• Nenhum resultado encontrado

3 A DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA: UM OLHAR A PARTIR DE

3.1 A ORGANIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO

3.1.1 Sobre os trabalhos publicados acerca da temática

O processo de formação inicial de professores que ensinam matemática tem se configurado como temática para muitas pesquisas, conforme aponta Ferreira (2003). Segundo a autora, as pesquisas brasileiras estão refletindo uma mudança mundial no modo de estudar e desenvolver, atualmente, a formação inicial e continuada dos professores.

Para melhor conhecermos as pesquisas relacionadas à temática formação de professores que ensinam matemática, especificamente aquelas relacionadas ao conteúdo de medidas, pautadas nos princípios da Teoria Histórico-Cultural, delimitamos nosso olhar a partir de alguns descritores para busca no corpus geral de trabalhos: Educação Matemática, Formação de professores e o conceito de medidas, e as possíveis combinações entre eles. Assim, apresentamos inicialmente os trabalhos localizados que abordam o conceito de medidas. Posteriormente, trazemos alguns apontamentos acerca das produções selecionadas, relacionando- as com nossos pressupostos teóricos e metodológicos e, por fim, apontamos algumas considerações sobre o estudo realizado.

Optamos, neste momento, por apresentar em quadros separados a quantidade de trabalhos identificados para respeitar a organização de cada

repositório. Já a descrição e a análise serão realizadas com todas as pesquisas localizadas.

O banco de dados do Projeto está disponibilizado para busca entre os colaboradores por meio de uma planilha do Software Microsoft Excel. Desse modo, dentre as possibilidades de busca, encontramos, no total, 172 trabalhos relacionados à formação de professores e à educação matemática. Desses, apenas 5 apresentaram o termo “medidas” ou “grandezas e medidas” relacionado à formação de professores.

Partindo desses descritores, a seguir apresentaremos o Quadro 1 com a quantidade de trabalhos localizados que atenderam aos critérios da pesquisa:

Quadro 1 – Descritores pesquisados e produções identificadas no período de 2001 – 2012

Descritores Trabalhos encontrados

Professor que ensina matemática 858 trabalhos localizados

Educação Matemática 333 trabalhos localizados

Formação de professores + Educação Matemática 172 trabalhos localizados Formação de professores + Educação Matemática +

Medidas

5 trabalhos localizados

Fonte: Dados da pesquisa

Como podemos observar no Quadro 1, a busca teve, como direção final, os seguintes descritores apresentados no título, no resumo, no grupo de palavras- chave, ou na descrição do assunto do trabalho: formação de professores, educação matemática e medidas/grandezas e medidas. A Figura 4 indica a proporção na relação de trabalhos localizados no período de 2001 a 2012:

Figura 4 – Proporção de trabalhos localizados por descritores no período 2001 – 2012

Fonte: Sistematização da autora

O Quadro 2 apresenta alguns elementos dos cinco trabalhos encontrados a partir da busca pelos descritores: Formação de professores + Educação Matemática + Medidas.

Fonte: Sistematização da autora

Título Autor Orientador Nível Ano

defesa IES Área Palavras-chave

Aproximações a partir do

resumo Grandezas e Medidas: representações

sociais de professores do Ensino Fundamental Marlene Perez Prof. Dra. Maria Lúcia Faria Moro

Doutorado 2008 UFPR Educação

Representações sociais, grandezas e medidas, formação de professores, educação matemática Não identificamos aproximação com a temática da tese Estudo das elaborações dos professores

sobre o conceito de medida em atividades de ensino Micheline Riscallah Kanaan da Cunha Prof. Dra. Anna Regina Lanner de Moura

Doutorado 2008 UNICAMP Educação

Medida, nexos conceituais, pensamento empírico e teórico, atividades de ensino, educação matemática conceitual Aproximações com os pressupostos teóricos da tese

Interações entre Licenciandos em Matemática e Pedagogia: Um olhar sobre

o ensino do tema Grandezas e Medidas

Rubia Grasiela da Silva Prof. Dra. Neusa Maria Marques de Souza Mestrado

Acadêmico 2010 UFMS Ensino

Conhecimentos dos Professores; Formação Inicial; Pedagogia e Licenciatura em Matemática; Grandezas e Medidas Não identificamos aproximação com a temática da tese O desenvolvimento profissional de

professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em um processo de

formação para o ensino e a aprendizagem das medidas de tendência

central Maria Patrícia Freitas de Lemos Prof. Dra. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

Doutorado 2011 PUCSP Educação

Desenvolvimento profissional do professor; Medidas de Tendência Central; Formação de Professores Não identificamos aproximação com a temática da tese A teoria de Dienes no ensino de

transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de

pedagogia Adailson Tavares de Macedo Prof. Dr. Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Doutorado 2012 UFRN Educação

Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas Não identificamos aproximação com a temática da tese

As opções para busca por trabalhos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações são diferenciadas por se tratar de um repositório em meio eletrônico. Desse modo, combinamos os seguintes descritores: formação de professores de matemática; formação de professores e educação matemática; matemática e medidas; educação matemática e medidas; formação de professores, educação matemática e medidas.

O Quadro 3 apresenta a quantidade de trabalhos localizados a partir dos descritores e que atenderam aos critérios da pesquisa no período de 2013 a 2016.

Quadro 3 – Descritores pesquisados e produções identificadas no período de 2013 a 2016

Descritores Trabalhos encontrados

Formação de professores + matemática 702 trabalhos localizados

Formação de professores + educação matemática 576 trabalhos localizados

Matemática + medidas 476 trabalhos localizados

Educação matemática + medidas 147 trabalhos localizados

Formação de professores + educação matemática + medidas

37 trabalhos localizados

Fonte: Dados da pesquisa

A Figura 5 aponta a proporção na relação de trabalhos localizados no período de 2013 a 2016, cuja busca teve como direção final os seguintes descritores apresentados no título, no resumo ou na descrição do assunto do trabalho: formação de professores, educação matemática e medidas.

Figura 5 – Proporção na relação de trabalhos localizados no período de 2013 a 2016

Fonte: Sistematização da autora

Durante a localização na BDTD, não há possibilidade de selecionar a busca apenas por palavras-chave, de modo que pesquisas com qualquer menção à palavra “medidas” foram selecionadas, incluindo termos como “medidas” educacionais, “medidas” avaliativas, “medidas” políticas, “medidas” emergenciais, “medidas” socioeducativas, etc. Assim, do total de 37 trabalhos localizados, ao ler o resumo de cada um deles, apenas dois se encaixaram na nossa intenção de pesquisa, conforme podemos verificar no Quadro 4:

Quadro 4 – Produções identificadas entre 2013 – 2016

Fonte: Sistematização da autora

Título Autor Orientador Nível Ano

defesa IES Área Palavras-chave

Aproximaçõe s a partir do

resumo Formação de futuros professores na

organização do ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: aprendendo a

ser professor em um contexto específico envolvendo medidas

Simone Pozebon Prof. Dra. Anemari Roesler Lueren Vieira Lopes Mestrado 2014 UFS M Educação Organização do Ensino nos anos iniciais; Aprendizagem da Docência; Grandezas e Medidas; Clube de Matemática; Formação de Professores que ensinam matemática. Aproximações com a temática geral da tese. O professor em atividade de aprendizagem de conceitos matemáticos Neuton Alves de Araújo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo De Moura

Doutorado 2015 USP Educação

Formação de Professores. Apropriação de Conceitos Matemáticos. Atividade de Aprendizagem. Pensamento Teórico. Atividade Orientadora de Ensino. Aproximações com os pressupostos teóricos da tese.

Após a identificação dos trabalhos nos dois repositórios, procuramos informações relevantes nos fichamentos (no período de 2001 – 2012) e nos resumos (2013 – 2016) que indicassem aproximações com nossa temática. Para obter maiores subsídios, foi necessário recorrer aos trabalhos completos.

O passo seguinte foi realizar uma breve leitura dessas sete pesquisas, nas quais verificamos uma diversidade de focos de investigação e abordagens metodológicas. Como a análise de todos os trabalhos encontrados não era o nosso intuito principal, elencamos algumas considerações para, posteriormente, nos determos nos três trabalhos (CUNHA, 2008; POZEBON, 2014 e ARAÚJO, 2015) que, de fato, se remetiam à temática escolhida.

Por conta da quantidade de trabalhos presentes na busca geral e nos refinamentos posteriores, destacamos que o número de pesquisas que foram dedicadas à temática que enfocamos aponta para uma pequena amostra de investigações no âmbito da matemática escolar. Em particular, parece indicar uma pequena preocupação dos pesquisadores quanto à formação de profissionais no que se refere ao trabalho com grandezas e medidas ao ensinar matemática.

Com o objetivo de analisar melhor os trabalhos selecionados e obter uma visão mais ampla dos principais aspectos abordados, descreveremos, mais detalhadamente, alguns elementos das pesquisas localizadas: título, referencial teórico, objetivo de pesquisa, metodologia e resultados obtidos.

As sete pesquisas encontradas intitulam-se: “Grandezas e Medidas: representações sociais de professores do Ensino Fundamental” (PEREZ, 2008); “Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino” (CUNHA, 2008); “Interações entre Licenciandos em Matemática e Pedagogia: Um olhar sobre o ensino do tema Grandezas e Medidas” (SILVA, 2010); “O desenvolvimento profissional de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em um processo de formação para o ensino e a aprendizagem das medidas de tendência central” (LEMOS, 2011); “A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia” (MACEDO, 2012); “Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas” (POZEBON, 2014); e “O professor em atividade de aprendizagem de conceitos matemáticos” (ARAUJO, 2015).

Documentos relacionados