• Nenhum resultado encontrado

Nesta dissertação foi aplicada, numa indústria metal-mecânica do ramo automotivo, uma sistemática para solução de problemas metrológicos. A demanda inicial da empresa, relativa à falta de capacidade na medição de perfis evolventes em engrenagens conformadas, foi mudando dinamicamente durante a execução do projeto, até se converter num problema de medição de ferramentas de geometria definida, usadas na conformação e usinagem das peças e ferramentas da empresa. Estas medições, muito mais demandantes desde o ponto de vista metrológico, mostraram também possuir um impacto muito mais profundo na qualidade do produto e nos custos de produção. Assim, a resolução do problema implicou num posicionamento da metrologia como fornecedora de dados confiáveis que viabilizem a investigação orientada à melhoria dos produtos e processos da empresa, colaborando no alcance de uma posição competitiva no mercado global. Por esta razão, pode-se considerar que o trabalho colaborou na formação da imagem da metrologia como investimento, orientada à eliminação das fragilidades dos produtos e processos.

Deve-se salientar que o escopo do projeto foi limitado, abrangendo somente aspectos da metrologia dimensional e geométrica de perfis evolventes e outros perfis complexos, em peças e suas ferramentas associadas. Como conseqüência deste escopo restrito, a solução foi dimensionada para satisfazer a essas necessidades e não a outras que pudessem estar latentes na empresa parceira. De

fato, é possível que nas áreas de ensaios mecânicos, medição de temperatura, testes funcionais, dentre outras, surjam outras demandas de melhoria, cujas soluções precisem, talvez, ser integradas com a que resultou desta dissertação. O autor reconhece que a metrologia de uma empresa é uma unidade funcional total, e que soluções otimizadas de uma problemática restrita não conduzem necessariamente a soluções globais ótimas. No entanto, o fato de ter selecionado uma máquina de medir por coordenadas permite afirmar que se tenha dado um passo decisivo na solução dos problemas latentes da metrologia geométrica, ainda que eles não tenham sido explicitamente considerados neste estudo. Não poderia se afirmar o mesmo se, por exemplo, houvesse recomendado a aquisição de uma máquina dedicada à medição de perfis evolvente: muitos problemas de medição ainda ficariam latentes, evidenciando-se num futuro próximo.

A máquina de medir por coordenadas selecionada já foi adquirida pela empresa e estará em funcionamento ainda no mês de abril de 2004. Para instalá-la no laboratório serão necessários outros investimentos não computados nesta dissertação. O autor está seguro de que o impacto que essa máquina trará sobre o modo de operar da garantia da qualidade da Irmãos Zen será grande. A baixa incerteza de medição do novo equipamento permitirá o acúmulo de conhecimento em algumas áreas até hoje não exploradas com efetividade, como por exemplo, o fenômeno de desgaste de punções, matrizes e brochas. Assim, será possível realimentar o processo de desenvolvimento com informações que permitam maximizar a vida em serviço das ferramentas. A maior velocidade da nova máquina, especialmente em modo de escaneamento, permitirá realizar com ela tarefas de medição que antes não podiam ser imaginadas. Isso terá conseqüência direta no fluxo de atividades que a empresa realiza para garantir a qualidade dos produtos para o mercado original e, conseqüentemente, o seu espelho no mercado de reposição. Questões tais como o aumento da intensidade do controle em peças para mercado de reposição, não representarão necessariamente um aumento de custo. De forma similar, poder-se-á realizar na nova CMM as tarefas de checagem de geometrias que se realizam hoje na Inspeção de Ferramental, certamente com

menor incerteza de medição e provavelmente com menor custo. Isso pode até gerar realocação de recursos humanos e espaços físicos.

A própria realização de medições para terceiros não é uma possibilidade remota, dado que o equipamento adquirido, por estar munido de mesa rotativa e cabeçote de tipo medidor, apresenta uma ótima combinação de elevada versatilidade e baixa incerteza.

O inicio da operação com o novo equipamento pode produzir também um impacto nos recursos humanos disponíveis. Embora seja ministrado, por parte do fabricante da máquina, um curso de operação e manutenção, pode-se afirmar que existe uma grande probabilidade de que nos primeiros tempos, muitas tarefas que eram resolvidas na máquina CMM-X tragam desafios e precisem de tempos que afetarão negativamente a produtividade do laboratório. Por isso, a equipe da Universidade recomendou que a máquina CMM-X fosse mantida no laboratório e não fosse revitalizada antes que o pessoal da metrologia esteja familiarizado completamente com o novo equipamento. De todas as formas, existe sempre o risco latente de sub- utilização da nova máquina, dado o tempo que será requerido para explorar completamente as capacidades do software e do hardware. Esse risco poderá ser contornado implementando uma política de formação contínua de pessoal e apropriadas instâncias para discussão de novas técnicas e potencialidades, sejam dentro da própria metrologia ou entre o pessoal da metrologia e o de outros setores da empresa.

Outra fonte de prováveis perturbações de uso da nova máquina de medir por coordenadas poderá se expressar na validação de medições feitas no chão de fábrica com dispositivos especiais e instrumentos simples. Dada a menor incerteza da nova máquina e sua superior capacidade para trabalhar no modo de escaneamento, ela constituirá a referência da empresa nestas comparações. No entanto, dever-se-á prestar especial atenção ao fenômeno de inconsistência de estratégias e a suas conseqüências na validação.

Outro ponto a ser considerado é a necessidade de inserir a máquina de medir no contexto de um sistema de garantia da qualidade. Aspectos tais como a rastreabilidade das medições e a avaliação da incerteza de medição poderão trazer novos desafios. Em particular, a equipe da universidade recomendou implementar checagens periódicas com utilização de objetos padrão, para poder aumentar o prazo entre calibrações.

Documentos relacionados