• Nenhum resultado encontrado

Sugestões de Leitura para o 2º Ciclo

ALMEIDA, Rosângela Doin de; e PASSINI, Elza. O Espaço Geográfico Ensino e Re- presentação. São Paulo: Contexto, 1994.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na esco- la. São Paulo, Contexto, 2001.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007. BRASIL. Decreto Lei 10.639/03. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- -Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2003.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicoraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: ministério da Educação, 2004.

CARLOS, Ana Fani A. (Org.). Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al (orgs). Geografia em sala de aula. Práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 1998. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP:Papirus. 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia. Editora Alter- nativa, 2002.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2002.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A, 1987. MARTINELLI, Marcello. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Con- texto, 2003.

HELENE, M. Elisa M. & BICUDO, Marcelo B. Sociedades sustentáveis. São Paulo: Scipione,1994.

MISSÃO TERRA. O resgate do planeta. São Paulo: Editora Melhoramentos. 1994. PACHAMAMA: Missão Terra 2. Ações para salvar o planeta. São Paulo: Melhoramen- tos. 2001.

PAGANELLI Tomoko Iyda et al. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

PEREZ, Carmem Lúcia Vidal. Ler o Espaço para Compreender o Mundo: algumas notas sobre a função alfabetizadora da Geografia. Tamoios. n. 2. ano II. 2005.

PETTY, Kate e WOOD, Jakki. Viajando em um balão. Mapas e caminhos. São Paulo: Editora Callis.

PETTY, Kate e WOOD, Jakki. Nosso globo, nosso mundo. São Paulo: Editora Callis. PIETROCOLLA, Luci Gati. Sociedade de consumo. 2ª. Ed. São Paulo: Global, 1996. RICCI, Cláudia. Pesquisa como ensino; textos de apoio, propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHÄFFER, Neiva Otero et al. Um globo em suas mãos. Práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2ª ed. 2005.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 4ª ed. Rio de Janei- ro: Garamond, 2002.

SIMIELLI, Maria Elena. Primeiros Mapas: como entender e construir. 8 volumes.São Paulo: Ática, 1996.

3º CICLO

No 3º Ciclo, a área de Ciências Humanas busca construir coletivamente instru- mentos para o entendimento e a intervenção na realidade social. Por meio dela é pos- sível compreender como as sociedades interagem com a natureza na construção das territorialidades e do espaço geográfico, assim como perceber as relações do passado com o presente nos diferentes momentos históricos, propondo intervenções às realida- des contemporâneas.

O adolescente do 3º Ciclo de Formação já tem as condições cognitivas para ex- pandir o grau de complexidade de suas inferências, conjecturas e análises, elaborando pontos de vista próprios sobre a realidade que o cerca. É chegado o momento, portanto, de acentuar as ações pedagógicas voltadas para o exercício da crítica, reflexão e formu- lação de juízos autônomos.

Às ciências humanas cabe a abordagem dos fenômenos sociais e na- turais de forma a articulá-los em suas generalidades e singularidades, numa perspectiva histórica e espacial sem, contudo, perder de vista a realidade

em que o estudante vive. Nesse sentido, os aspectos relacionados às identidades

geopolíticas brasileiras e internacionais, juntamente com o processo de globalização, tornam-se objetos de estudo fundamentais para que o estudante possa compreender o mundo contemporâneo.

Da mesma forma, são objetos de estudo a presença e as influências ocasionadas pelo atual desenvolvimento tecnológico sobre a natureza, a produção de bens e de com- portamentos na esfera privada e social, especialmente suas consequências no âmbito da economia, da política, do ambiente natural e dos valores sociais e pessoais.

Compete ainda às Ciências Humanas, oportunizar e aprofundar discussões acer- ca da ética, da democracia, do exercício da cidadania e outras formas de participação política, do respeito à diversidade, das manifestações culturais, e sobre os modos de vida e de convivência humanos.

A utilização de múltiplas estratégias pedagógicas possibilita aulas mais interes- santes, indo ao encontro das necessidades do mundo contemporâneo, no qual o apelo às imagens e mídia é constante. Assim, sugere-se o estímulo às habilidades de leitura de diferentes tipos de linguagens, tais como a fotografia, o cinema, os grafismos, as ima- gens da televisão e a própria observação direta.

A diversificação dos procedimentos didáticos, aliados a abordagens que incitem o entendimento de um conteúdo sob diferentes pontos de vista, permitem o confronto de ideias, interesses, valores socioculturais, estéticos e econômicos e a construção de um referencial argumentativo consciente e crítico.

• Reconhecer as diferentes manifestações sociais, políticas, econômicas, religiosas e artísticas favorecendo o exercício do multiculturalismo;

• Perceber as múltiplas formas de constituição cultural nos processos de negociação e conflito entre diferentes grupos ao longo da História;

• Desenvolver o senso crítico a partir de análises sobre o cotidiano global/ local;

• Compreender as relações entre a dinâmica da natureza e as dinâmicas sociais como processo de permanente construção histórica, geográfica e cultural;

• Compreender as múltiplas formas de conhecer e interpretar a realidade; • Identificar e avaliar o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais

e ambientais em diferentes tempos e espaços;

• Identificar e valorizar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio histórico, artístico, natural e cultural, em diferentes socieda- des;

• Construir a noção de simultaneidade, continuidade e descontinuidade no/ do tempo histórico;

• Compreender os processos da dinâmica espacial, reconhecendo-se como agente social capaz de agir e intervir no lugar em que vive;

• Reconhecer as características identitárias dos diversos grupos do país e do mundo, percebendo semelhanças e diferenças;

• Compreender o papel da sociedade organizada no processo de produção do espaço geográfico, na participação política e no exercício da cidadania; • Demonstrar capacidade de diagnosticar, interpretar e propor alternativas

para os problemas sociais e ambientais da sociedade contemporânea; • Inferir conceitos/categorias da área de conhecimento pertinentes ao 3º Ci-

clo;

• Reconhecer os diferentes grupos étnicos e sociais como coautores na construção do espaço geográfico de acordo com a sua identidade e com a dinâmica da sua cultura.