• Nenhum resultado encontrado

Sugestões e frustrações

No documento UMA ESCOLA, UMA CULTURA, (páginas 51-74)

Durante a execução deste trabalho senti uma grande frustração por não poder dedicar mais tempo à elaboração deste trabalho uma vez que, por atravessarmos um período de excessivas alterações no ensino básico e por isto haver um ambiente de tumulto e de preocupações, em acréscimo há já excessiva carga burocrática da profissão docente, exigiu uma maior intervenção e dedicação à minha carreira como professor do ensino básico não restando o tempo desejável para o desenvolvimento deste trabalho.

Relativamente a este estudo de caso, seria interessante que, aquando a escolha das escolas consideradas de sucesso e no caso de estas serem alvo de uma inspecção por parte da Inspecção Geral de Educação, pudesse haver um acompanhamento presencial aos inspectores nas visitas realizadas às escolas para se poder recolher ainda mais informação e que caracterizasse melhor a escola. Isto porque os inspectores também realizam entrevistas, analisam os documentos internos da escola, também estudam os contextos interno e externo e desta forma, a escola não teria de “repetir a dose” para colaborar com este projecto, para além da partilha de experiência com os inspectores que seria enriquecedora para este trabalho.

Referências

SCHEIN, E. H. (1984), Coming to a new awareness of organizational culture, in MIT Sloan

Management Review, 25, 3-16.

SCHEIN, E.H. (1985), Organizational culture and leadership, San Francisco: Jossey-Bass. STOLL, L. (2000), School Culture, Department of Education, University of Bath.

Bibliografia

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. (1999), INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, [S.l.]:

Porto Editora.

CURADO, A. P. et al (2003), RESULTADOS DIFERENTES ESCOLAS DE QUALIDADE

DIFERENTE?,Vol I e II, Lisboa: Ministério da Educação.

FRAGO, A. V. (2007), Sistemas Educativos, Culturas escolares e reformas, [S.l.]: Edições

Pedago.

INE (2007), Anuário Estatístico da Região Norte – 2006, Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, I.P.

POL, M. et al (2007), Em busca do conceito de cultura escolar:Uma contribuição para as discussões actuais, in Revista Lusófona de Educação, Outubro, pp. 63-79.

Anexo - I

Documento relativo ao Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de

55

Projecto

Identificação e caracterização

de classes de escolas de sucesso

(Refª FCG SEB07P)

2007-2008

Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

56

Coordenador: José Manuel Matos, jmm@fct.unl.pt

Contacto: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2825-118 CAPARICA, uied@fct.unl.pt

Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P) 57

1. Descrição do projecto

1.1. Identificação do Projecto

Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P)

1.2. Enquadramento conceptual

O estudo que pretende desenvolver-se assenta na problemática do sucesso escolar e, em particular, dos respectivos sub-sistemas, sendo este de importância central para qualquer estudo de planeamento a nível nacional, bem como um contributo para a promoção da qualidade do sistema educativo. Esta temática enquadra-se na linha de investigação sobre os factores que estão associados à eficácia e qualidade escolar. Ao longo dos últimos anos, são vários os estudos internacionais, em larga escala, utilizando metodologias quantitativas, que têm evidenciado a existência de escolas que promovem o sucesso escolar. A nível nacional esses estudos tendem a desenvolver-se numa natureza mais qualitativa, não deixando, contudo, de indiciar factores responsáveis por tais sucessos.

1.3. Definição do conceito de sucesso escolar utilizado no Projecto

Tomando como indicador as classificações internas finais (CIF) e as classificações em exame (CE), obtidas pelos alunos de 12º ano, nos últimos 6 anos, define-se um conceito de sucesso escolar que assenta fundamentalmente nos resultados destas duas classificações. Assim, considera-se que uma escola de sucesso é aquela que apresenta, para além de melhores classificações em exame, uma menor diferença entre estas e as classificações internas finais. No sentido de obter uma amostra heterogénea de escolas, propõe-se que este critério seja aplicado por distrito.

1.4. Fundamentação e definição dos objectivos

Sendo a avaliação dos alunos um elemento integrante da prática educativa, não se pode deixar de considerar esta informação, qualquer que seja a definição de sucesso escolar considerada. Muito embora, o conceito de sucesso esteja longe de se confinar ou reduzir aos resultados dos alunos do 12º ano nos exames nacionais, também é incontestável que estes ocupam o primeiro plano na missão específica das escolas secundárias junto dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. Tem-se, assim, em consideração, neste projecto, uma definição de sucesso escolar que se baseia nos dados relativos a 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006, correspondentes à 1ª fase da época de exames dos alunos internos dos anos supra-citados. Propõe-se, em consequência, a caracterização e análise de um conjunto de escolas de cada distrito que apresentam, níveis heterogéneos de classificações em exame, e

diferenças (também heterogéneas) entre estas e as classificações internas finais. Esta metodologia reduz a dimensão do problema, simplificando o alcance do objectivo primeiro deste estudo — os factores de promoção do sucesso escolar – via a focalização num conjunto específico de escolas de níveis heterogéneos de sucesso, com sobre-representação de escolas consideradas de sucesso. Propõe-se ainda aprofundar esta caracterização através de estudo de caso de algumas escolas.

Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P) 58 1.4.1 Objectivos gerais

1. Identificar escolas de sucesso.

2. Caracterizar as escolas de sucesso, identificando factores organizacionais e de funcionamento comuns.

3. Compreender, em profundidade, alguns factores de promoção do sucesso.

1.4.2 Objectivos específicos

Em relação às escolas seleccionadas:

• Caracterizar o contexto externo e interno.

• Caracterizar o sistema de organização e gestão escolar, observando, em particular os modos de recolha e tratamento sistemático de informação.

• Caracterizar a cultura de cada escola.

• Segmentar as escolas procurando identificar Classes de Sucesso e os factores que melhor discriminam entre estas classes.

1.5. Descrição da metodologia a adoptar

Este projecto será desenvolvido em diversas fases. A primeira fase envolve a selecção das escolas de sucesso e a construção de instrumentos de recolha de dados.

A1. Selecção das escolas de sucesso será efectuada da seguinte forma:

a. Identificar as escolas públicas por nível de IDS que se encontram consistentemente acima do percentil 90 nas classificações em exame (CE) dos últimos seis anos, separadamente para cursos gerais e cursos tecnológicos.

b. Para estas escolas, calcular a diferença (DIF) entre a classificação interna final (CIF) e a classificação em exame DIF=CIF-CE e escolher aquelas cuja diferença seja mínima. Prevê-se que a amostra envolva cerca de 60 escolas.

A2. A construção de instrumentos de recolha de dados (elaboração de questionários, de guiões de entrevista e de uma ficha de caracterização do contexto externo e interno da escola, em particular) e teste dos mesmos instrumentos.

A segunda fase do projecto conterá duas vertentes, que decorrerão em simultâneo. Uma delas será um estudo quantitativo que será acompanhado por um outro qualitativo. O estudo quantitativo desenvolver-se-á da seguinte forma:

B1. Inquéritos a responsáveis e a representantes de vários intervenientes na escola. B2. Codificação e edição dos dados dos inquéritos.

B3. Segmentação das organizações e discriminação classes de sucesso mediante funções discriminantes específicas.

O estudo qualitativo assentará na realização de estudos de caso.

C1. Análise de discrepâncias ou coincidências que se destaquem na primeira fase da metodologia.

Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P) 59

C2. Realização de entrevistas a responsáveis e a representantes dos vários intervenientes na escola.

O Projecto terá ainda uma terceira fase, durante a qual serão redigidas as conclusões e será feita a difusão dos resultados, através de comunicações, artigos em revistas e de um livro. 1.6. População alvo

As escolas estudadas são identificadas de acordo com a descrição do ponto anterior. A diversificação sócio-económica será garantida através da representação de escolas de quatro níveis de IDS, procurando assegurar a heterogeneidade social e cultural, quer das instituições educativas, quer da população estudantil alvo do projecto.

1.7. Impacto esperado do projecto

O Projecto permitirá a identificação de factores de promoção de sucesso. Proporá ainda um conjunto de recomendações gerais.

1.8. Difusão dos resultados

Os resultados do projecto serão publicados num livro. Diversas componentes contribuirão para a realização parcial de teses de doutoramento e outra de mestrado. Alguns resultados serão objecto de publicação em revistas científicas e em congressos da especialidade.

1.9. Acompanhamento e avaliação do projecto

O Projecto será acompanhado por uma comissão de avaliação externa composta por 3 Doutorados em Ciências da Educação, Sociologia e Engenharia de Sistemas.

2. Promotores

2.1. Identificação dos proponentes e dos intervenientes no projecto

O projecto está sediado na UIED, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, centro de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O projecto é coordenado pelo Professor Doutor José Manuel Matos, e da equipa fazem parte os Professores Doutores António Domingos e Mariana Alves, a Mestre Carla Martinho Martins, e os Drs. Lina Vicente, Isabel Beatriz, Bruno Francisco, Hélder Moura, José Carlos Calado, Maria do Rosário Lóia, Pedro Carvalho e Sofia Calado. O projecto conta ainda com a colaboração dos bolseiros Inês Seco e Pedro Pereira.

2.2. Articulação/Contribuição de outras instituições

Por intermédio dos proponentes e colaboradores contribuem para o projecto a Universidade Aberta, bem como as escolas seleccionadas.

3. Calendário

Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P) 60

O Projecto terá a duração de dois anos, com início a 1 Janeiro de 2007 e término a 30 de Setembro de 2008.

3.2. Cronograma das acções/tarefas a realizar

1ª fase

Identificar as escolas sucesso. Construção de instrumentos de recolha de dados. 2ª fase

Recolha de inquéritos. Preparação da base dados. 3ª fase

Análise e desenvolvimento de metodologia quantitativa especifica. Avaliação e síntese das conclusões bem como a redacção propriamente dita.

3.3. Financiamento

As actividades do Projecto serão apoiadas pela Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento financiada através da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pela Fundação Calouste Gulbenkian através do seu Serviço de Educação. A equipa do projecto desenvolvê-lo-á no âmbito das suas actividades de investigação apoiadas pelas respectivas instituições.

61

Anexo - II

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 62

Guião de Entrevista

Presidente do Conselho Executivo

Lembrar que as informações serão confidenciais, utilizadas apenas no âmbito do estudo, e que se garante o anonimato dos

informantes.

Dados pessoais

Qual a sua experiência à frente de órgãos de gestão da escola?

Qual pensa que seja a utilidade do seu trabalho para a comunidade educativa?

Política de escola e tomada de decisão

Qual o papel do Presidente do Conselho Executivo e do Conselho Executivo, em geral, na determinação da política da escola, nomeadamente no que respeita aos seguintes aspectos: Missão da escola (preparação de alunos para ensino superior e preparação para a vida activa; selecção de

alunos, equidade e igualdade de oportunidade; prioridades: instrução - enfoque nos resultados das disciplinas -, educação para a cidadania, actividades de complemento curricular, etc.)?

Oferta educativa da escola (cursos gerais e tecnológicos)?

Na gestão e implementação do currículo (gestão dos programas, distribuição do serviço lectivo e não lectivo, estabelecimento de prioridades curriculares)?

Na política de avaliação (critérios, classificação, instrumentos de avaliação, etc.)?

Como se processa a tomada de decisão acerca das diferentes áreas de intervenção da escola? Quem participa na tomada de decisão?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 63 Qual a política da escola de modo a assegurar o envolvimento dos diferentes parceiros

Pais Autarquia

Forças sociais, económicas e culturais da sua região?

Qual a política da escola para garantir que todos aprendam?

Qual a política de ensino?

Qual a política de avaliação?

Qual a política de apoio?

Visão da escola

Do seu ponto de vista, o que constitui a identidade da sua escola? A oferta curricular, em especial, Curso tecnológicos?

Os resultados (bons ou maus) nos exames nacionais do 12º ano?

Entrada no ensino superior assegurada para os jovens que terminam o secundário? Empregabilidade assegurada para os jovens que terminam o secundário?

A qualidade dos professores, dos equipamentos, da gestão?

O clima relacional? A cooperação entre o pessoal? A transparência na tomada de decisão? A colegialidade na tomada de decisão?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 64 Qual a imagem da escola na comunidade, que a faz ser percebida como diferente de outras (quanto

à qualidade do ensino e ao sucesso dos alunos) nomeadamente:

O trabalho e os acontecimentos mais significativos da escola são comentados fora dela?

A escola é referida e reconhecida, pela comunidade, a propósito da qualidade do seu trabalho e do bom desempenho dos seus alunos?

Que documentos ou actividades de divulgação interna/externa produz a escola? (Página Internet, folhetos, jornais, festas, reunião com empresas, etc.)

Pontos fortes e fracos da escola

Quais os principais problemas que, do seu ponto de vista, existem a diferentes níveis da escola? Qualidade do ensino?

Fraca assiduidade de professores ou alunos

Avaliação das aprendizagens e classificação dos alunos (excessivo rigor ou excesso de benevolência)? Escassez/deterioração de equipamentos e instalações?

Relações problemáticas, conflituosas entre professores, alunos, empregados, pais? Outros? Quais?

Do seu ponto de vista quais os aspectos mais positivos desta escola? Qualidade do ensino? Boa preparação para os exames do 12º ano? Garantia de empregabilidade aos alunos no final do secundário Justeza na avaliação e classificação dos alunos?

Qualidade dos equipamentos e das instalações?

Boas relações entre professores, alunos, empregados, pais? Outros? Quais?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 65

Guião de entrevista a professores

Lembrar que as informações serão confidenciais, utilizadas apenas no âmbito do estudo, e que se garante o anonimato dos

informantes.

Identificação

A que Departamento Curricular ou Grupo Disciplinar pertence?

Há quantos anos trabalha nesta escola?

Que funções exerce na escola?

Gestão, organização e cultura de escola

Qual o seu contributo para a definição dos princípios orientadores da política da escola? Fez parte de algum grupo de trabalho específico?

Em que outras situações teve oportunidade de discutir estes assuntos? E para a elaboração dos documentos que a consubstanciam?

Qual o seu contributo na tomada de decisão acerca de assuntos relacionados com o funcionamento da escola (horários, constituição de turmas, organização de actividades não lectivas, etc.).

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 66 Como toma conhecimento das decisões tomadas nos diferentes níveis de decisão?

Quais os canais mais utilizados e mais eficazes de divulgação de informação? Essa informação chega em tempo oportuno?

Participa em algum grupo de trabalho — formal ou informal (equipa de auto-avaliação, "clubes",

etc.)?

Participa em algum projecto? Qual?

Gestão e implementação do currículo

Quais os assuntos abordados, habitualmente, nas reuniões de DC/GD?

Gestão do programa (distribuição dos temas por períodos lectivos, número de horas)? Decisão acerca das estratégias de ensino a utilizar?

Decisão acerca de instrumentos e critérios de avaliação a aplicar? Elaboração/selecção de materiais didácticos?

Análise de resultados de avaliação, reflexão sobre as práticas?

Em que medida implementa as decisões tomadas a nível do DC/GD, relativamente à gestão e implementação do currículo?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 67 Que espécie de controlo é feito pelo DC/GD para verificar se as decisões tomadas a nível grupal

são implementadas pelos diferentes membros do grupo?

Que trabalho desenvolve com outros colegas do DC/GD para além das reuniões do DC/GD?

Pontos fortes e fracos da escola

Quais os principais problemas que, do seu ponto de vista, existem a diferentes níveis da escola? Qualidade do ensino?

Fraca assiduidade de professores ou alunos

Avaliação da aprendizagens e classificação dos alunos (excessivo rigor ou excesso de benevolência)? Escassez/deterioração de equipamentos e instalações?

Relações problemáticas, conflituosas entre professores, alunos, empregados, pais? Outros? Quais?

Do seu ponto de vista quais os aspectos mais positivos desta escola? Qualidade do ensino? Boa preparação para os exames do 12º ano? Garantia de empregabilidade aos alunos no final do secundário Justeza na avaliação e classificação dos alunos?

Qualidade dos equipamentos e das instalações?

Boas relações entre professores, alunos, empregados, pais? Outros? Quais?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 68

Guião de entrevista

Professores Coordenadores de Departamento

ou Representantes de Disciplina

Lembrar que as informações serão confidenciais, utilizadas apenas no âmbito do estudo, e que se garante o anonimato dos

informantes.

Identificação

Qual é o seu DC/GD?

Há quantos anos trabalha nesta escola?

Há quanto tempo exerce esta função?

Gestão, organização e cultura de escola

Quantos professores pertencem ao seu DC/GD?

Qual foi o processo de eleição/selecção/designação para a função?

Qual o contributo do seu DC/GD para a definição dos princípios orientadores da política da escola? E para a elaboração dos documentos que a consubstanciam?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 69 As decisões tomadas nos diferentes níveis são coerentes com a política e opções mais gerais da

escola?

Que articulação existe entre as decisões tomadas a diferentes níveis?

Como se expressa a colaboração entre os diferentes níveis e tipos de agentes educativos da escola?

Através da gestão do currículo, de actividades de complemento curricular, de tarefas administrativas ou outras?

Gestão e implementação do currículo

Em que incidem as decisões tomadas no grupo, no que se refere à gestão do programa? Distribuição dos temas por períodos lectivos, número de horas?

Decisão acerca das estratégias de ensino a utilizar?

Decisão acerca de instrumentos e critérios de avaliação a aplicar? Elaboração/selecção de materiais didácticos?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 70 Existem práticas de ensino resultantes de decisões tomadas no grupo?

Que mecanismos de controlo são desenvolvidos para verificar se as decisões tomadas a nível grupal são implementadas pelos diferentes membros do grupo?

Pontos fortes e fracos da escola

Quais os principais problemas que, do seu ponto de vista, existem a diferentes níveis da escola? Qualidade do ensino?

Fraca assiduidade de professores ou alunos

Avaliação da aprendizagens e classificação dos alunos (excessivo rigor ou excesso de benevolência)? Escassez/deterioração de equipamentos e instalações?

Relações problemáticas, conflituosas entre professores, alunos, empregados, pais? Outros? Quais?

Do seu ponto de vista quais os aspectos mais positivos desta escola? Qualidade do ensino? Boa preparação para os exames do 12º ano? Garantia de empregabilidade aos alunos no final do secundário Justeza na avaliação e classificação dos alunos?

Qualidade dos equipamentos e das instalações?

Boas relações entre professores, alunos, empregados, pais? Outros? Quais?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 71

Guião de entrevista

Representante da Associação de Pais

Lembrar que as informações serão confidenciais, utilizadas apenas no âmbito do estudo, e que se garante o anonimato dos

informantes.

Identificação

Em que situação se encontram nesta reunião (em representação de ano/turma; membro da Assembleia de Escola, elemento do Conselho Pedagógico, membro da Associação de Pais, etc.)?

Desde há quanto tempo têm educandos vosso nesta escola?

O que vos levou a colocar os vossos educandos nesta escola: Proximidade de casa?

Assegurar a continuidade dos alunos na escola? Existência de outros familiares a frequentá-la? Reconhecimento da qualidade da escola? Ter as ofertas curriculares desejadas? Razões de segurança?

Existência de ocupação de tempos livres ou actividades de apoio para além do período lectivo? Boa preparação para os exames do 12° ano?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 72

Gestão, organização e cultura de escola

Qual o seu contributo para a definição dos princípios orientadores da política da escola? E para a elaboração dos documentos que a consubstanciam?

Fez parte de algum grupo de trabalho específico?

Em que outras situações teve oportunidade de discutir estes assuntos?

Qual o seu contributo na tomada de decisão acerca de assuntos relacionados com o funcionamento da escola (horários, constituição de turmas, organização de actividades não lectivas, etc.).

Como toma conhecimento das decisões tomadas nos diferentes níveis de decisão? Quais os canais mais utilizados e mais eficazes de divulgação de informação?

Há informação escrita? Qual a sua origem?

Quando solicita alguma informação específica ou pede para ser recebido os seus pedidos são satisfeitos?

Projecto Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª Gulbenkian SEB07P) 73 Participa em alguma actividade da escola com regularidade? Qual?

Grupo desportivo ou cultural?

Reuniões dos órgãos de gestão pedagógica (CP, CT)?

Qual a imagem que outros pais e outras pessoas da comunidade têm da escola?

No documento UMA ESCOLA, UMA CULTURA, (páginas 51-74)

Documentos relacionados