• Nenhum resultado encontrado

Táticas operacionais de revisão teórica

No documento MARCELO RIVELINO MARTINS DA SILVA (páginas 54-59)

4 RESULTADOS ENCONTRADOS

4.1 Táticas operacionais de revisão teórica

Nesta subseção, as táticas não terão descrição, visto que as mesmas já foram descritas no Capítulo 2. Essas unidades foram identificadas a partir da revisão de literatura apresentada no segundo capítulo e utilizadas como fontes de referência para elaboração das categorias táticas apresentadas no subcapítulo 4.2.3 - Táticas Consolidadas e de diversos itens no Apêndice B - Relação de entradas de recursos e saídas a serem resolvidas. A descrição das unidades e um maior detalhamento constam no Capítulo 2. Seguem abaixo os registros apontados conforme a fórmula PMEST para as táticas do segundo capítulo.

4.1.1 Tática operacional: Patrocínio com financiamento coletivo (crowdfunding e crowdsourcing) para produção de filmes

Energia: Captação de recursos, pode ser realizado através de doações.

Tema: Financeiro - qualifica o tipo de recurso que pode ser originado de financiamento coletivo, esse dinheiro pode ser aplicado em várias opções dentro dos projetos de produção fílmicos conforme interesse dos donos da produção.

Espaço: Virtual - a captação pode acontecer em qualquer parte do mundo.

Tempo: Normalmente acontece antes da produção do filme. No Catarse, por exemplo, o realizador precisa apresentar o projeto aos seus colaboradores, se esses investirem o projeto fílmico sai do papel. Se o filme não foi realizado, o dinheiro retorna aos investidores; Ação - Antes das produções fílmicas; Retorno - O montante de recursos captado através das doações.

4.1.2 Tática operacional: Parcerias entre produtoras e prefeituras para realização audiovisual

Energia: Redução de despesas.

Tema: Neste constructo, os recursos podem ser de ordem humana, intelectual ou material, não envolvendo exatamente recursos em dinheiro, podem assumir todas as formas legalmente aceitas em geral permitidos ou facilitados pelo poder público municipal aos realizadores fílmicos no âmbito das cidades.

Não estão incluídos na análise entes federativos maiores, como estados ou organizações federais, pela desproporcionalidade de tamanho no trato com os realizadores independentes de pequenas empresas.

Espaço: Físico - relativo ao ambiente das cidades em que os filmes são produzidos; Virtual - se as parcerias envolverem ações nesse sentido; Mental: na possibilidade de o filme ser reconhecido nacional ou internacionalmente como drama, observa-se que o espaço estaria relacionado ao aspecto mental da obra no caso, por exemplo da cidade estar sendo divulgada em uma trama.

Tempo: Planejamento - depende de negociações entre as produtoras e as prefeituras; Ação - antes da realização dos filmes nas negociações citadas no planejamento, durante a realização dos filmes nas produções e posteriormente as

produções, caso sejam realizadas ações como cedência de espaços para exibição do filme ou caso aconteça algum tipo de divulgação da cidade; Retorno - Redução de despesas em diversos itens de produção do filme, como cenários e locações.

4.1.3 Tática operacional: Economia da cultura - Utilização das redes sociais para redução de custos na produção de filmes

Energia: Redução de despesas.

Obs.: Embora essa tática, indiretamente, possa ser usada para a captação de recursos como parcerias, a energia que a movimenta é a redução de custos com propaganda.

Tema: Recursos materiais de informática ligados a recursos intelectuais para propaganda ou publicidade.

Espaço: Virtual - como fenômeno da Internet, as mídias sociais usadas para publicidade do filme têm sua área de atuação nesse item; Mental - envolvendo as ações relativas à imagem que o filme aos poucos vai formando pelo contato direto com o público interessado em assisti-lo.

Tempo: Planejamento - Os diretores e toda equipe relacionada usam a rede de contatos que tem na internet para divulgarem e repercutirem seus filmes instantaneamente e gratuitamente; Ação - pode ser usada antes de começarem as gravações do filme, como divulgando ele para os amigos ou conhecidos do cineasta, durante as gravações, para divulgar cenas ou making off e, com isso, tornar a produção cênica mais conhecida; ou, mesmo depois das gravações encerrarem, para incentivar as pessoas a assisti-lo; Retorno - economia em gastos com publicidade.

4.1.4 Tática operacional: Qualificação de diretores e colaboradores para o empreendedorismo cultural

Energia: Redução de custos.

Tema: Recursos intelectuais ligados à qualificação de profissionais do audiovisual para trabalharem em produções fílmicas.

Espaço: Mental - conhecimento adquirido.

Tempo: Planejamento - conforme o interesse do realizador em investir em si mesmo ou nas pessoas que o ajudarão a produzir o seu filme; Ação - antes do filme ser realizado através da preparação do artista ou técnico para produzi-lo; Retorno - durante a realização do filme com melhoria da qualidade da produção audiovisual.

4.1.5 Tática operacional: Criação de canais do cinema independente no YouTube e sites similares como ação para divulgação de filmes ou captação de recursos

Energia: Captação de recursos.

Tema: Recursos financeiros - através de visualizações ou na divulgação do filme para conquistar possíveis patrocinadores.

Espaço: Virtual - relativo ao espaço para o qual os vídeos e filmes são produzidos.

Tempo: Planejamento - relativo ao tipo de proposta do canal, a grande maioria são apenas para divulgação e outros são para a arrecadação de recursos financeiros;

Ação - divulgar os filmes realizados para canais do YouTube ou fazer upload dos filmes independentes para que o público possa assisti-lo; Retorno - Depois da publicação do vídeo na Internet, com divulgação do filme ou conquista de patrocinadores entre outros possíveis resultados.

4.1.6 Tática operacional: Capitalização por continuação de produção cinematográfica famosa

Energia: Captação de recursos.

Tema: Recursos financeiros.

Espaço: Mental - relativo à paixão ou ao furor que uma obra pode exercer entre seu público admirador, o que pode atrair recursos financeiros e apoios.

Tempo: Planejamento - todo em cima da obra anterior, o que não significa que não há casos de filmes em que a continuação é considerada melhor que o original; Ação - antes, durante e depois da realização do filme para chamar a atenção dos fãs; Retorno - atrair, para o filme, audiência e recursos de diversas naturezas na forma de apoios e patrocínios.

4.1.7 Tática operacional: Capitalização por filmagem de textos consagrados na literatura

Energia: Captação de recursos.

Tema: Recursos financeiros.

Espaço: Mental - relativo à paixão ou ao furor que uma obra pode exercer entre seu público admirador e pode retornar na forma de recursos.

Tempo: Planejamento - todo em cima da obra literária; Ação - antes, durante e depois da realização do filme para chamar a atenção dos fãs; Retorno - atrair, para o filme, audiência e recursos de diversas naturezas na forma de apoios e patrocínios.

Tabela 4 - Táticas de revisão teórica versus funções organizacionais

Táticas de revisão teórica

No documento MARCELO RIVELINO MARTINS DA SILVA (páginas 54-59)