• Nenhum resultado encontrado

Portimão

Cruzeiros Portugal

O mar é uma via de comunicação natural para chegar a Portugal e um bom ponto de partida para conhecer a história deste país de navegadores.

Aqui aportam barcos de todo o mundo seja pelo Oceano Atlântico, a oeste, ou pela via de acesso ao Mar Mediterrâneo, a sul, e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Neste ponto de ligação entre a Europa e o continente americano, recebe-nos um país com uma longa história e uma cultura milenar.

Quem vem em cruzeiro encontra nas cidades do Porto, Lisboa e Portimão muitos pontos de interesse que vale a pena conhecer. Também Ponta Delgada, na ilha de São Miguel do Arquipélago dos Açores, ou a cidade do Funchal, na ilha da Madeira, recebem os seus visitantes por mar com todo o conforto e simpatia.

Porto

Situado na região norte na costa portuguesa, o Porto de Leixões integra a linha da frente da navegação no Atlântico, fazendo a ligação ao Mediterrâneo e ao Norte da Europa.

Acompanhando a tendência de crescimento dos cruzeiros de curta duração, serve também de ligação a outros portos portugueses e estrangeiros situados na zona atlântica.

Fica a 5 km do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e a 3 km do centro da cidade do Porto.

Na foz do Rio Douro, o Porto é uma cidade de forte caráter e grande tradição com um centro histórico classificado Património Mundial. Foi no norte de Portugal que os primeiros reis

portugueses se estabeleceram e começaram a reconquista cristã do território para sul.

A ligação ao mar e ao rio, as pontes históricas que ligam as duas margens, a baixa, os mercados e as lojas tradicionais, os monumentos antigos e os edifícios contemporâneos de arquitetos renomeados são elementos que fazem do Porto uma cidade diferente com uma atmosfera cosmopolita.

A uma ou duas horas de distância pode visitar-se Guimarães, Braga, Ponte de Lima ou o Vale do Douro, a região vitivinícola onde se produz o Vinho do Porto, mundialmente famoso.

Sugerimos

- Visitar o centro histórico do Porto, em que se integra a Torre dos Clérigos, o núcleo medieval da Sé e a zona ribeirinha do Rio Douro;

- Visitar o Museu de Serralves e a Casa da Música. Para além do interesse na programação cultural são dois ícones da arquitetura contemporânea em Portugal;

- Para fazer compras, a Avenida dos Aliados, a Rua de Santa Catarina e a Boavista são as áreas da cidade a considerar;

Portimão

Situada no estuário do Rio Arade, Portimão é conhecida pelas excelentes praias de areais imensos com águas quentes e calmas, que a tornam um destino de férias muito sedutor.

Portimão possui uma longa tradição piscatória que se desenvolveu especialmente entre os séculos XIX e XX, com o advento da indústria conserveira e do turismo. São desta época grande parte dos edifícios que podemos ver percorrendo ruas e praças do seu centro histórico, bem como a estrutura que alberga o Museu de Portimão, excelente recuperação de uma antiga fábrica de conservas que recebeu o prémio Museu do Ano do Conselho da Europa em 2010. Aqui se homenageia o povo e a cidade que durante séculos viveu exclusivamente virada para o mar.

Também não devemos deixar de conhecer a Capela de São José de Alcalar de estilo simples e a imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição edificada no século XV no alto de uma colina, destacando-se no perfil da cidade; foi muito destruída pelo terramoto de 1755 mas mantém o seu belo portal gótico original. Para uma pausa nos passeios, o melhor será descansar à sombra das árvores do Jardim Manuel Bívar a ver passar os barcos de pesca e de recreio. Ou no passeio marítimo junto à Marina, um dos pontos mais animados da cidade tanto de dia como à noite.

É na zona ribeirinha, junto à doca que se encontram grande parte dos restaurantes onde podemos saborear a sardinha assada, o prato que mais se destaca na gastronomia local. Apesar de consumida por toda a região e em todo o país, é famosa em Portimão e tem honras de festival em Agosto. Mas há muitas outras especialidades de peixe e marisco a experimentar, como as amêijoas, as feijoadas de búzios, as cataplanas ou as caldeiradas. Favas ou papas de milho e os doces tradicionais da região à base de amêndoa e figo, são mais alguns ingredientes desta oferta que não fica por aqui.

A cerca de três quilómetros do centro, a Praia da Rocha é talvez a mais conhecida das praias algarvias, sendo a imagem do seu areal enorme um cartaz turístico largamente difundido internacionalmente. Concorrida estância balnear desde o início do século XX, possui um casino e oferece um sem número de atividades de lazer. No século XV tinha também grande

importância estratégica. Por isso foi aqui construída a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, que assegurava a defesa do porto e da população dos ataques dos piratas, fazendo fogo cruzado com o Forte de São João do Arade, mesmo em frente, em Ferragudo, junto a outro extenso areal justamente chamado de Praia Grande.

A Fortaleza da Praia da Rocha é hoje um excelente miradouro sobre a cidade, o rio e o mar, que adquire um encanto especial ao fim da tarde com a luz do pôr-do-sol. Daqui podemos avistar também algumas das praias que se lhe sucedem para oeste, a começar na Praia dos Três Castelos. Umas mais pequenas, outras maiores, mas sempre enquadradas por rochedos

- Visitar as caves do vinho do Porto na margem de Vila Nova de Gaia;

- Fazer um passeio de barco no Rio Douro.

Para saber mais

www.apdl.pt

Lisboa

Ponto de paragem quase obrigatório nos grandes

percursos transatlânticos, Lisboa apresenta condições de exceção para receber os seus visitantes que chegam por mar.

O Porto de Lisboa tem atualmente 4 terminais de cruzeiro:

Terminal de Cruzeiros de Lisboa A e B, situados junto ao centro histórico e cultural, Alcântara e Rocha Conde de Óbidos, a cerca de 20 minutos em transportes públicos. O aeroporto internacional da Portela fica a cerca de 11km de distância.

Cidade cosmopolita, antiga e ao mesmo tempo contemporânea, Lisboa é conhecida pela sua luz única e pode visitar-se em qualquer altura do ano, graças ao clima suave. Nas suas

tradições, destacam-se o fado, classificado Património Mundial, e as festas populares dedicadas a Santo António que acontecem durante o mês de junho.

Cheia de charme, Lisboa oferece muitos pontos de interesse aos seus visitantes, desde a vasta oferta cultural aos monumentos Património Mundial e a uma grande variedade de lojas e restaurantes.

Perto de Lisboa, vale a pena conhecer a costa do Estoril, Cascais e Sintra. Um pouco mais longe, a norte, fica Óbidos, Fátima e os monumentos Património Mundial de Alcobaça, Batalha e Tomar e, a sul, as cidades de Setúbal e de Évora.

Sugerimos

- Subir ao Castelo de São Jorge e passear pelos bairros históricos de Alfama e Mouraria;

- Ouvir Fado;

- Visitar o bairro de Belém e provar os famosos pastéis de nata; - Fazer compras na Baixa e no Chiado;

Para saber mais

www.portodelisboa.pt

Portimão

O Porto de Portimão fica em linha com as rotas do Mar Mediterrâneo, das ilhas do Atlântico Norte e com os percursos transatlânticos.

A uma noite de distância de Lisboa, a navegar, é habitual ser o primeiro ou o último ponto de embarque de uma grande parte dos cruzeiros de férias.

O terminal de cruzeiros fica muito próximo do centro da cidade, perto de excelentes praias, com uma boa oferta de alojamento e restaurantes.

Portimão é uma das cidades mais importantes da costa sul de Portugal. Muitas praias diferentes, com formações rochosas ou longas extensões de areia, águas calmas e quentes, clima ameno todo o ano, resorts de qualidade e campos de golfe

recortados que embelezam a paisagem, seguem-se a Praia dos Careanos, do Vau, do Barranco das Canas, João d’Arens, Prainha e Três Irmãos. Esta sequência termina no longo areal da Praia do Alvor e na sua Ria, zona lagunar importante para observação de aves aquáticas.

Mas para ficarmos com uma ideia completa da zona de Portimão, há que apreciá-la de todas as perspetivas. Por exemplo, num

passeio de barco ao longo da costa para conhecer praias inacessíveis por terra e admirar as formações rochosas. E aqueles que são adeptos da pesca grossa encontram aqui o destino ideal, pois neste mar fértil abundam espécies de grande porte, como os espadartes. Para apreciarmos outras paisagens, podemos subir o estuário do Rio Arade até Silves, passando entre colinas verdejantes. Numa curta distância encontramos uma panóplia diversificada de imagens que vão ficar gravadas na nossa memória.

Nas proximidades

A apenas seis quilómetros de Portimão, esta vila piscatória conserva o seu encanto nas ruas de casas brancas e no colorido dos barcos, possuindo também muitos restaurantes e uma animada vida noturna. No ponto mais alto subsistem alguns trechos das muralhas do castelo, mas o destaque vai para a Igreja Matriz com um pórtico do século XVI profusamente trabalhado e para o panorama que se avista do adro sobre o mar e a Ria, uma zona lagunar procurada por aves migratórias, que tem um encanto especial ao amanhecer, quando reina a tranquilidade absoluta.

Informações úteis

O circuito urbano “Vai e vem” (https://www.cm-portimao.pt/) assegura a ligação por autocarro entre os vários pontos da cidade e as praias.

Como chegar

Estrada:- Vindo de norte: A2 – Autoestrada do Sul (saída no último lanço de portagens em Paderne) ou IC1 para quem quiser evitar a autoestrada e seguir direções p/ Portimão. - para quem está no Algarve: A22 – Via do Infante ou EN 125;Comboio:a estação de Caminho-de-ferro fica no Largo Sárrea Prado, perto do centro da cidade;Autocarro: www.rede-expressos.pt e www.eva-bus.com também com ligações a outras localidades do AlgarveAvião: o Aeroporto internacional do Algarve fica a cerca de 66 kms;Barco: Portimão possui uma Marina e um porto de cruzeiros que disponibilizam excelentes condições a todos os que chegam por mar.

reconhecidos internacionalmente fazem da costa do Algarve um dos melhores destinos de praia da Europa.

Sugerimos

- Ir à Praia da Rocha, uma das mais conhecidas do Algarve; - Apreciar a vista da Fortaleza da Praia da Rocha sobre a cidade, o rio Arade e o mar;

- Visitar o Museu da Cidade de Portimão;

- Provar as especialidades de peixe, sendo a sardinha assada um dos pratos mais apreciados pelos portugueses.

Para saber mais

www.portofportimao.net

Ponta Delgada

A maior cidade do arquipélago dos Açores, Ponta

Delgada, recebe os seus visitantes num espaço de lazer e cultura com um lugar de destaque na vida local,

designado Portas do Mar. Fica muito próximo do centro histórico e comercial e com bons acessos a circuitos turísticos.

Ponta Delgada fica na Ilha de São Miguel, uma das nove ilhas de origem vulcânica que integram os Açores. Descoberto pelos navegadores portugueses no século XV, o arquipélago destaca-se pela sua beleza natural e pela predestaca-servação das tradições e costumes locais. As festas do Espírito Santo que se realizam em todas as ilhas, de abril a setembro, são as mais representativas. Os cruzeiros passam pelas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial e existe uma boa oferta de excursões em terra e nas ilhas mais próximas. São locais privilegiados para as atividades ao ar livre, em particular para mergulho, observação de cetáceos, passeios a pé e observação de aves.

Sugerimos

- Visitar a Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa do Fogo;

- Provar o cozido das furnas, um prato cozinhado na terra, com o calor vulcânico;

- Provar o chá, cultivado nos Açores há centenas de anos; - Dar um mergulho na piscina de águas férreas do Parque Terra Nostra;

- Subir ao miradouro da Vista do Rei.

Para saber mais

www.apsm.pt

Funchal

A ilha da Madeira é paragem obrigatória numa grande parte dos cruzeiros que atravessam o Atlântico. O terminal, na cidade do Funchal, fica a 10 minutos a pé do centro, o que facilita muito a visita de cidade e da ilha, onde existe uma boa oferta de serviços e muitos pontos de interesse.

O arquipélago é composto pelas Ilhas da Madeira e do Porto Santo, de clima subtropical, e reconhecido pela sua beleza natural. Dois terços são área protegida e integram a maior floresta Laurissilva do mundo, classificada Património Mundial. Por isso é natural que as atividades de natureza sejam favorecidas, em particular os passeios a pé pelas levadas, o mergulho e a observação de cetáceos.

o ano inteiro, é um destino ideal para tratamentos de talassoterapia e de bem-estar.

O património e a cultura ligados aos Descobrimentos e ao vinho da Madeira são de evidenciar mas as festividades são um dos maiores atrativos: os desfiles de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico e sobretudo o fogo-de-artifício do fim do ano, que acontece na baía do Funchal e a que se assiste de preferência no mar.

Sugerimos

- No centro histórico do Funchal, visitar os Museus dos Bordados e do Vinho Madeira;

- Passar pelo Mercado dos Lavradores e surpreender-se com o colorido das frutas e das flores exóticas;

- Subir de teleférico ao Monte e até ao Cabo Girão; - Ir às piscinas naturais de Porto Moniz.

Para saber mais

Termas, Spas e Talassoterapia

Documentos relacionados