• Nenhum resultado encontrado

Somando os elementos de uma matriz

No documento Linguagem C Completa e Descomplicada (páginas 148-153)

Vetores e matrizes – arrays

FIGURA 6.15 6.6.2 Encontrando o maior valor de um vetor

6.6.4 Somando os elementos de uma matriz

O exemplo da Figura 6.18 mostra como podemos facilmente somar todos os ele- mentos de uma matriz. No exemplo, estamos somando os elementos de uma matriz contendo apenas três linhas e três colunas de valores inteiros, mas o processo é o mes- mo para matrizes de qualquer tamanho.

Basicamente, somar os elementos de uma matriz é similar a somar os elementos de um vetor. A diferença é que agora necessitamos de dois comandos de laço para percorrer todos os elementos da matriz. Para cada elemento da matriz, simplesmente o somamos ao valor de uma variável auxiliar (soma), que passa agora a valer o seu valor anterior mais o valor da posição atual da matriz. Note que essa variável soma foi previamente inicializada com 0. Fazemos isso para evitar que o lixo de memória inicialmente contido na variável declarada não atrapalhe o resultado final, e o valor 0 não altera a soma de quaisquer elementos.

Exemplo: somando os elementos de uma matriz de inteiros

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(){ int mat[3][3] = {{1,2,3},{4,5,6},{7,8,9}}; int i, j, soma = 0; for(i=0; i < 3; i++) for(j=0; j < 3; j++)

soma = soma + mat[i][j]; printf(“Soma = %d\n”,soma); system(“pause”); return 0; } FIGURA 6.18 6.7 exercícIos 6.7.1 Vetores

1) Crie um programa que leia do teclado seis valores inteiros e em seguida mostra na tela os valores lidos.

2) Crie um programa que leia do teclado seis valores inteiros e em seguida mostre na tela os valores lidos na ordem inversa.

3) Faça um programa que leia cinco valores e os armazene em um vetor. Em seguida, mostre todos os valores lidos juntamente com a média dos valores.

4) Faça um programa que possua um array de nome A que armazene seis números inteiros. O programa deve executar os seguintes passos:

b) Armazene em uma variável a soma dos valores das posições A[0], A[1] e A[5] do array e mostre na tela essa soma.

c) Modifique o array na posição 4, atribuindo a essa posição o valor 100. d) Mostre na tela cada valor do array A, um em cada linha.

5) Faça um programa que leia um vetor de oito posições. Em seguida, leia também dois valores X e Y quaisquer correspondentes a duas posições no vetor. Seu programa deverá exibir a soma dos valores encontrados nas respectivas posições X e Y.

6) Escreva um programa que leia do teclado um vetor de 10 posições. Escreva na tela quantos valores pares foram armazenados nesse vetor.

7) Faça um programa que receba do usuário um vetor X com 10 posições. Em segui- da deverão ser impressos o maior e o menor elemento desse vetor.

8) Faça um programa que preencha um vetor com 10 números reais. Em seguida, calcule e mostre na tela a quantidade de números negativos e a soma dos números positivos desse vetor.

9) Faça um programa que receba do usuário dois arrays, A e B, com 10 números in- teiros cada. Crie um novo array C calculando C = A − B. Mostre na tela os dados do array C.

10) Faça um programa que preencha um vetor de tamanho 100 com os 100 primeiros números naturais que não são múltiplos de 7. Ao final, imprima esse vetor na tela. 11) Leia um conjunto de números reais, armazenando-o em vetor. Em seguida, calcu-

le o quadrado de cada elemento desse vetor armazenando esse resultado em outro vetor. Os conjuntos têm, no máximo, 20 elementos. Imprima os dois conjuntos de números.

12) Faça um programa que leia um vetor de 10 posições. Verifique se existem valores iguais e os escreva na tela.

13) Faça um programa para ler 10 números diferentes a serem armazenados em um vetor. Os números deverão ser armazenados no vetor na ordem em que forem li- dos, sendo que, caso o usuário digite um número que já foi digitado anteriormen- te, o programa deverá pedir a ele para digitar outro número. Note que cada valor digitado pelo usuário deve ser pesquisado no vetor, verificando se ele existe entre os números que já foram fornecidos. Exiba na tela o vetor final que foi digitado. 14) Faça um programa que calcule o desvio-padrão d de um vetor V contendo n nú-

em que m é a média desse vetor. Considere n = 10. O vetor v deve ser lido do teclado. 15) Leia um vetor com 10 números de ponto flutuante. Em seguida, ordene os ele-

mentos desse vetor e imprima o vetor na tela.

6.7.2 Matrizes

1) Faça um programa que leia uma matriz de tamanho 3 × 3. Imprima na tela o menor valor contido nessa matriz.

2) Faça um programa que leia uma matriz de tamanho 4 × 4. Imprima na tela o maior valor contido nessa matriz e a sua localização (linha e coluna).

3) Faça um programa que declare uma matriz de tamanho 5 × 5. Preencha com 1 a diagonal principal e com 0 os demais elementos. Ao final, escreva a matriz obtida na tela.

4) Leia uma matriz de tamanho 4 × 4. Em seguida, conte e escreva na tela quantos valores maiores do que 10 ela possui.

5) Leia uma matriz de tamanho 4 × 4. Em seguida, conte e escreva na tela quantos valores negativos ela possui.

6) Leia uma matriz de tamanho 3 × 3. Em seguida, imprima a soma dos valores contidos em sua diagonal principal.

7) Leia uma matriz de tamanho 3 × 3. Em seguida, imprima a soma dos valores contidos em sua diagonal secundária.

8) Calcular e imprimir na tela uma matriz de tamanho 10 × 10, em que seus elemen- tos são da forma:

A[i][j] = 2i + 7j – 2 se i < j A[i][j] = 3i2 – 1 se i = j A[i][j] = 4i3 + 5j2 + 1 se i > j

9) Faça um programa que permita ao usuário entrar com uma matriz de tamanho 3 × 3 de números inteiros. Em seguida, calcule um vetor contendo três posições, em que cada posição deverá armazenar a soma dos números de cada coluna da matriz. Exiba na tela esse array. Por exemplo, a matriz

5 −8 10

1 2 15

25 10 7

deverá gerar o vetor

10) Leia uma matriz de tamanho 10 × 3 com as notas de 10 alunos em três provas. Em seguida, calcule e escreva na tela o número de alunos cuja pior nota foi na prova 1, o número de alunos cuja pior nota foi na prova 2 e o número de alunos cuja pior nota foi na prova 3.

11) Faça um programa que leia uma matriz de tamanho 5 × 5. Calcule e imprima a soma dos elementos dessa matriz que estão acima da diagonal principal.

12) Faça um programa que leia uma matriz de tamanho 6 × 6. Calcule e imprima a soma dos elementos dessa matriz que estão abaixo da diagonal principal.

13) Faça um programa que leia uma matriz de tamanho 5 × 5. Calcule e imprima a soma dos elementos dessa matriz que não pertencem à diagonal principal nem à diagonal secundária.

14) Faça um programa que leia uma matriz de tamanho 5 × 5. Calcule a soma dos elementos dessa matriz que pertencem à diagonal principal ou secundária. Calcule também a soma dos elementos que não pertencem a nenhuma das duas diagonais. Imprima na tela a diferença entre os dois valores.

15) Faça um programa que leia uma matriz A de tamanho 5 × 5. Em seguida, calcule e imprima a matriz B, sendo que B = A2.

No documento Linguagem C Completa e Descomplicada (páginas 148-153)

Documentos relacionados