• Nenhum resultado encontrado

2.4 Modelo proposto para mensuração dos fatores influentes no impacto do treinamento no trabalho

2.4.5 Suporte material à transferência de aprendizagem

O constructo “Suporte material à transferência de aprendizagem” investiga a existência de infraestrutura e recursos necessários para aplicar no trabalho os conhecimentos adquiridos no treinamento. Avalia a existência, a disponibilidade, a quantidade e a qualidade de recursos materiais, financeiros, tecnológicos, entre outros, do ambiente de trabalho (ABBADet al., 2012b; MASSENBERG et al., 2015; MOREIRA, 2017).

Esse constructo avalia a percepção do aprendiz sobre as condições materiais para aplicar no trabalho as habilidades aprendidas no treinamento (HANKE, 2006).

O constructo “Suporte material à transferência de aprendizagem” também foi construído e validado por Abbad (1999) e revalidado na pesquisa de Abbad e Sallorenzo (2001) e Hanke (2006).

As variáveis que compõem este constructo estão apresentadas no Quadro 10.

Quadro 10: Variáveis do constructo “Suporte material à transferência de aprendizagem” Variáveis:

E01- A UFABC possui os recursos materiais que eu preciso para aplicar no trabalho as habilidades que aprendi nos treinamentos.

E02- Os recursos materiais estão disponíveis em quantidade suficiente à aplicação do que aprendi nos treinamentos.

E03- Os recursos materiais por mim utilizados estão em boas condições de uso.

64 compatível com o uso das novas habilidades.

E05- As condições ambientais (espaço, mobiliário, iluminação, ventilação e nível de ruído) do meu local de trabalho estão adequadas à correta aplicação das habilidades que adquiri nos treinamentos.

E06- Existe orçamento disponível para aquisição de recurso material necessário ao uso de novas habilidades.

Referência do estudo:

Todas as variáveis: Adaptação de Abbad (1999), Abbad e Sallorenzo (2001), Hanke (2006) e Abbad et al. (2012a). Fonte: Autoria própria (2019).

Estudos evidenciam o fator preditivo que o suporte material tem sobre o impacto do treinamento no trabalho (ABBAD, 1999; HANKE, 2006; ABBADet al., 2012a).

Dessa forma, propõe-se testar uma hipótese sobre este o constructo:

H8: O suporte material produz efeitos significativos sobre o impacto do treinamento no trabalho.

2.4.6 Impacto do treinamento no trabalho

O constructo “Impacto do treinamento no trabalho” investiga, por meio da percepção do treinando, a melhoria no desempenho no trabalho, motivação para realização das atividades ocupacionais e atitude favorável à modificação da forma de se realizar o trabalho (ARAUJO, 2015).

O constructo utilizado para avaliação de impacto do treinamento no trabalho foi desenvolvido e validado por Abbad (1999), revalidado por Abbad e Sallorenzo (2001) e Hanke (2006) e publicado também por meio de capítulo de livro por Abbad et al. (2012a).

Considerando que a organização estudada não dispõe dos objetivos instrucionais dos treinamentos analisados (o que permitiria a análise em profundidade do impacto do treinamento no trabalho) e que serão considerados diversos treinamentos distintos, esta pesquisa utilizou apenas o instrumento medida de impacto do treinamento no trabalho em amplitude.

As variáveis que compõem este constructo estão apresentadas no Quadro 11.

Quadro 11: Variáveis do constructo “Impacto do treinamento no trabalho” Variáveis:

F01- Recordo-me bem dos conteúdos ensinados nos treinamentos.

F02- Consigo aproveitar a maioria das oportunidades que tenho para colocar em prática o que aprendi nos treinamentos.

65 F03- As habilidades que aprendi nos treinamentos fizeram com que eu cometesse menos erros em meu trabalho.

F04 - Quando aplico o que aprendi nos treinamentos, executo meu trabalho com maior rapidez. F05- A qualidade do meu trabalho melhorou nas atividades diretamente relacionadas ao conteúdo dos treinamentos.

F06- Após os treinamentos, obtive resultados melhores em todas as atividades que eu desenvolvo, incluindo aquelas que não estavam relacionadas ao conteúdo dos treinamentos. F07- Minha participação nos treinamentos serviu para aumentar minha motivação para o trabalho.

F08- Minha participação nos treinamentos aumentou a minha autoconfiança de executar meu trabalho com sucesso.

F09- Após minha participação nos treinamentos, tenho sugerido, com maior frequência, mudanças nas rotinas de trabalho.

F10- Após os treinamentos que participei, fiquei mais receptivo a mudanças no trabalho. F11- Os treinamentos que participei beneficiaram meus colegas de trabalho, que aprenderam comigo algumas novas habilidades.

Referência do estudo:

Todas as variáveis: Adaptação de Abbad (1999), Abbad e Sallorenzo (2001), Hanke (2006) e Abbad et al. (2012a). Fonte: Autoria própria (2019).

Este constructo investiga os resultados do treinamento no desempenho da pessoa em seu trabalho diário. Ele analisa se o funcionário lembra do que aprendeu no treinamento, se o indivíduo consegue colocar em prática o aprendizado, se houve melhoria dos processos de trabalho (diminuição de erros e do tempo de execução) e também, se o treinamento resultou em melhorias no seu desempenho de uma forma geral (em amplitude).

Destaca-se que as autoras Abbad et al. (2012a) recomendam o uso conjunto dos questionários de suporte à transferência de aprendizagem (psicossocial e material) e impacto do treinamento no trabalho medido em amplitude com o objetivo de mensurar a influência do suporte psicossocial (da organização, do chefe e dos colegas) e material sobre o impacto do treinamento no trabalho.

Assim sendo, a presente pesquisa propõe testar as seguintes hipóteses apresentadas na Figura 12:

66 Figura 12: Hipóteses a serem testadas

67 3 MÉTODO

Para que este trabalho atingisse seus objetivos foi necessário seguir um método de pesquisa, que “[...] diz respeito à aplicação do método para a aquisição de conhecimento e de como fazer ciência proporcionando-se caminhos alternativos, ferramentas e procedimentos” (NASCIMENTO, 2012, 11).

A pesquisa é definida como uma forma de estudo de um objeto. Esse estudo é sistemático e realizado com a finalidade de incorporar os resultados obtidos em expressões comunicáveis e comprovadas aos níveis do conhecimento obtido. A pesquisa científica é o produto de uma investigação, cujo objetivo é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos. A investigação é a composição do ato de delimitar, observar e experimentar os fenômenos, colocando de lado a sua compreensão a partir de apreensões superficiais, subjetivas e imediatas (BARROS; LEHFELD, 2010, p. 30-31).

Dessa forma, este capítulo apresenta o enquadramento metodológico da pesquisa, os procedimentos de coleta e análise de dados, as etapas da websurvey, as características da organização estudada, a descrição da população pesquisada e as características dos treinamentos analisados.

Documentos relacionados