• Nenhum resultado encontrado

5. MÉTODO

5.8 Técnicas de análise de dados

A análise do material coletado pelos questionários dos grupos controle e experimental nesta pesquisa foi considerada enfocando três módulos. O primeiro diz respeito às palavras evocadas pela expressão meio ambiente (técnica de associação livre). O segundo módulo relaciona-se ao que despertou mais atenção dos indivíduos que passaram pela exposição em relação aos meios de comunicação existentes na mesma. O terceiro módulo se refere à opinião dos participantes quanto a possível contribuição do meio de comunicação para ampliar a concepção de meio ambiente do espectador (sujeito).

Os dados foram organizados de acordo com a pertença grupal (controle e experimental), tendo sido controlado o fator da formação artística (Artes e não-artes). Dessa forma, chegou-se a cinco conjuntos de palavras evocadas (controle, grupo experimental fotos, grupo experimental vídeo, grupo experimental site e grupo experimental fotos/vídeo/site) e dez corpus relativos às questões abertas sobre meio ambiente. A questão sobre a percepção dos participantes sobre os meios de comunicação resultou na produção de seis corpus. A análise desses dados foi feita em três etapas que serão descritas a seguir.

5.8.1 Análise das palavras evocadas

Os dados encontrados na questão evocação de palavras a partir da expressão meio ambiente foram analisados com a utilização do programa SPSS, Quiquadrado de McNemar. Para Silva e Filho (2006), o teste de Quiquadrado ou chi-quadrado (X2) tem sua utilização em qualquer tipo de mensuração de dados. Sua aplicação pode ser quanto ao interesse no número de indivíduos, objetos, resposta ou medidas que se enquadram em diversas categorias. Trata-se de uma comparação entre freqüências, fazendo um estudo relacional entre variáveis (com a mesma relação causal). Tal teste se mostra útil no sentido de mensurar as evocações das palavras e a diferenciação entre os tempos (antes e depois) e os respectivos meios de comunicação.

Torna-se importante salientar que esta pesquisa não tem como foco a análise das representações sociais de meio ambiente propriamente ditas, mas sim a possível diferenciação existente entre os meios de comunicação em uma exposição científica sobre meio ambiente. A quantidade de questionários respondidos pelos participantes da pesquisa não possibilita uma análise estrutural das representações (tendo em vista seu número reduzido), assim se fala aqui em elementos de centralidade de uma representação.

Através do teste Quiquadrado de McNemar os dados se tornam estatisticamente comparáveis, sendo possível verificar se as mudanças na incidência das palavras são significativas ou não. Para que possa ser considerado válido, o X2 precisa ser menor que 0,050 (p<0,050), sendo que as palavras selecionadas para a análise precisavam ter uma diferença de um tempo para o outro (antes e depois) de, no mínimo, cinco pontos. Assim, forma-se tabelas associativas, em que se pode ver as palavras enumeradas, sua freqüência em cada tempo e os dados estatísticos resultantes da análise do Quiquadrado. Também se percebe na tabela se existe ou não uma diferenciação significativa na variável “artes x não- artes”.

5.8.2 Análise da questão aberta sobre meio ambiente

Na questão aberta sobre meio ambiente foi utilizada a análise de conteúdo categorial temática segundo Bardin (1977). Este tipo de análise considera o caráter subjetivo presente nas palavras formadoras do relato pessoal de cada participante. Tais dados são analisados de forma literal a fim de não fomentar interpretações advindas do pesquisador. Inicialmente é feita uma análise de texto, em que se listam os conteúdos presentes nas respostas, destacando-se uma palavra-chave para representar estes conteúdos. Em segundo, realiza-se a elaboração das categorias temáticas através da organização de corpus, especificando categorias temáticas, subcategorias temáticas, conteúdos e freqüência. Vale ressaltar que a freqüência é estabelecida utilizando-se do critério presença e ausência.

5.8.3 Conhecimento prévio dos meios de comunicação e freqüência em exposições.

A pergunta que questionava o participante sobre o conhecimento prévio de algum dos materiais utilizados (fotos/banners, vídeo e site) gerou um gráfico que enfatiza se os participantes já haviam tido contato com o material exposto antes da aplicação. Sendo que a pergunta que questionava o participante quanto à freqüência em exposições de arte gerou outro gráfico.

5.8.4. Percepção dos meios de comunicação da exposição

As questões abertas sobre a percepção dos participantes em relação a cada meio de comunicação utilizado como estímulo na exposição foram estudadas através do método de análise de conteúdo categorial temática segundo Bardin (1977). Tal modelo de análise já foi utilizado anteriormente na questão aberta sobre meio ambiente descrita no item anterior. Chegou-se a dois quadros distintos para cada meio de comunicação (fotos, vídeo e site), sendo que o questionário que engloba a exposição das três formas de mídia obteve quatro quadros, sendo que o último faz um comparativo entre estas. No total somam-se sete quadros distintos.

5.8.5. Relação entre meio de comunicação e concepção de meio ambiente.

A questão aberta referente à contribuição do meio de comunicação para ampliar a concepção de meio ambiente do participante também passou por uma análise de conteúdo categorial temática segundo Bardin (1977). Chegou-se a três quadros de temas sobre a relação entre meios de comunicação e concepção de meio ambiente (um para fotos, um para o vídeo e um para o site.) No grupo que teve acesso a todos os meios de comunicação originou-se mais três quadros distintos, referentes às três formas de mídia citadas anteriormente.

Documentos relacionados