• Nenhum resultado encontrado

Profa. Regina Ferreira Martins

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2017/2020). Pós-Graduação em Matemática Superior pela Faculdade Integrada de Patrocínio (2002). Graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Patos de Minas (1997). Atualmente é professor efetivo de educação básica (ensino médio) da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU).

Profa. Dra. Fabiana Fiorezi de Marco

Pós-Doutora em Educação, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada II na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Atua como membro do corpo permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista (2017-2020); membro da diretoria da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU) e, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP/SP). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem e, formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação matemática; ensino e aprendizagem de Matemática; resolução de problemas; tecnologia educacional; jogos no ensino de matemática; teoria da atividade; e, teoria histórico-cultural.

Profa. Dra. Sandra Aparecida Fraga da Silva

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES/ Campus Vitória, atuando na licenciatura em matemática e no mestrado profissional em Educação de Ciências e Matemática EDUCIMAT. Formada pela Universidade Federal do Espírito Santo em Licenciatura Plena em Matemática (2000), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Educação com ênfase em Educação Matemática. Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Experiência na área de Educação Matemática, ensino fundamental, médio e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação matemática, geometria, laboratório de matemática, grupos de pesquisas e em formações de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica em Matemática - GRUPEM e vice-líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo - GEEM-ES. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade pedagógica - GEPAPe. Atualmente, bolsista Pesquisador Capixaba - FAPES.

Profa. Dra. Cristiane Coppe de Oliveira

Professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU. Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/Regional Minas Gerais. Coordenadora Executiva do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFU. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FE-USP. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP. Coordena o sub-projeto multidisciplinar Matemática/Física do Pontal do PIBID/UFU. Atua como membro da equipe do Programa de Licenciatura Internacional - PLI, junto à Universidade de Coimbra. Atuou como coordenadora do GT5- História da Matemática e cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) nos triênios 2014-2016 e 2016/2018. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e pós-doutorado no Programa do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FE-USP. Foi coordenadora do subprojeto Matemática-Pontal do PIBID/UFU (2016-2018). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Na vertente extensionista, desenvolveu vários projetos, tendo sido coordenadora da Área Relações Etnico raciais do Projeto Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - MEC; participou como formadora do Projeto A Cor da Cultura III (2013-2014) promovido pela Fundação Roberto Marinho, TV Futura, SEPPIR, MEC e Petrobrás. Atuou como vice coordenadora do curso de Formação Inicial em História e Cultura Africana e Afro-brasileira promovido pelo NEAB/UFU em parceria com a PROGRAD/UFU, ministrando o módulo referente à Etnomatemática. Em uma perspectiva cultural, no campo da pesquisa, investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática, por meio da implementação das Leis 10638/03 e 11645/08 e as possibilidades de rompimento com o racismo científico que se estabelece em ideias eurocêntricas.

Apresentação

Caro(a) professor(a):

Este material é fruto da pesquisa realizada na dissertação de mestrado do Programa de Pós -Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada “Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário”.

O estudo foi desenvolvido por meio de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA), na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Justifica-se pela necessidade de organizar uma unidade didática envolvendo o conceito geométrico de área, que permita desenvolver o pensamento teórico dos estudantes e contribuir com a composição de materiais em cursos técnico agropecuário para tal desenvolvimento.

Quadros

1. Etapas, objetivos e seu responsável ... 10 2. Questionário 1 ... 12 3. Organização dos episódios de análises ... 23

Figuras

1. Desenho G2 – 301 ... 15 2. Desenho G5 – 302 ... 16 3. Cálculos do grupo G5 – 302 ... 17 4. Desenho e maquete G3 – 301 ... 19 5. Desenho e maquete G5 – 302 ... 20