• Nenhum resultado encontrado

sobre o Conselheiro para a Família Salesiana

No documento QUAIS SALESIANOS PARA OS JOVENS DE HOJE? (páginas 29-33)

Solicitação para introduzir um novo artigo das Constituições

PROPOSTA

Propõe-se inserir nas Constituições um novo artigo 138 bis sobre o Conselheiro para a Família Salesiana. Caso se aceite esta proposta, deverá ser modificado o artigo 133 das Constituições sobre a composição do Conselho geral e deverá ser formulado um artigo específico sobre o Conselheiro para a Família Salesiana.

MOTIVAÇÕES

A proposta de inserir um novo artigo das Constituições para introduzir no Conselho geral um Conselheiro para a Família Salesiana pressupõe uma revisão do Secretariado para a Família Salesiana apresentado aqui em síntese.

O Secretariado para a Família Salesiana, com um Delegado do Reitor-Mor com dedicação exclusiva, contou com um maior trabalho de equipe entre os membros do próprio Secretariado, por se dedicar apenas a essa tarefa; precisa, contudo, de maior coordenação através da autoridade de um Conselheiro geral.

O Conselho geral sem o Conselheiro para a Família Salesiana, presente em seu interior, torna-se muito frágil tanto no conhecimento como na animação da mesma Família Salesiana em nível inspetorial e regional. No futuro, a Família Salesiana assumirá maior importância e, por isso, deverá ser mais conectada com o Conselho.

Constatou-se a dificuldade de a equipe do Secretariado ter o Reitor-Mor como referência operacional; ele devia dirigir-se a cada membro do Secretariado, com o emprego de muito tempo; isso não acontece com as equipes dos demais Conselheiros gerais. Além disso, os vários grupos da Família Salesiana desejavam sempre a presença do Reitor-Mor para os eventos importantes de sua vida; isso comportava o emprego de muito tempo.

Não se tem como oportuno fazer com que a Família Salesiana volte a ter como referência o Vigário do Reitor-Mor.

Caso o CG28 não tivesse por oportuno introduzir no Conselho Geral um Conselheiro para a Família Salesiana, deverá ser revista a deliberação do CG27 sobre o Secretariado (CG27 79) para o seu funcionamento mais adequado.

Conselheiros gerais

VOTAÇÃO Presentes: 13 POSITIVOS: 7 NEGATIVOS: 6

7. Acréscimo ao artigo 197 dos Regulamentos

Acrescentar no artigo 197 dos Regulamentos um parágrafo que ofereça critérios de interpretação da seguinte formulação de Const. 187, que deve ser mantida: “Deve excluir-se a aquisição e a conexcluir-servação de bens imóveis com o fim único de lucro e toda outra forma permanente de capitalização rendosa, salvo o previsto no artigo 188 das Constituições”.

PROPOSTA

Inserir no artigo 197 dos Regulamentos, depois do segundo parágrafo, o seguinte texto:

“O inspetor com seu conselho individuará formas alternativas de financiamento para garantir a sustentabilidade das obras salesianas, garantindo o testemunho evangélico da pobreza, a legalidade e a natureza ética dessas formas, o respeito ao meio-ambiente; ele as submeterá ao Reitor-Mor e ao Conselho Geral para obter a sua aprovação”.

MOTIVAÇÕES

Verifica-se uma lenta, mas inexorável diminuição de contribuições derivadas de doações, através de heranças ou legados.

Algumas Inspetorias não possuem recursos suficientes para cobrir os custos da formação, a atenção aos irmãos anciãos e enfermos e a sustentabilidade de algumas obras a serviço dos jovens pobres. O desenvolvimento das obras salesianas requer uma estratégia para garantir a sustentabilidade das atividades e obras educativo-pastorais.

Diz o documento da CIVCSVA “A economia a serviço do carisma e da missão”, n. 84: “No desempenho de gerenciar os recursos financeiros necessários para a missão, verifique-se a legalidade desses procedimentos e a natureza ética dos investimentos”.

Tais formas alternativas de financiamento permitirão sustentar de modo particular:

- as obras sociais e aquelas realizadas em favor dos jovens mais pobres e abandonados - a formação dos irmãos

- a gestão das casas de repouso dos salesianos anciãos.

Conselheiros gerais

VOTAÇÃO Presentes: 13 POSITIVOS: 13 NEGATIVOS: 0

8. Reformulação de Reg. 182, 198

Indicam-se três propostas que podem ajudar a definir melhor a situação do ecônomo salesiano e do administrador leigo.

PROPOSTA 1

Reg. 182

Tirar o segundo parágrafo do art. 182 dos Regulamentos que diz: “Ordinariamente, porém, não se una o encargo de vice-diretor ao de ecônomo”.

MOTIVAÇÕES

Não se vê o motivo pelo qual o vigário da comunidade não possa ser também o ecônomo, ao menos o ecônomo da comunidade salesiana (cf. R 182), faltando com frequência figuras de salesianos que possam ser o ecônomo e encontrando também com frequência numerosas situações em que o diretor é também o ecônomo.

Conselheiros gerais

VOTAÇÃO Presentes: 13 POSITIVOS: 13 NEGATIVOS: 0

PROPOSTA 2

Reg. 198

Reformule-se o primeiro parágrafo do artigo 198 dos Regulamentos que descreve as funções do ecônomo salesiano, excluindo que seja o diretor, acrescentar ao artigo a seguinte expressão: “A gestão dos bens materiais da casa é confiada ao ecônomo local, que agirá na dependência do diretor e do seu Conselho. O ofício de ecônomo local ordinariamente não seja unido ao de diretor”.

MOTIVAÇÕES

Se o diretor assume também o cargo de ecônomo local, cria dificuldade, porque o diretor que tem a responsabilidade do controle da economia, não é controlado por ninguém.

Conselheiros gerais

VOTAÇÃO Presentes: 13 POSITIVOS: 11 NEGATIVOS: 2

PROPOSTA 3

Reg. 198

Reformule-se o terceiro parágrafo do artigo 198 dos Regulamentos, pedindo explicitamente que as administrações da comunidade e da obra sejam distintas:

“Também os irmãos encarregados de obras, que, por estatuto ou convenção, têm um Conselho de administração autônomo, são obrigados a prestar contas de sua gestão aos superiores religiosos. Haja uma administração distinta entre a comunidade e a obra”.

MOTIVAÇÕES

Pode-se ver mais facilmente com esta distinção o modo de distribuir as tarefas do atual ecônomo salesiano. Podem-se computar também quais são as despesas e as entradas da comunidade, também em vista da prática coerente da pobreza comunitária.

Conselheiros gerais

VOTAÇÃO Presentes: 13 POSITIVOS: 13 NEGATIVOS: 0

9. Novo artigo dos Regulamentos sobre o

processo de discernimento para a eleição do

No documento QUAIS SALESIANOS PARA OS JOVENS DE HOJE? (páginas 29-33)

Documentos relacionados