPq.

Maria das Graças Rojas Soto

Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – Escritório Técnico do Mato Grosso do Sul. Graduada em Psicologia pela USP, mestre em Saúde e Desenvolvimento pela UFMS. Atua em projetos de pesquisa psicossociais, educação em saúde, divulgação e popularização da Ciência, cooperação internacional em saúde e saúde nas fronteiras.

Maurício Cirilo Neto

Professor do curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UNP). Douto- rando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Fede- ral do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado e mestre em Psicologia pela UFRN. Atua na área Saúde Coletiva e Saúde Pública, com ênfase em Saúde Mental e Atenção Primária.

Ramon de Oliveira Bieco Braga

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciado em Geo- grafia pela UNIANDRADE; especialista no Ensino e Pesquisa na Ciên- cia Geográfica pela UNICENTRO; especialista em Análise Ambiental, bacharel e mestre em Geografia pela UFPR. Professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação do Paraná e na UNIANDRADE. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde e Geografias das Sexualidades, pesquisando, sobretudo, os temas: ensino em saúde, gênero e políticas públicas de saúde LGBT.

Raul Borges Guimarães

Professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Licen- ciado e bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP, pós-doutorado e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pós-doutorado na Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE). Coordenador do Labora- tório de Biogeografia e Geografia da Saúde no Centro de Estudos do Tra- balho, Ambiente e Saúde (CETAS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, atuando também nos seguintes temas: geografia regional e urbana, política pública e cartografia temática. Bolsista PQ 1D do CNPq.

Rivaldo Venâncio da Cunha

Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista da Fundação Oswaldo Cruz – Escritório Regional de Mato Grosso do Sul. Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, mestre, doutor e pós-doutorado em Medi- cina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Vinculado aos programas de pós-graduação da UFMS: Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Saúde da Famí- lia. Membro dos Grupos Assessores Técnicos para Dengue e para Chikun- gunya da Organização Pan-Americana da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, doenças transmitidas por vetores e doenças sexualmente transmissíveis.

Verônica Fabíola Rozisca

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando nos temas: epidemiologia, relacionamento afetivo-sexual, ciclos de vida, HIV e doenças sexualmente transmissíveis.