• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO PROJETO

5.1. Sumário Executivo

A RSI foi fundada em 1993, no concelho de Estremoz e passados 5 anos inaugura a filial em Évora. A agência está registada com o RNAVT n.º 2045 e associada à APAVT; assume funções de vendedora e organizadora, nas vertentes de incoming e outgoing. A esta empresa ainda está associada a Tarsibus – Transporte de Passageiros Nacional e Internacional, Lda, com a qual trabalha em estreita articulação. A RSI tem como missão prestar um serviço personalizado em todas as viagens realizadas, visando uma experiência única aos seus clientes. Esta missão rege-se pelos seguintes valores: confiança, qualidade, responsabilidade, zelo e proximidade.

Sendo uma empresa de cariz familiar, atualmente conta oito funcionários. A Tarsibus conta com cinco funcionários e mais de vinte motoristas contratados. Para além destes colaborado- res efetivos, a empresa recebe ao longo do ano estagiários de vários cursos, sobretudo de tu- rismo, e também trabalha com outros colaboradores a tempo parcial.

Os seus serviços baseiam-se sobretudo na organização de viagens turísticas de âmbito na- cional e internacional. A sua maior distinção relativamente às empresas concorrentes é o transporte em autocarro, através da Tarsibus.

55 O crescimento da RSI tem sido progressivo, contudo tem-se verificado algum abrandamen- to nas vendas, o que sugere a estagnação da sua atividade. O contexto externo influencia a agência, através das várias alterações que estão fora do controlo da mesma. A 1 de julho en- trou em vigor o novo Decreto-Lei n. º17/2018, de 8 de março, que visa contribuir para o bom funcionamento do mercado interno e para a defesa do consumidor, com medidas claras e uni- formes.

O incremento positivo do setor turístico tem contribuído para o aumento de preço dos ser- viços. Também o turismo tem vindo a potenciar o desenvolvimento não só económico, mas também sociocultural, através da revitalização das tradições e costumes que cativam cada vez mais visitantes, nas várias regiões portuguesas.

A internet está presente no quotidiano da maioria das pessoas e por isso, também as em- presas do setor turístico tendem a acompanhar estas realidades, visando combater a perda potencial de negócio, conseguir divulgar com maior eficácia a sua oferta, aumentar a competi- tividade, incrementar vendas, captar novas oportunidades de negócio e aumentar o número de clientes.

Em relação à concorrência, no Alentejo existem muitas empresas neste setor que detêm a mesma oferta, com as mesmas condições, preços, benefícios e público-alvo. Por isso, é neces- sário analisar quais são os verdadeiros concorrentes e quais os potenciais parceiros. O mundo do turismo está interligado com todos os setores e todos dependem do trabalho de todos, revelando uma necessidade de atribuir importância aos parceiros e ao trabalho em rede.

Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu poucas ações para o aumento da visibilidade da marca e os recursos humanos estão pouco direcionados para os objetivos da empresa, devido à falta de planeamento de atividades por parte dos seus superiores. Com uma estrutura orga- nizacional simples e informal, os objetivos deixam de ser, muitas vezes, claros e concisos. Por outro lado, conta com boas condições de trabalho, boas infraestruturas e serviços de qualida- de.

Os clientes são a razão da existência da empresa e acompanham a sua longevidade, consi- derando que muitos deles são fiéis e tendem a não confiar noutras agências. Mas sendo os clientes sempre os mesmos, começa a existir uma exaustão na oferta e desinteresse na procu- ra. Se por um lado a agência tem um pequeno grupo de clientes fidelizados, por outro, tem dificuldades em captar novos clientes e fidelizá-los.

56 Anualmente, a RSI viaja com mais de 5 mil pessoas, tendo em conta as suas viagens exclusi- vas, grupos abertos, grupos fechados e individuais.

A partir da análise SWOT estabeleceram-se várias diretrizes estratégias, fixando os seguin- tes objetivos de marketing:

• Ampliar a visibilidade da marca RSI e dos seus serviços; • Recuperar, pelo menos, 1 cliente por mês;

• Aumentar as vendas individuais em 30%;

• Criar mais 3 parcerias com agências de viagens no Alentejo;

• Relançar programas exclusivos RSI visando um incremento das vendas em 25%.

Através da estratégia de blended marketing, que combina o marketing tradicional com o marketing digital, definiram-se quatro pontos importantes: segmentação, branding, posicio- namento e marketing mix. O segmento prioritário será o grupo de pessoas que gosta de viajar em autocarro e em grupo, sem descorar das viagens individuais. Para gerir a marca, a empresa deverá definir a mesma através da sua missão e valores, associando ainda a marca da Tarsibus, tirando maior partido da vantagem de possuir transporte próprio. Também irá posicionar-se no mercado através da estratégia de diferenciação do serviço, com recurso aos atributos qua- lidade e personalização.

Para influenciar a procura por parte do público-alvo que se pretende alcançar, a estratégia de marketing mix será baseada na política do serviço, preço, distribuição, comunicação, pesso- as, evidências físicas e processos. Privilegiaram-se as seguintes ações:

• Revisão e criação de parcerias;

• Revisão e aplicação de inquéritos de satisfação de viagens; • Aplicação de processos;

• Criação e aplicação de símbolos de identificação das viagens exclusivas RSI; • Otimização do website;

• Otimização da página de Facebook; • Otimização da newsletter;

• Formação de colaboradores;

• Desenvolver as reservas online no website dos Tours RSI. • Publicidade em Évora através de mupis;

• Recuperação de clientes;

57 • Criação de perfil no Instangram;

• Renovação das lojas físicas;

• Criação do Grupo Exclusivo RSI (Aniversário RSI); • Vídeo promocional.

Todas as atividades planeadas serão submetidas a avaliação após a implementação, verifi- cando-se se os resultados foram de sucesso, assim como a necessidade de realizar ajustes e reformulações.

5.2. Apresentação da Empresa

Documentos relacionados