• Nenhum resultado encontrado

A técnica de atendimento a estrangeiros

No documento Técnicas Secretariais II (páginas 131-136)

7 Dicas de como conduzir uma reunião

Aula 20 A técnica de atendimento a estrangeiros

Nesta aula abordaremos a importância do atendimento a clientes e visitantes estrangeiros que possam aparecer na empresa onde você trabalha.

Figura 20.1 - Atendimento a estrangeiros Fonte: http://www.optimizers.com.br

20.1 Introdução

Sensibilizar-se com o costume e culturas diferentes é uma necessidade do profissional e gerente moderno. Com tantas viagens, feiras, eventos nacio- nais e internacionais, hoje em dia, saber como transitar em diferentes cultu- ras é imprescindível para o sucesso dos negócios e a atuação multicultural que o técnico em secretário deve desenvolver.

20.2 Como receber um visitante

estrangeiro na sua empresa

Assim que souber que a empresa e seu gerente receberão um cliente ou visi- tante do exterior, a primeira coisa que deve fazer é pesquisar sobre o país de origem e se inteirar sobre a cultura e costumes, até para saber o que servir no almoço ou café da manhã de negócios, pois dependendo da cultura, o visitante poderá não tomar café por exemplo, que é tão difundido em nosso país, sendo nossa principal bebida, não comer carne vermelha , carne de porco ou camarão, ou ter algum problema de saúde ou preferência e não usar o açúcar ou sal na sua alimentação. A seguir passaremos algumas infor- mações sobre algumas culturas.

20.2.1 América Latina

Figura 20.2 - América Latina Fonte: http://4.bp.blogspot.com

Nós latinos, somos mais descontraídos e se chegar atrasado para uma reu- nião de negócios ou atividade social é considerado normal. Aliás, sempre que agendamos e convocamos uma reunião, já previmos que se iniciará com pelo menos trinta minutos de atraso. Os latinos preferem conduzir seus ne- gócios em um ritmo mais lento e levará várias reuniões e visitas para a con- clusão de uma negociação. São amáveis, conversam sobre a família e tem no futebol seu tema preferido. Os homens se abraçam quando são amigos e as mulheres se beijam de leve nos dois lados do rosto e costumam tocar na pessoa e ficar próximos quando conversam.

20.2.2 América do Norte

Os americanos são mais objetivos e costumam não perder tempo em reuniões de negócios. A pontualidade é essencial e tudo deve ser agendando com antecedência. Se seu gerente esquecer-se de agendar um contato e quando estiver no país lembrar de dar uma passadinha para uma visita e pensar que será atendido, ledo engano. Mesmo que seja o diretor da empresa, caso chegue sem avisar e o gerente tem uma reunião pré-agendada com funcionários internos, ele não deixará de cumprir com seu compromisso para atender alguém de fora ou mesmo da diretoria. Não gostam de ser tocados, costumam manter distância quando falam, em reuniões, almoços, jantares, festas e para tudo eles têm hora pra começar e para terminar.

Não executam nenhum tipo de favor, qualquer serviço solicitado sempre é cobrado, costumam ter o lema: “There is no free lache” (não temos lanche grátis), significando que qualquer coisa solicitada além do estabelecido em contrato, será cobrado.

20.2.3 Europa Ocidental

Leia o artigo: Negociação Intercultural e relacione com o tema abordado na aula

http://www.administradores. com.br/informe-se/artigos/ negociacao-intercultural/21138/ Acesso: 10 jun 2011 Fig.20.3 - Europa Fonte: http://www.nuevomapa.com

Encontramos uma diferença nos países que ficam ao norte que são frios, dos países que ficam ao sul e circundam o Mediterrâneo. Os alemães são alta- mente organizados, espanhóis e gregos são bem flexíveis e alegres,os italia- nos são falantes e gesticulam para tudo, mas há tradições comuns de edu- cação e boas maneiras e tanto na conduta como no vestuários são formais. Homens e mulheres se cumprimentam com aperto de mãos. Evite acenar para uma pessoa e chamá-la em voz alta. Os trajes de negócios são formais.

20.2.4 Oriente Médio

As pessoas chamam atenção por serem afetuosas, generosas e orgulhosas. Homens se cumprimentam com abraços, beijos nas bochechas e andam de mãos dadas. Ninguém diz não por medo de ofender. A amizade e o respei- to pessoal dão a impressão de ser mais importantes do que os negócios. Na maioria dos países a religião é islâmica, o consumo de álcool é crime, a

carne do porco é proibida e os cachorros são impuros. Embora quase todos os países sigam o islamismo, nem todos são árabes, mas o conservadorismo religioso permanece forte e perguntar pela saúde da esposa ou das filhas do anfitrião é deselegante.

20.2.5 Ásia

Fig 20.4 Ásia Fonte: http://www.sxc.hu

Não há região da terra com tantas variedades de costumes, religiões, tra- dições e línguas como a Ásia. Apesar de todas as diferenças dos Indianos, Japoneses, Chineses, os povos asiáticos têm um traço em comum: noção rigorosa de cortesia, respeito pelos mais velhos, humildade pessoal, subordi- nação ao grupo, respeito inquestionável pela autoridade, evitam controvér- sias e o confronto. Decisões de negócios são tomadas pelo consenso com a deferência da pessoa mais velha e de cargo mais elevado. As negociações levam tempo, podendo levar de semanas até meses. Não é de assustar que uma das virtudes principais dos asiáticos seja a paciência.

20.2.6 África

Há uma ampla variedade de costumes devido a tradições tribais e efeitos de anos de dominação estrangeira. É o berço de muitas culturas. Ao norte predomina a cultura árabe e islâmica (Egito, Nigéria). Ao sul influência dos colonizadores holandeses, ingleses e Portugueses. Em toda a África fala-se inglês. Um delicado aperto de mão é a forma aceita para cumprimentar e deve saudar todas as pessoas da sala ao chegar e ao sair. Dão grande

importância ao respeito aos mais velhos são tolerantes e generosos com mendigos. São pessoas cordiais, generosas e amistosas. Se vista de maneira conservadora, as mulheres podem usar calças compridas, mas devem ser modestas no vestir e muitos usam a túnica tradicional.

Dominar a técnica de organização de viagens e recepção de estrangeiros é uma das competências exigidas pelo mercado globalizado para um profissio- nal que deve ser multicultural e multifuncional como está sendo classificado o secretário neste século que inicia. Conhecer de história, geografia, costu- mes e cultura certamente serão um grande diferencial para àqueles que de- sejam investir nessa acarreia e galgar altos salários com grande atribuições.

Resumo

Aprendemos nessa aula usos e costumes de estrangeiros do continente ame- ricano, europeu, asiático e africano, bem como cuidados necessários ao nos relacionarmos com clientes e visitantes oriundos desses continentes.

Atividades de aprendizagem

Logo após assistir o vídeo indicado em mídias integradas (Diversidade Cultu- ral) relacione o mesmo, com o conteúdo abordado nesta aula e liste o que você observou em relação a diferentes culturas.

Galgar

Alcançar, atingir, passar de (uma idade).

Elevar-se, subir a.

Assista ao vídeo sobre:

“Diversidade Cultural” disponível em: http://www.youtube.com/ watch?v=ipjfC2s2X1c

No documento Técnicas Secretariais II (páginas 131-136)

Documentos relacionados