• Nenhum resultado encontrado

Foto 4 – Richard Whately. Fonte: Acton…, (1993).

Embora devidamente reconhecido em sua época, Richard Whately teve sua história de vida pouco documentada e, por este motivo, há uma escassez de informações biográficas a seu respeito. Todavia, vale salientar que não vemos impedimento nesta precariedade em virtude de nosso enfoque principal ser o estudo de sua Lógica. Assim, nos limitaremos a apresentar sua personalidade, em linhas gerais, a fim de melhor compreendermos sua obra.

No dia 01 de fevereiro de 1787 nasceu, na capital inglesa (Londres), o nono filho do Reverendo Joseph Whately. A família Whately nomeou seu caçula de Richard.

Boa parte de sua infância foi passada na companhia de seu avô, o qual cultivava um jardim admirado pelo neto. Lá, um bom tempo deste jovem foi dedicado ao estudo de insetos. Ainda moço, por volta dos nove anos, Whately foi enviado por seus pais para estudar numa escola particular fora de Bristol42 (ver Mapa 1). Nove anos mais tarde, em abril de 1805, iniciou sua vida acadêmica na Universidade de Oxford. Tutelado pelo bispo inglês Edward Copleston (1776-1849)43, Whately instruiu-se nos rudimentos das ciências tornando-se teólogo, filósofo, lógico, pedagogo e reformador social.

Por ser filho de um clérigo, é natural pensar que Whately buscasse obter ordens sacras. De fato, este foi o pensamento de Whately enquanto freqüentou a faculdade de Oriel, em Oxford (ver Mapa 1), entretanto, ele não se conteve em repassar tais ensinamentos, mas sim, dedicou-se a repensá-los. Whately tornou-se autor de um livro intitulado Historic Doubts

Relative to Napolean Bonaparte (1819). Nesta obra, ele satirizou a Bíblia mediante a aplicação rigorosa da Lógica na prova da existência de milagres em contraposição à existência de Napoleão Bonaparte.

Em 1822, Whately foi eleito conferencista (preletor) da cidade de Bampton44 (ver Mapa 1). Nesta função seus sermões pregaram sobre “The Use and Abuse of Party Feeling in

Religion.” (BIOGRAPHY…, [200-]). Bampton Lectures da Universidade de Oxford foram fundados por um legado de John Bampton (1690-1751)45, desde 1780 (BAMPTON ..., [200-]). Era uma série de conferências anuais as quais passaram a ser bienais por volta do século XIX. Tais conferências concentravam-se em tópicos teológicos cristãos e atraíram grande interesse e controvérsia. Eram tradicionalmente publicadas em forma de livro. Série semelhante de Conferências de Bampton na América foram determinadas na Universidade de Columbia.

Em agosto do ano seguinte, Whately mudou-se para Halesworth46, em Suffolk47 (ver Mapa 1). Entretanto, em 1825, por ter sido designado diretor do St. Alban´s Hall, retornou a

42 Segundo a Wikipedia Cyclopaedia, Bristol localiza-se no sudoeste da Inglaterra a 185km ao oeste de Londres,

entre Bath, Gloucester e Newport. (BRISTOL, [2007]).

43 Mais detalhes ver Edward (1911).

44 McBride, ([2004]) mostra que Bampton localiza-se no sudoeste da Inglaterra, mais precisamente na região de

Devon e próximo a Somerset. (The Bampton ..., [200-]).

45 De acordo com John ([2007]), John Bampton foi membro do Trinity College, Oxford e cânon de Salisbury

(membro do clero cristão da catedral de Wiltshire, Inglaterra).

46 Halesworth é um pequeno centro comercial localizado ao noroeste de Suffolk, Inglaterra. Tem um população

Oxford (ver Mapa 1). Em decorrência do amplo reconhecimento de sua capacidade nas atividades de Oxford, Whately tornou-se professor de Economia Política, em 1829, ao suceder o economista inglês Nassau William Sênior (1790-1864)48. Enquanto tal se destacou no sistema de mercado livre insistindo que era a melhor filosofia econômica.

Mapa 1 – Inglaterra Fonte: Suffolk ([200-])

University of Bristol (2006)

Dando continuidade a sua atividade intelectual, Whately (1875) explicitou suas convicções referentes à Lógica, já enveredadas no primeiro livro, publicando uma segunda obra que reuniu os elementos da Lógica Aristotélica necessários, segundo Whately, a uma

47 Suffolk é um grande município histórico e moderno neometropolitano localizado no oeste da Inglaterra.

Segundo Wikipedia, o município de Suffolk possui um dos maiores portos da Europa. (SUFFOLK, [200-]).

48 Para mais detalhes ver Nassau (1911).

Suffolk Bampton Bristol Lincoln London Oxford Devon Somerset

primeira abordagem do assunto (pelos estudantes). O referido trabalho foi intitulado Elements

of Logic e publicado em 1826. Ressaltamos que o conteúdo da referida obra será apresentado com mais detalhes na seção posterior deste Capítulo, mas vale salientar que seu texto foi talvez o primeiro tratado inglês a fornecer uma defesa vigorosa da Lógica como um campo de estudo. Enfatizamos ainda que foi um trabalho extremamente influente em seu período, dominando o campo por quase duas décadas e sendo lido até mesmo hoje.

Os principais trabalhos de Whately podem assim ser listados:

x Historic Doubts Relative to Napoleon Bonaparte, 1819;

x The Use and Abuse of Party Feeling in Matters of Religion, 1822; x Letters on the Church, By an Episcopalian, 1826;

x Elements of Logic, 1826; x Elements of Rhetoric, 1828;

x Introductory Lectures on Political Economy, Being part of a course delivered in

the Easter term, 1832;

x Easy Lessons on Money Matters for the Use of Young People, 1837;

x Introductory Lessons on Morals and Christian Evidences, 1857. (RICHARD …., [200-a])

Como vemos, a coletânea acima exprime com clareza os assuntos abordados por Whately em decorrência de suas convicções pessoais e formação acadêmica. Tratam, em suma, de religião, Lógica, economia, política e, especialmente, de suas relações.

Seu compromisso com questões religiosas, renderam a Whately o posto de Arcebispo de Dublin (ver Mapa 3), em 1831. Nesta posição, apoiou a remoção de inaptidões políticas sofridas por católicos ingleses e criou um programa de instrução religiosa como parte integrante do currículo nacional das escolas, tanto para crianças católicas quanto para protestantes. Entretanto, devido à intransigência religiosa da época, este esquema foi logo abandonado. (RICHARD…, [200-b]).

Whately permaneceu como arcebispo até sua morte, em 08 de outubro de 1863, na cidade de Dublin, Irlanda. (RICHARD…, [200-b]). Dentre os assuntos que mais interessavam a Whately, ao longo de sua existência, estavam: a revisão da lei criminal, a emancipação para as populações judias e a educação. De fato, sua trajetória de vida ressalta que estes interesses pessoais envolvem sempre questões sociais imbuídas pela educação e religião. Destacamos, neste cenário, o livro (listado na citação acima), publicado em 1837, relativo à economia ensinada para crianças.