• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E ANÁLISES DA IMPLANTAÇÃO

1.21 SUGESTÃO DE IMPLANTAÇÕES FUTURAS

Como sugestão para a CRELUZ e para potencialização da radiocomunicação digital a seguir são apresentadas outras possíveis aplicações.

1.21.1 Redundância de internet na repetidora master

O objetivo principal da redundância é a continuidade na prestação de serviços mesmo quando houver falha em um ou mais elementos de um sistema.

O sistema como um todo depende do sinal de internet na repetidora máster, pois como o sistema possui uma topologia em estrela e é linkado via internet com as outras repetidoras e o COD, esta precisa ser confiável e firme.

Para extinção deste agravante foi estudado para uma redundância de dois sinais de internet de diferentes provedores, que 1 seria o principal (este alimentado por fibra óptica) e ao perder o sinal deste automaticamente o sistema possui um sinal de retaguarda para ser acionado.

Para que isto seja possível é necessário que o equipamento consiga reconhecer dois endereços diferentes, um de cada provedor, para que isto seja possível deverá ser estudado o protocolo a ser utilizado e a configuração do hardware. Nesta configuração o meio mais acessível seria utilizar um modem Mikrotik que poderia desempenhar esta função e com conexão por VPN entre as repetidoras o sistema possuiria a redundância desejada.

1.21.2 Transmissão de dados

A CRELUZ envia as ordens de serviços para as equipes de campo utilizando Tablets conectados por sinal GPRS, os quais não são em todos os locais que possuem sinal, ficando muitas vezes os serviços sem serem enviados ou a equipe sem conseguir encerrar o serviço executado.

Como os rádios utilizados nos veículos possuem bluetooth para transmissão de sinal, e o sistema permite transmissão de dados basta estabelecer a leitura dos dados para que isto seja possível. O que impossibilita, porém, a transmissão é que os Tablets utilizados pela CRELUZ não possuem bluetooth, possuem conexão apenas por GPRS ou via Wifi.

Possibilitando que o sistema de rádio trafegue dados em baixa velocidade, integrando aplicativo Android rodando em um Tablet ou Smartphone. Para que esta facilidade poder ser utilizada será necessário desenvolvimento e ampliação de hardware, com a finalidade de interligar os equipamentos.

1.21.3 Automação /Telemetria

Um ganho significativo que o sistema poderá proporcionar é a Automação/Telemetria via rádio digital que está sendo estudada e será iniciado um projeto piloto para testar e aprovar o sistema. O sistema nada mais é do que um rádio digital que possibilita somente a transmissão de dados, e pode ser utilizado para inúmeras aplicações.

A Automação/Telemetria poderá ser utilizada tanto para leituras do Grupo A da CRELUZ quanto para telecomandar religadores, o que reduziria custos mensais de outros sistemas bem como garantiria maior confiabilidade no sistema conforme resultados apresentados neste trabalho. Sendo que o sistema hoje utilizado pela CRELUZ (GPRS) vem apresentando perda de sinal, principalmente em dias de temporais e chuvas, dias estes onde se requer maior precisão do sistema em relação ao telecomando dos religadores.

Menciona-se Automação/Telemetria, pois em um único equipamento pode-se obter as duas funcionalidades, como por exemplo, nas medições de fronteira aonde pode-se obter as leituras do medidor e enviar comandos para o religador instalado próximo à medição.

Como a radiocomunicação digital demonstrou atingir 98% da área atendida pela CRELUZ o sistema de Automação/Telecomando poderia ser tranquilamente instalado em pontos estratégicos que estes teriam suas funcionalidades garantidas, mas para funcionar será necessário aplicar desenvolvimento e instalação de hardware para que esta facilidade possa ser utilizada.

6 CONCLUSÃO

Conforme apresentado neste trabalho o sistema de radiocomunicação digital possui várias vantagens sobre o sistema de radiocomunicação analógico. Como esta migração deveria ser feita para atender as normativas e obter as licenças junto à Anatel, a CRELUZ migrou ao sistema de radiocomunicação digital de maneira bem pensada, analisada e testada, para garantir que a implantação, quando em 100% concluída obtivesse os ganhos projetados.

Pode-se, por fim, concluir que o sistema de radiocomunicação digital DMR, implantado pela CRELUZ, obteve resultados muito satisfatórios, podendo destacar-se o sinal sem ruídos e interferências e principalmente a cobertura do sinal que melhorou bastante a comunicação do COD com as equipes de campo e atingiu abrangência de 98% da área de cobertura da CRELUZ.

Com este sistema ainda pode-se implantar ganhos como a transmissão de dados e a automação/telemetria de leituras, os quais foram sugeridos neste trabalho e serão analisados pela CRELUZ para implantação posterior.

Alquati, Mario. 2009. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Energia Eletromagnética. [Online] 2009. [Citado em: 24 de Abril de 2017.] http://www.cti.furg.br/~dmlemos/down/SRemotos/Apostila II - Energia Eletromagnética - EEM.pdf.

Amaral, Cristiano Torres do. 2007. Rádio Troncalizado Terrestrial Trunked Radio (TETRA): Fatores Relevantes na Integração entre Redes. Teleco - Inteligência em Telecomunicações. [Online] 22 de Janeiro de 2007. [Citado em: 15 de 08 de 2017.] http://www.teleco.com.br/pdfs/tutorialradiotetra.pdf.

ANATEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. 2003. Manual de Projetos Técnicos. Manual de Projetos Técnicos. [Online] 04 de 2003. [Citado em: 21 de 2017 de2017.]http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numero Publicacao=60402&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoP ath=outros/autocadastramento/manual_de_projetos.pdf.

ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. 2008. Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. [Online] 2008. [Citado em: 15 de 04 de 2017.] http://www.aneel.gov.br/conformidade.

Avanzi, Dane. 2012. Avanzi Soluções em Telecomunicações. Avanzi Soluções em Telecomunicações. [Online] 25 de Dezembro de 2012. http://grupoavanzi.com/os-10-passos-para-o-sucesso-da-migracao-para-o-digital/.

Carvalho, Álvaro Gomes de e Badinham, Luiz Fernando da Costa. 2011. Eletrônica: Telecomunicações. São Paulo : Fundação Padre Anchieta, 2011. p. 279. Vol. 5.

CRELUZ, Cooperativa de Distribuição de Energia. Creluz - Cooperativa de Distribuição de Energia. Histórico. [Online] [Citado em: 12 de 05 de 2017.] http://201.25.49.30/index.php?i=historico.

CRELUZ-D, Cooperativa de Distribuição de Energia. CRELUZ-D. Creluz-d - Cooperativa de Distribuição de Energia. [Online] [Citado em: 15 de 04 de 2017.] http://www.creluz.com.br/creluz-d.

Haykin, Simon e Moher, Michael. 2008. Introdução aos Sistemas de Comunicação. [trad.] Gustavo Guimarães Parma. 2ª. Porto Alegre : Bookman, 2008. pp. 1-514.

Rádio Digital. [Online] 2012. [Citado em: 11 de 08 de 2017.] http://www.kofre.com.br/solucoes/sistema-trunking/sistema-digital-p25.

Ludolf, Eduardo Martinelli. 2011. RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL NA SEGURANÇA. Campinas : s.n., 2011.

Maxwell. 2015. PUC. Propagação. [Online] 2015. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24783/24783_3.PDF.

Mendes, Marine. Brasil Escola. Ondas Eletromagnéticas. [Online] http://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm.

Motorola. 2015. Folha de dados de produto de Repetidora Mototrbo SLR5100 . Maio de 2015.

Oluap. 2011. Como funciona um transmissor de rádio frequência. Oluap Radiocomunicação. [Online] 10 de Agosto de 2011. [Citado em: 15 de 09 de 2017.] http://www.oluapmot.com.br/noticias/como-funciona-um-transmissor-de-radio-

frequencia/.

RMS, Sistemas Eletrônicos. RMS - Sistemas Eletrônicos. [Online] [Citado em: 05 de 05 de 2017.] http://www.rms.ind.br/#produtos/produto/2/marh-vi4.

ROCHA, Marcelo. 2015. Fontes Sistemas de Energia. Distúrbios Elétricos. [Online] 2015. https://fontessistemasdeenergia.wordpress.com/2014/04/04/94/.

ROCHA, Professor Joaquim Eloir. 2016. Qualidade da Energia Elétrica. 2016, p. 3.

Salmeron, Roberto A. 2007. Eletricidade e Magnetismo (Básico). Ensino de Física. [Online] 2007. [Citado em: 10 de 07 de 2017.] http://efisica.efi.usp.br/eletricidade/basico/ondas/nota_historica/>.

TAIT, Communications. 2015. DMR Camada 2 - Infraestrutura, estações base e terminais. TAIT Communications. [Online] 2015. [Citado em: 21 de 09 de 2017.] https://www.taitradio.com/__data/assets/pdf_file/0014/123314/Tait_DMR_Tier2_Base -Stations-V4-A4-POB.pdf.

Tavares, Hugo. 2011. Sinais Analógicos e Digitais. Redes de Comunicação. [Online] 30 de 11 de 2011. http://hugotavares-gpsi11.blogspot.com.br/2011/11/sinais- analogicos-e-digitais.html.

Documentos relacionados