• Nenhum resultado encontrado

Soluções comerciais para viticultura de precisão

3 REDES DE SENSORES SEM FIO

3.6 ESTADO DE ARTE DA APLICAÇÃO DAS RSSFS NA VITICULTURA

3.6.2 Soluções comerciais para viticultura de precisão

3.6.2.1 ēKo Pro Series System

A MEMSIC (MEMSIC, 2010) comercializa uma solução na linha de monitoramento ambiental e de microclimas para culturas agrícolas, conhecida como ēKo Pro Series, que foca principalmente na viticultura. O kit básico do ēKo Pro Series tem os seguintes componentes:

um processador e um módulo de rádio embarcados (plataforma IRIS). Estes nós têm a capacidade de se auto-organizar formando uma RSSF, operando na faixa de frequência de 2,4 GHz;

radio base ēKo – eB2110: sua função é possibilitar a conexão entre a

RSSF (nós ēKo) e o gateway ēKo; integra um processador e um módulo de rádio da plataforma IRIS, uma antena e uma interface USB que permite a transferência dos dados da rede para o gateway ēKo, operando na banda de frequência de 2,4 GHz;

gateway ēKo – eG2100: este dispositivo é um servidor web com uma

distribuição do sistema operacional Linux Debian instalado. Tem dois pacotes pre-instalados: o ēKoView, para visualização dos dados, e o XServe, para o gerenciamento da rede;

ēKoView: permite a visualização dos dados por meio de uma interface web.

Ele vem instalado no gateway ēKo;

sensor de umidade e temperatura do solo – eS1101: é possível conectar

vários sensores deste tipo em um nó ēKo para medir a umidade do solo em diferentes profundidades;

sensor de umidade e temperatura do ambiente – eS1201: permite medir

a umidade relativa do ar e a temperatura ambiental;

sensor de molhamento foliar – eS1301: determina a presença e a duração

do molhamento no dossel das plantas. Ajuda na previsão de doenças fúngicas;

sensor de conteúdo de água no solo – eS1110: permite medir o

percentual de água presente no solo;

estação meteorológica – eS2000: compreende diferentes tipos de

sensores como velocidade e direção do vento, pluviômetro, temperatura e umidade do ambiente, pressão atmosférica e radiação solar;

sensor de radiação solar – eS1401: permite medir a radiação global no

ambiente, sendo consideradas as suas duas componentes (direta e difusa).

Uma vantagem que deve ser considerada em relação a esta tecnologia é que os nós ēKo possuem baterias, as quais são carregadas por células solares embarcadas nos dispositivos.

dispositivos: três nós ēKo, um rádio base ēKo, um gateway ēKo, software de aplicação ēKoView, seis sensores de umidade e temperatura do solo e um sensor de temperatura do ambiente e umidade relativa. A Figura 11 apresenta os dispositivos que conformam um kit básico.

Figura 11 - Kit básico ēKo Pro Series. Extraído de Memsic (2010).

3.6.2.2 Grape Networks

A Grape Networks (GRAPE NETWORKS, 2010) é uma companhia localizada na Califórnia, Estados Unidos, fundada no ano 2002 e com escritórios em diversos lugares do mundo (Estados Unidos, França, Alemanha e Austrália). Esta empresa comercializa soluções de RSSFs, Sistemas de Informação Geográficos (SIGs), Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) e Sistemas Micro- Eletromecânicos (MEMSs) aplicados principalmente à agricultura. Com as suas plataformas de gerenciamento, a Grape Networks oferece monitoramento do ambiente, água e microclimas em qualquer lugar do mundo, conseguindo disponibilizar esta informação em um celular ou algum outro dispositivo sem fio com acesso à Internet.

A plataforma de gerenciamento da Grape Networks tem dezenas de dispositivos chamados Mobile Oversight Devices (MODs), os quais permitem o monitoramento da água e os microclimas, por meio de sensores de umidade do solo, temperatura e umidade relativa. O usuário do sistema tem a possibilidade de estabelecer limites sobre as variáveis monitoradas, de forma que possam ser gerados alertas ao atingir esses limites.

3.6.2.3 Netsens s.r.l.

A Netsens s.r.l. (NETSENS, 2010) é uma empresa situada em Florença, Itália, estabelecida em Novembro de 2004. Comercializa soluções de RSSFs orientadas à agricultura de precisão, especialmente para viticultura. A solução comercializada pela empresa Netsens s.r.l., denominada VineSense, permite que os agricultores possam acompanhar o desenvolvimento de suas culturas agrícolas na Internet, procurando economizar água utilizada na irrigação, reduzir o uso de pesticidas e determinar o momento ideal para realizar a colheita. Os dados são coletados a cada 15 min e, mediante uma análise realizada pelo sistema, são gerados alertas ao usuário de quando o vinhedo precisa ser irrigado ou quando existe risco de uma possível doença, tendo como base, informação coletada por sensores de umidade e temperatura do solo, umidade relativa, temperatura ambiental e umidade das folhas, implantados na cultura agrícola.

3.7 CONSIDERAÇÕES FINAIS DO PRESENTE CAPÍTULO

Nesse capítulo foram apresentados conceitos gerais sobre RSSFs: sistema operacional, protocolos de comunicação e aplicações agrícolas e ambientais. Foi apresentado também, um levantamento dos diferentes trabalhos de pesquisa realizados envolvendo RSSFs aplicadas à viticultura, bem como as soluções comerciais existentes nessa área. As vantagens percebidas na utilização desta tecnologia são consideráveis: economia na utilização de recursos (água, agrotóxicos), diminuição no impacto ambiental e produção de uvas de melhor qualidade, estimulando a realização de novas pesquisas.

O fato de realizar a avaliação da RSSF experimental, disponível no laboratório, em um vinhedo/parreiral é a sua flexibilidade para considerar diferentes aspectos a serem estudados, como a interferência produzida pelos vegetais, o custo de implantação que é menor se comparada à outras soluções comerciais existentes (linha ēKo Pro Series, por exemplo) e a sua facilidade de integração de novos sensores, por meio da placa MDA300.

4 METODOLOGIA

Neste capítulo é detalhada a metodologia utilizada no trabalho para a avaliação da Rede de Sensores sem Fio (RSSF) no parreiral, que compreende a infraestrutura desenvolvida para a realização dos experimentos (incluindo o hardware e o software utilizados), descrevem-se também, os cenários experimentais (interno e externo) e uma descrição dos experimentos que foram conduzidos para a avaliação da rede.

Documentos relacionados