• Nenhum resultado encontrado

5.3.3. Categoria 3 – Percepção da espiritualidade no cotidiano

5.3.3.1. Subcategoria 3.1 Vivenciando a

Os pensamentos em torno da espiritualidade, por cada participante, revelaram uma intensa conexão com Deus. Foi possível nos depoimentos, compreender o quanto os participantes buscam força através da fé e das orações para enfrentar as situações de dificuldade.

As crenças pessoais são definidas como valores que as pessoas possuem e que vão desenvolvendo a base de seu estilo de vida e de comportamento. As crenças religiosas e espirituais têm demonstrado ser um recurso auxiliar no enfrentamento de eventos estressores, como o processo saúde-doença e o tratamento da saúde na Psicologia da Saúde.127

As palavras que mais se destacaram nessa subcategoria foram: fé, esperança, oração, milagre, força, unção, cuidado e Deus. As frases “Deus está no controle”, “Ele é o médico dos médicos” e “Deus é o milagre”, “Deus cuida de mim”, “Deus sabe de todas as coisas ele está no controle de tudo” e “Deus é o médico é a rocha”. Foram usualmente utilizadas. Essas expressões são percebidas pelos participantes como um diferencial para viver, solucionar os problemas, enfrentar as dificuldades, viver e ter força diante aos momentos difíceis. Como podemos elucidar nos depoimentos a seguir.

[...] Eu me sinto fortalecida [...] quando eu penso, meu Deus!!! Que eu sei que vou passar por isso outra vez eu digo, meu Deus me dá força para poder cuidar da minha

filha. [...] Só Deus para me dar força. [...] Deus tá no controle de tudo.

(E-1)

[...] Tem que ter força né minha filha, pra enfrentar tudo. (E-2)

[...] essa base que eu tive de religiosidade, [...] que traz mais força. [...] você sabe que vai acontecer, eu sei que a minha mãe tá terminal e que pode ser questão de horas. [...] mas eu sei que o Senhor vai me dá forças, [...] que vai dar forças pro meu pai e pra minha irmã [...] que vai dar forçar pra minha avó [...] a minha rocha é cristo, meu médico é cristo, então assim ta nesse lugar aqui é realmente assim, pra glória dele entende? [...] pra está aqui, nesse momento faz diferença, quando você tem fé, quando você tem esperança, quando você sabe que tudo está perdido, mas o Senhor está ali, isso faz toda diferença.

(E-4)

[...] Deus me dando força, se não é Deus na minha vida eu não estaria nem de pé, mas é Deus que me sustenta, Deus me coloca de pé, que me dá força [...] Vejo o milagre de Deus, porque tudo Deus preparou pro meu pai, se ele tá vivo hoje milagre de Deus. [...] graças a Deus [...] A fé traz força para o enfrentamento das dificuldades.

(E-5)

[...] É só Deus é só ele pra me dar força, continua me dando. Eu me sinto forte.

[...] Sentimento de felicidade de uma realização concretizada. De agradecimento a Deus.

(E-8)

[...] eu sou espírita, minha mãe era, [...] eu ainda sigo, quando eu to sem força eu vou lá, peço pra eles me ajudarem, [...] é onde eu arrumo minha força, eu me sinto bem melhor entendeu?

(E-9)

[...] Eu me sinto forte, até que muito forte graças a Deus, no começo eu achei que não ia aguentar, mas parece que com o tempo e ganhei mais força ainda, pra poder ta ali e ajudar ele, para suportar tudo isso, [...] mas graças a Deus eu estou tendo muita força pra ta ali do lado dele.

(E-10)

[...] força mesmo vem do Senhor, vem de Deus mesmo, então unção todo dia, todo dia tem unção, eu acredito muito na unção, unção espiritual.

(E-11)

[...] É justamente isso que mantém a gente forte, é Deus que mantêm, eu acordo todo dia e peço a Deus força, pra que ele renove as nossas forças, tanto a minha quanto a dela [...] é Deus mesmo assim que fortalece [...] porque é Deus que fortalece a gente se não fosse ele, acho que a gente teria todo mundo afundado. [...] Deus ta no controle [...] ai ela começa ficar melhor,

[...] eu não vivo sem fé em Deus [...] e credito que todo mundo um dia, quem não acredita vai ter de acreditar [...] a fé pra mim é tudo e é a fé que eu tenho em Deus, ele pode resolver tudo, ele pode resolver [...] é a nossa fé em Deus faz a gente passar por esses momentos difíceis. [...] existe sempre uma solução, por mais difícil que seja, sem a minha fé seria muito difícil, sem ela eu já tinha me entregado, sem ela eu ia achar que, eu não consigo olhar aquela ferida.

(E-15)

[...] Olha eu creio que Deus está no controle de todas as coisas. [...] Deus é acima de tudo e eu creio que ele ta no controle [...] e é ele quem cuida de mim, da minha mãe, da minha avó, é ele que nos direciona [...] É muita fé em Deus, muita fé, confio muito em Jesus, eu sinto que ele me ajuda [...]eu tenho bastante fé.

(E-16)

Para quatro participantes, o ato de orar foi outra forma de se conectar com o Divino para encontrar condições de enfrentar os momentos para obter ajuda para melhorar a situação de doença ou até mesmo a cura. Crenças mente-corpo referem-se a crenças em geral, sob a relação entre a mente/processos mentais e estados corporais/processos corporais.

As pessoas com crença espiritual tendem a demonstrar positividade na adversidade, como enfrentamento da doença e tratamento da saúde. E a fé pode ser um modo de lidar com o estresse, estando associada a melhores índices de qualidade de vida. 128

[...] é muita oração, pedindo a Deus.

[...] é nas dificuldades que a gente se aproxima mais de Deus e eu tenho vivido isso, eu tenho me aproximado mais de Deus, tenho procurado me consagrar, orar pela minha sogra.

(E-8)

[...] Então, eu te falei, em relação à espiritualidade, até os meus 22 anos, eu não acreditava em Deus [...] algumas provações foram colocadas em vida e eu passei a questionar. [...] fui buscar resposta de pessoas que conheciam, não de dentro de igreja, hoje eu sou uma pessoa que acredito em Deus. [...] então o meu momento de espiritualidade durante o dia, faço as minhas orações.

(E-12)

[...] Eu tenho que me manter muito, minha cabeça tem de estar no lugar. [...] o que eu tenho de fazer é me agarrar com Deus,

porque com ele já ta difícil, imagine sem ele [...] orar muito. (E-14) A espiritualidade é difícil de ser definida. Ela representa a busca individual do ser humano para compreender o sentido da vida e da existência. Nesse sentido, pode ser entendida de diversas formas, de acordo com a percepção de cada pessoa. Pode ser vista como energia, transcendência, plano superior, luz, e expressada de acordo com a religião adotada, por meio de orações, meditação e rituais que proporcionam o alívio para o sofrimento.123

Deste modo, é possível perceber que a fé e a religiosidade são capazes de amenizar a angústia, sofrimento em relação às doenças crônicas. Estes são fatores capazes de influenciar o tratamento de lesões, crença em Deus ou em outras entidades sobrenaturais. Muitas vezes as tomadas de decisões são escolhidas e embasadas nestas crenças tais como: orações, frequência da Igreja,

a prática de meditação. Estes são valores religiosos e espirituais que determinam aspectos negativos que são mais facilmente enfrentados e ultrapassados.129

A doença oncológica traz a necessidade do fortalecimento espiritual pelos cuidadores/familiares diante das repercussões da doença, referente ao estigma e ao sofrimento que esta pode provocar, em busca da cura e da minimização das adversidades oriundas das complicações provenientes da patologia.