• Nenhum resultado encontrado

(ordem alfabética)

(os Currículos completos de cada autor se encontram no link indicado em cada caso)

Jean Lauand (org.)

Fundador do Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente (Cemoroc) da Faculdade de Educação da Uni- versidade de São Paulo e diretor de suas coleções de livros e revistas: International Studies on Law and Education; Revista Internacional d’Humanitats; Notandum; e Con- venit Internacional. Prof. Titular Sênior da Feusp e Titular dos Programas de Pós Graduação em Educação e Ciências da Religião da Univ. Metodista de São Paulo (Umesp). Dedica-se a estudos sobre Linguagem, Idade Média, Orien- te Árabe e Josef Pieper. Membro correspondente da Real Academia de Letras de Barcelona. Prof. Investigador do IVITRA (Institut Virtual Internacional de Traducció) da Universitat d’Alacant (Espanha) e de diversas outras en- tidades internacionais. Autor, desde o No.1, da coluna Filosofi a e Linguagem da “Revista Língua Portuguesa”, que resultaram no livro “Revelando a Linguagem” (2016). Autor de livros e artigos publicados em mais de 20 países e traduzidos a 15 línguas.

176 Jean Lauand

Roberto C. G. Castro

Doutor e Pós-doutor pela FEUSP (pós doc incluindo atividades acadêmicas na Th eologischen Fakultät Pader- born, na Alemanha). Formado em Jornalismo (Unisantos), integra desde 1995 o Jornal da USP (editor da edição im- pressa até 2016, quando desativada) e é atualmente sub editor de Cultura da edição on line. Membro do Instituto Jurídico Interdisciplinar (IJI) da Univ. do Porto, em Por- tugal. Diretor Científi co de eventos do Cemoroc (Feusp). Prof. das Faculdades Integradas Alcântara Machado, em São Paulo. Especializado em Estudos Clássicos e no pen- samento do fi lósofo alemão Josef Pieper, tem publicado diversos artigos e traduções (do grego e do alemão) e é autor dos livros: “Comunicação na Grécia antiga — Refl exões para a mídia do século 21” (2013); “Demóstenes educador — O pensamento ético, político e pedagógico do maior orador da Antiguidade” (2013) e “Negatividade e parti- cipação — A infl uência do Pseudo Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino” (2011).

CV em: <http://lattes.cnpq.br/5016616130254167> Silvia M. Gasparian Colello

Doutora e Livre Docente pela Faculdade de Educação da USP, é professora da Feusp desde 1982, atuando nas áreas de Psicologia da Educação e Linguagem. É membro do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas — NAP, do Centro de Estudos Oriente Ocidente — Ce- moroc, e também coordenadora do Grupo de Estudos

177 Sobre os autores

e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento — GEAL. Na condição de pesquisadora, orienta e desenvolve tra- balhos sobre a alfabetização, o ensino da língua escrita e a formação de professores. É autora de diversos artigos e dos livros “Alfabetização em questão” (1995/2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (2007/2012) e “A escola e a produção textual — Práticas interativas e tecno- lógicas” (2017); coautora de “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (2010/2011); e organizadora da obra “Textos em con-textos: refl exões sobre o ensino da língua escrita” (2011).

CV em: <http://lattes.cnpq.br/3019567721665790> Paulo Ferreira da Cunha

Catedrático e Diretor do Instituto Jurídico Interdis- ciplinar da Fac. de Direito da Univ. do Porto, atualmente em licença (a seu pedido) lecionando em São Paulo. Pro- fessor Membro do Comité ad hoc para o Tribunal Cons- titucional Internacional, com especial mandato para a América Latina e Portugal. Prof. da Académie Internatio- nale de Droit Constitutionnel. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional e de várias outras So- ciedades Científi cas. Doutorado em Direito pela Univ. Panthéon-Assas, Paris II (1992) e também pela Univ. de Coimbra (1995) É Pós-doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2013). Professor visitante da Faculdade de Direito da USP e da Fac. de Direito de Kiev da Academia Nacional das Ciências da Ucrânia, da UANE, México, etc. Professor

178 Jean Lauand

Associé ao Depto. de Direito e Justiça da Univ. Lauren- ciana, no Canadá. Vencedor de um dos Prémios Jabuti (ex-aequo) para melhor livro de Direito 2007, com “Direito Constitucional Geral”.

CV em: <http://lattes.cnpq.br/4615065392733954> Roseli Fischmann

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo desde 2011, professora titular do mesmo PPGE. Professora Sênior da FEUSP. Doutora em Filosofi a e História da Educação pela FEUSP (1989). Na atuação internacional destaca-se: Visiting Scholar da Harvard University (2003-2005); Pre- sidente e membro do Juri Internacional do Prêmio UNESCO de Educação para Paz, Paris (1999-2002). Fellow, Th e John D. and Catherine T. MacArthur Foundation (1994-1997). Convidada a apresentar seu trabalho em diversos centros e instituições em diferentes continentes e países.Tem experiência na área de Políticas Públicas de Educação; Cultura, Organização e Educação; Filosofi a, com ênfase em Política, Ética e Educação. Atua de modo marcante nos temas Pluralidade Cultural; Laicidade do Estado e Educação; Discriminação, preconceito, estigma; educação para a paz. Expert UNESCO para a Coalizão de Cidades contra Racismo, Discriminação e Xenofobia. Seu mais recente livro é: “Estado laico, doutrinas religiosas, cidadania e educação” (Ed. Metodista, 2016).

179 Sobre os autores

Aida Hanania

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filo- sofi a Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCHUSP), mestrado e doutorado em Letras (Língua e Literatura Fran- cesa) pela FFLCHUSP (1979), Livre-docência (1995) e Profa. Titular (1998) em Cultura Árabe do Departamento de Letras Orientais da FFLCHUSP. Foi Chefe desse De- partamento e Fundadora de seu curso de Pós Gradua- ção em Língua Literatura e Cultura Árabe. Aposentada da FFLCHUSP, atualmente concentra suas atividades no Cen- tro de Estudos Medievais Oriente-Ocidente (Cemoroc- FEUSP), do qual é Diretora Acadêmica. Tendo publicado dezenas de artigos sobre Cultura Árabe, é autora do livro “Caligrafi a Árabe” e da tradução e estudo introdutório ao “Tratado decisivo” de Averróis, ambos publicados pela editora Martins Fontes. Foi indicada para integrar, como intérprete e assessora cultural, o grupo de acolhimento de refugiados palestinos em São Paulo (2007/2008) do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

CV em: <http://lattes.cnpq.br/5112944038250084> Chie Hirose (org.)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP (1991), possui Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Hiroshima (Japão, 1998). Doutora (2010) e Pós-doutora em Educação pela Feusp (2013). Profa. Investigadora do Instituto Jurídico Interdisciplinar

180 Jean Lauand

da Universidade do Porto (2012). Foi pesquisadora fi nan- ciada pelo órgão federal japonês e consultora de professo- res nas Secretarias de Educação do Japão. Como professora visitante da Univ. Fed. Nara (2003) atuou na formação de graduandos e pós-graduandos da área de Pedagogia e de Licenciatura. Atua há vinte anos como professora alfa- betizadora na Rede Municipal de São Paulo. Professora de Sociologia da Educação das Fac. Integradas Campos Salles e do Instituto Nacional de Pós Graduação. Autora de dezenas de artigos e, entre outros, do livro “Pesquisa em Cultura e Educação:uma investigação sobre a Cerimônia do Chá” (Cemoroc, 2011). É Diretora Científi ca de eventos do Cemoroc (Feusp).

CV em: <http://lattes.cnpq.br/9939201037104143> Rui Josgrilberg

Possui graduação em Filosofi a pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), graduação em Teologia pela Uni- versidade Metodista de São Paulo (1967) e doutorado em Sciences Religieuses — Université de Strasbourg (1973). Professor titular dos Programas de Pós Graduação em Educação e Ciências da Religião da Universidade Meto- dista de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principal- mente nos seguintes temas: educação, fenomenologia, pesquisa, fi losofi a e gestão acadêmica. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e seu primeiro presidente. Seus livros mais recentes (autor/coautor)

181 Sobre os autores

São: “Ética Comunitária, ética da vida. São Bernardo do Campo: EDITEO, 2016”; “Estudos em Antropologia, Religião e Educação” São Paulo: Factash, 2015. “Ética da vida comu-nitária” São Bernardo do Campo: Editeo, 2015. e “Estudos de Antropologia e Linguagem” São Paulo: Factash Editora, 2014.

HOMAGE TO

DR. ENRIC MALLORQUÍ-RUSCALLEDA,