• Nenhum resultado encontrado

3 SUSTENTABILIDADE NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA: REPRESENTAÇÕES EM ARTIGOS PUBLICADOS EM ANAIS DO ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

AMBIENTAL (EPEA)

3.1 INTRODUÇÃO

Neste capítulo foram perseguidas abordagens referentes à sustentabilidade, razão pela qual também nos debruçamos sobre a temática desenvolvimento sustentável, que pertence ao mesmo campo semântico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que tem como objetivo compreender, a partir de uma visão crítica, como determinados discursos e significados aparecem em textos publicados em anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Visa, ainda, entender os pressupostos epistemológicos que sustentam diferentes abordagens que transitam na temática ambiental e discutir perspectivas de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e Educação Ambiental à luz de concepções críticas.

O nosso compromisso é com uma educação que vise à sustentabilidade, entendida como aquela fundada em preceitos para uma formação crítica, transformadora e emancipatória. No entanto, vários discursos em torno da sustentabilidade visam interesses particulares, sendo os mesmos naturalizados e propagados pelas empresas e pelas mídias. Esses discursos ambientais excluem possibilidades críticas de abordagem dessa temática, as quais podem permitir outras compreensões.

A pesquisa envolveu uma análise sistemática de literatura, buscando compreender como pesquisadores/as se apropriam do termo sustentabilidade em seus discursos e como essa ideia é empregada por eles/as para criticar contextos em que o tema desenvolvimento sustentável reforça a centralidade do crescimento econômico, o que vem sendo proposto desde o Relatório Brundtland (CMMAD, 1991) e ao longo dos documentos subsequentes.

Ao longo do texto, recorremos a referenciais teóricos que trazem conceitos que possibilitam uma compreensão, por meio de um viés crítico, da relevância do questionamento dos sentidos em que os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm sido empregados por pesquisadores/as em Educação Ambiental.

3.2 EPEA

Segundo o site do EPEA14, o evento surgiu a partir de uma necessidade dos

grupos de pesquisa (GDPs) em Educação Ambiental de divulgar os trabalhos e discutir as temáticas relacionadas à área. O primeiro encontro foi realizado em 2001, na cidade de Rio Claro, no Estado de São Paulo, promovido pela UNESP, e desde então acontece periodicamente no intervalo de dois anos. Desde o primeiro encontro o evento registra um número crescente de participantes e de trabalhos submetidos e apresentados, configurando-se atualmente como um dos mais influentes no cenário nacional na abordagem de temáticas que envolvem pesquisa em Educação Ambiental e temas relacionados.

Embora a EA já tenha se difundido em quase todo o território brasileiro, poucos são os ambientes para compartilhar os conhecimentos e as produções da comunidade acadêmica da área. Assim, o EPEA surgiu como mais um espaço para que pesquisadores/as possam interagir, trocar conhecimentos e socializar e discutir os fundamentos, procedimentos e resultados das suas pesquisas. Segundo o site do EPEA,

São poucas as iniciativas de sistematização e reflexão dessa própria produção. Considerar, sistematizar e discutir os resultados dessas pesquisas permite criar mecanismos de socialização dos mesmos e contribuir, entre outras, para evitar interpretações ingênuas e perspectivas exclusivamente pragmáticas, muitas vezes presentes no movimento ambientalista em geral e, também, em iniciativas, projetos e programas em educação ambiental. (EPEA. Disponível em: <http://www.epea.tmp.br/#apresentacao>. Acesso em: 7 abr. 2019).

Em específico, o EPEA, segundo informações disponíveis no site, visa “Analisar e divulgar trabalhos [...]. Aprofundar as discussões e abordagens epistemológicas e metodológicas [...]. Identificar práticas de pesquisa em EA que vêm sendo

14Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Disponível em:

desenvolvidas no âmbito de PPGs e em outros espaços institucionais e não institucionais.”.

Os trabalhos apresentados nos encontros são sistematizados e divulgados nos Anais do evento, o que permite que os discursos, materializados nos textos, possam servir de referência para outras pesquisas em EA. Esses Anais constituem a memória do EPEA, possibilitando que sejam desenvolvidos estudos que tomem o próprio discurso que circula no evento como objeto de investigação, conforme realizado na presente pesquisa.

O EPEA propõe a realizar a divulgação de trabalhos de pesquisa relacionados com a EA, fazendo uma imersão em abordagens metodológicas, além de discutir e analisar essas produções acadêmicas que estão sendo desenvolvidas em programas de pós-graduação de todo o país e outros espaços, cujos autores/as encontram no evento oportunidade para a discussão sobre a temática, a qual vem sendo tão debatida mais pouco instrumentalizada em nossa sociedade.

Ao longo de sua trajetória de realizações o EPEA, diante de sua dimensão, “toma como foco a relação entre democracia, políticas públicas e práticas educativas, considerando questões contemporâneas que atravessam tal relação e que encontram acolhida em diversos grupos de pesquisa do campo da educação ambiental no país”.15

Também são debatidos referenciais e práticas relacionados ao tema desenvolvidos em outros países, uma vez que o evento conta também com a participação de pesquisadores estrangeiros.

O evento tem sua estrutura e atividades programadas como: mesas redondas, conferências, grupos de discussão e pesquisa, sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de apresentações orais, palestras e eventos culturais. O público-alvo é composto por professores vinculados a programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da rede pública e privada, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais vinculados ao campo da EA.

A cada edição o evento tem um número crescente de trabalhos inscritos e apresentados, além de registrar um aumento no número de participantes (Quadro 1), o encontro conta com participantes de todos os estados do país e atraí pesquisadores de outros países, especialmente da América do Sul. Com essa adesão nacional e

15 Encontro Pesquisa em Educação Ambiental.

internacional o EPEA vem se tornando um dos maiores eventos no âmbito nacional, com reconhecimento internacional no campo da EA.

Quadro 1. Instituições, temas, número de participantes e número de trabalhos encaminhados para as diferentes edições do EPEA.

ANO INSTITUIÇÃO TEMA NÚMERO DE

PARTICIPANTES